Questões de Concursos Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q893371 | Pedagogia, Piaget, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para o biólogo suíço Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil passa por 4 estágios, a saber: sensório-motor (SM) (0 a 2 anos); pré-operacional (PO) ou simbólico (2 a 7 anos); operatório-concreto (OC) (7 a 11/12 anos) e operatório-formal (OF) (a partir dos 12 anos). Considerando os estágios que fazem parte da Educação infantil (zero a cinco anos), marque SM ou PO para as afirmativas a seguir.

( ) A criança age concretamente sobre objetos que a rodeiam, a fim de poder assimilá-los à sua organização intelectual.

( ) A criança pouco distingue a realidade da fantasia.

( ) O móbile é um brinquedo utilizado para estimular os sentidos e a motricidade das crianças, tais como as ações de engatinhar, levantar e pegar.

( ) A criança começa a dominar a linguagem e os símbolos de comunicação e também a imitar, representar, imaginar e classificar.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22 Q953364 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Dentro da Política Educacional, destaque abaixo o tipo de política que têm o objetivo de reduzir as desigualdades socioeconômicas enfrentadas pela população brasileira, com ênfase para a comunidade negra e indígena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q953366 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A relação agente de cuidados infantis e a criança deve ser construída por meio de uma pedagogia pautada nos aspectos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24 Q893379 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Os conceitos matemáticos estão presentes no dia a dia da criança bem pequena e pequena. Na Escola da Infância, faz-se necessário o planejamento e a vivência dessas primeiras noções conceituais, desde seu ingresso na creche e na pré-escola. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25 Q953349 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - O termo “cognitivo” aparece ora especificamente ligado ao desenvolvimento das estruturas do pensamento, ou seja, da capacidade de generalizar, recordar, formar conceitos e raciocinar logicamente, ora se referindo a aprendizagens de conteúdos específicos.
II - A polêmica entre a concepção que entende que a educação deve principalmente promover a construção das estruturas cognitivas e aquela que enfatiza a construção de conhecimentos como meta da educação pouco contribui, porque o desenvolvimento das capacidades cognitivas do pensamento humano mantém uma relação estreita com o processo das aprendizagens específicas que as experiências educacionais podem proporcionar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q953353 | Noções de Primeiros Socorros, Hemorragias, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e destaque a que não possui nenhum erro conceitual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q953355 | Noções de Primeiros Socorros, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Os primeiros socorros em caso de queimaduras dependem do tipo de queimadura. Logo, o profissional deve ter conhecimento que possibilite essa diferenciação. Assim, leia as afirmativas abaixo:

I – Queimaduras de 1º grau = causadas pela luz solar ou chamuscação pouco intensa, acomete a epiderme e apresenta sensação dolorosa.
II - Queimaduras de 2º grau = causadas por chamuscação ou líquidos ferventes, acomete epiderme e derme e apresenta sensação dolorosa.
III - Queimaduras de 3º grau = causadas por chama direta, acomete todas as camadas e apresenta pouca dor ou sensação de anestesia.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q893372 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A Sociologia da Infância trouxe importantes contribuições para a Educação Infantil. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as concepções dessa perspectiva teórico-metodológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30 Q893377 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O planejamento e a organização dos espaços/tempos para a criança de zero a cinco anos têm sido objeto de estudo e pesquisa, por parte de pesquisadores brasileiros, professores e gestores das Escolas das Infâncias. Sobre essas questões, marque C para Certo e E para Errado.


( ) A organização dos espaços revela se as crianças estão no centro do planejamento, se suas vozes estão sendo ouvidas e se as relações são horizontais.
( ) O espaço deve propiciar a construção de identidades, autonomia, gerir suas ações, como a escolha de brinquedos, livros e materiais do cotidiano.
( ) Planejar é preencher fichas no sistema online e formulários, listando objetivos e conteúdos.
( ) As crianças devem estar voltadas para o adulto: aquele que organiza e estabelece os tempos e os espaços de brincadeiras e aprendizagens.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.