Uma professora da Educação Infantil optou por adotar o portfólio como forma de avaliação e
acompanhamento do desenvolvimento das crianças e de suas aprendizagens, ao longo do ano. Ela registrava
os desenhos, as pinturas, as fotografias, as escritas individuais espontâneas e coletivas, produzidas por ela
como escriba. Sobre as concepções de avaliação e os instrumentos avaliativos, analise as afirmativas.
I. A avaliação, na Educação Infantil, é compreendida com base na perspectiva do desenvolvimento da
criança e não como um instrumento de controle e reprovação.
II. O portfólio pouco coaduna com a avaliação formativa, uma vez que desfavorece o acompanhamento
longitudinal do aprendizado e do desenvolvimento das crianças, de forma progressiva e continuada.
III. A avaliação, na Educação Infantil, baseia-se em práticas de vigilância e controle: comparar, classificar,
reprovar ou aprovar o comportamento da criança; tais ações regulam seus comportamentos e posturas.
IV. O portfólio contribui para a avaliação da aprendizagem e com a participação da criança, da família e do
professor, desde que seja parte de uma avaliação mediadora e formativa.
Estão corretas as afirmativas
✂️ a) I e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e IV.