Questões de Concursos Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Resolva questões de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q953353 | Noções de Primeiros Socorros, Hemorragias, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e destaque a que não possui nenhum erro conceitual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q953354 | Noções de Primeiros Socorros, Queimaduras, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao lidar com uma situação de hemorragia, qual das estratégias abaixo é considerada o último recurso a ser empregado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q893366 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A BNCC organiza a Educação Infantil em 6 direitos de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.

( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual.

( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.

( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar.

( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q893378 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Formar crianças leitoras e autoras, a partir de uma dimensão lúdica e brincante, é papel da Escola da Infância e direito de todas as crianças, garantido pelas legislações vigentes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso (DRC-MT, 2019). Sobre essa questão, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q953347 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e assinale a que possui um dado impertinente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q893365 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A ênfase da organização do trabalho pedagógico na Escola da Infância está nas brincadeiras e nas interações, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009). Sobre essa afirmação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q953348 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao analisar os objetivos e funções da creche pautados por meio do Referencial curricular nacional para a educação infantil, observa-se a importância do direito das crianças a brincar como forma particular de:

I – expressão
II – pensamento
III – interação
IV – comunicação infantil

Assim, é verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q953361 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Baseado na LDB, assinale a alternativa que corresponde à forma como a avaliação deve ser feita na educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q953350 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação aos jogos infantis, analise as afirmativas posteriores:

I – O termo “jogo” possui inúmeras definições que têm em comum a capacidade de influenciar na construção do pensamento infantil.
II – O jogo possui também uma dimensão social que é demonstrada por meio do sentido que cada sociedade atribui a ele.
III – O que difere os jogos das brincadeiras é a faixa etária, ou seja, as brincadeiras são mais adequadas ao público infantil.
IV - No Brasil, termos como jogo, brinquedo e brincadeira ainda são empregados de forma indistinta, demonstrando um nível baixo de conceituação deste campo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q893372 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A Sociologia da Infância trouxe importantes contribuições para a Educação Infantil. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as concepções dessa perspectiva teórico-metodológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q893377 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O planejamento e a organização dos espaços/tempos para a criança de zero a cinco anos têm sido objeto de estudo e pesquisa, por parte de pesquisadores brasileiros, professores e gestores das Escolas das Infâncias. Sobre essas questões, marque C para Certo e E para Errado.


( ) A organização dos espaços revela se as crianças estão no centro do planejamento, se suas vozes estão sendo ouvidas e se as relações são horizontais.
( ) O espaço deve propiciar a construção de identidades, autonomia, gerir suas ações, como a escolha de brinquedos, livros e materiais do cotidiano.
( ) Planejar é preencher fichas no sistema online e formulários, listando objetivos e conteúdos.
( ) As crianças devem estar voltadas para o adulto: aquele que organiza e estabelece os tempos e os espaços de brincadeiras e aprendizagens.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q953351 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] Além do entretenimento, o jogo tem aplicabilidade no processo de formação do educando.
[ ] Para o adulto, o jogo tem maior representatividade no campo do lazer.
[ ] O jogo é pautado na racionalidade e não em aspectos lúdicos.
[ ] Ao trabalhar o aspecto criativo, é possível que novas regras e ordenações sejam aderidas a um determinado jogo infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q953358 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às noções de educação inclusiva, destaque a alternativa que não possui nenhum aspecto incorreto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q893381 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O currículo da Escola da Infância é pensado e organizado a partir de múltiplas vivências com as diferentes linguagens, como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Música 2. Dança 3. Artes Plásticas 4. Literatura

( ) Os profissionais da educação promovem experiências com linguagens musicais, oferecendo um repertório musical e objetos sonoros e/ou instrumentos musicais a serem explorados.
( ) A criança da pré-escola faz dobraduras com papel, constrói castelos de cartas, experimenta efeitos de luz e sombra com velas e lanternas.
( ) Os profissionais da educação contam histórias com modulações de voz, imitando as personagens do enredo lido.
( ) A criança faz improvisações corporais com objetos sonoros.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q953362 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Há um órgão específico que deve ser notificado, em casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale-o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q953357 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Alguns ponderamentos sobre a educação inclusiva foram definidos a seguir. Analise-os, marque a alternativa que foi mal elaborada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.