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Questões de Concursos Auxiliar de Educação Infantil

Resolva questões de Auxiliar de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q57797 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Em observância à Resolução SME de Nilópolis N° 7, de 20 de dezembro de 2010, com relação aos resultados das avaliações dos alunos da educação infantil, fornecidos aos pais ou responsáveis através de relatórios de observação, pode-se afirmar, quanto à sua periodicidade, que serão informados
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12Q57779 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Partilhar o ambiente criado pela educadora, apoiando-a na execução das atividades; contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso da criança; estar atenta à segurança das crianças durante o período escolar, dando especial atenção nos períodos de higiene, refeições e recreio. Essas são atribuições da
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13Q57766 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ

São municípios que, no Estado do Rio de Janeiro, integram a mesma região de governo do Município de Saquarema:
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14Q57791 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Segundo a LDB (artigo 18, incisos I e II), a responsabilidade por assegurar a Educação Infantil como parte da educação básica nas escolas, no âmbito do poder público, compete ao sistema de ensino
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15Q57789 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

As pessoas que apresentam necessidades especiais (portadores de deficiência mental, auditiva, visual, física e deficiência múltipla, e portadores de altas habilidades) representam 10% da população brasileira e possuem, em sua grande maioria, uma vasta experiência de exclusão que se traduz em grandes limitações nas possibilidades de convívio social e usufruto dos equipamentos sociais (menos de 3% tem acesso a algum tipo de atendimento), além de serem submetidas às diversos tipos de discriminação

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.

Quando se pensa em inclusão, é fundamental pensar o comprometimento no educar crianças em suas especificidades.
Assinale a alternativa que contempla as ações que se esperam dos educadores face a essa realidade social.
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16Q57821 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018

Em relação à importância da afetividade para o desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil, NÃO é possível afirmar que:
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17Q57784 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

É através do jogo simbólico (faz-de-conta) que a criança
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18Q57770 | Português, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Texto associado.
E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.
A leitura global do texto nos permite reconhecê-lo como
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19Q57761 | Legislação Municipal, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ, CEPERJ

Nos termos da Lei Orgânica do município de Saquarema, é condição essencial para a investidura no cargo de Secretário Municipal ou Diretor equivalente:
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20Q57765 | Legislação Municipal, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ, CEPERJ

É lei complementar, dentre outras previstas na Lei Orgânica municipal:
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21Q57798 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

A Resolução CNE/CEB N0 2, de 11 de fevereiro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Em relação ao atendimento escolar dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais é correto afirmar que ele terá início na educação
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22Q57819 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018

Sobre o currículo na Educação Infantil, de acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, é correto afirmar que:
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23Q57763 | Legislação Municipal, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ, CEPERJ

É vedado ao prefeito municipal:
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24Q57820 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018

A avaliação na Educação Infantil não visa à quantificação de resultados. De acordo com essa afirmação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse processo.
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25Q57769 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ

Segundo dados extraídos do Anuário Estatístico 2013 da Fundação Ceperj, o município da Região das Baixadas Litorâneas com maior PIB per capita em 2010 foi o de:
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27Q57762 | Legislação Municipal, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Saquarema RJ, CEPERJ

Das atribuições fixadas em lei, não é competência dos Secretários ou Diretores municipais: .
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28Q57771 | Português, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Texto associado.
E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.
Observe que todo o texto é construído em linguagem figurada, uma das características da função poética. No entanto, a função emotiva faz-se presente no seguinte trecho:
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29Q57822 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Fortaleza CE, 2018

A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.
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30Q57790 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aborda o aspecto da segurança das crianças. Assinale a alternativa que apresenta uma postura mais adequada do auxiliar de educação infantil em relação à segurança da criança na instituição de ensino.
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