Questões de Concursos Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q893370 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O desenvolvimento infantil tem sido objeto de estudo e pesquisa, a partir de diferentes olhares e abordagens. Sobre essa máxima, assinale a alternativa que apresenta as concepções de desenvolvimento advindas apenas da Teoria Histórico-cultural, de Vigotski e seu círculo de pesquisadores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42 Q953357 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Alguns ponderamentos sobre a educação inclusiva foram definidos a seguir. Analise-os, marque a alternativa que foi mal elaborada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43 Q953361 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Baseado na LDB, assinale a alternativa que corresponde à forma como a avaliação deve ser feita na educação infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44 Q893363 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica garantida pela Constituição Federal (CF/1988), Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (LDB/1996) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1992). Sobre o conjunto desses aspectos legais, marque C para Certo e E para Errado.

( ) A CF assegura às crianças o direito de serem respeitadas por seus educadores e o acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
( ) A LDB definiu que, para atuar em creches e pré-escolas, é necessário ser professora com formação em nível superior, admitindo-se, como formação mínima, a obtida em nível médio na modalidade Normal.
( ) A partir da LDB, reconheceu-se que esta faixa etária, de zero a cinco anos, têm direito à educação em creches e pré-escolas.
( ) Segundo o ECA, é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45 Q893369 | Pedagogia, Currículo planejamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para os/as pesquisadores/as da Infância, as crianças e suas culturas são o centro do planejamento curricular. Analise as afirmativas que se seguem.

I. As crianças se constituem e se comunicam por meio das brincadeiras no contexto das múltiplas linguagens.
II. O acesso a diferentes conhecimentos e linguagens, tanto as presentes no cotidiano quanto aquelas que compõem o patrimônio cultural da sociedade, deve ser apresentado, rigidamente, às crianças.
III. As ideias das crianças e suas narrativas devem ser ouvidas e levadas em consideração, apenas em momentos específicos da rotina da Instituição.
IV. As crianças bem pequenas são capazes de materializar suas ideias, emoções, sentimentos e apresentar interesse sobre as questões que se referem à natureza e à vida humana.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46 Q893373 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Durante as atividades de artes, a professora propôs para as crianças de pré-escola desenharem seus autorretratos e ouviu-as comentando, com frequência, que não tinham a “cor de pele”. A partir dessa situação e dos resultados dos autorretratos, elaborou um Projeto para uma educação infantil antirracista. Assinale a alternativa que NÃO apresenta ação desse Projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47 Q953359 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao retomar o artigo 1º da LDB, complete o excerto abaixo com o termo pertinente:
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações _______________ e nas manifestações culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48 Q953363 | Pedagogia, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O ECA retrata o direito das crianças e dos adolescentes de serem educados e cuidados sem o uso de tratamento cruel ou degradante. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo condiz com o tratamento cruel e degradante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49 Q893374 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Uma professora de Pré-escola I elaborou um projeto com sua turma de 5 anos. Em uma roda de conversa, as crianças manifestaram o desejo de falarem sobre seus animais de estimação. Aproveitando o entusiamo e a narrativa das crianças, a professora desenvolveu a seguinte sequência de atividades:

I. pediu para que, em casa, com a ajuda de adultos, as crianças fotografassem seus animais e gravassem pequenos vídeos com eles.
II. projetou a imagem dos animais e ampliou o tamanho deles na parede.
III. leu para/com as crianças o livro É um gato, de Guido Van Genechten.
IV. apresentou e explorou a pintura O Touro (1928), de Tarsila do Amaral.


Assinale a ordem correta dos campos de experiência (BNCC) explorados pela professora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50 Q953351 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Analise as alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[ ] Além do entretenimento, o jogo tem aplicabilidade no processo de formação do educando.
[ ] Para o adulto, o jogo tem maior representatividade no campo do lazer.
[ ] O jogo é pautado na racionalidade e não em aspectos lúdicos.
[ ] Ao trabalhar o aspecto criativo, é possível que novas regras e ordenações sejam aderidas a um determinado jogo infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.