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Questões de Concursos Auxiliar de Educação Infantil

Resolva questões de Auxiliar de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q57795 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Nilópolis RJ, FUNCEFET

Numa turma de Educação Infantil, durante a sessão de história, a professora conta uma história encantadora, envolvendo a todos os alunos. De repente, Lucas se dispersa, sai do grupo, pega um jogo e o manuseia, chamando a atenção de outras crianças.
Nesse momento, a postura adequada da auxiliar é
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52Q881031 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O planejamento na educação infantil é uma ferramenta indispensável e precisa atender as especificidades desta faixa etária. Ostetto (2008) destaca algumas abordagens essenciais a um bom planejamento para a educação infantil. Quais são estas abordagens, segundo a autora?
I - Valorizar a perspectiva lúdica. II - Observar e ter uma escuta sensível. III - Elaborar um currículo holístico e prescritivo. IV - Envolver as famílias. V - Priorizar o planejamento a partir das datas comemorativas.
Segundo Ostetto (2008) estão corretas as assertivas:
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53Q898184 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Tratar das práticas pedagógicas, que são os meios pelos quais futuros professores desenvolvem seu trabalho educacional no ambiente escolar, demanda lembrar que essas práticas concretas, situadas e realizadas nocotidiano educacional, não são abstratas, e há conhecimento acumulado sobre elas, sua efetividade, porque podem ser reconhecidas por observações, estudos e reflexões, e seus aspectos fundantes podem ser teorizados e socializados. Neste sentido sobre as práticas pedagógicas, é correto afirmar que:
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54Q881043 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o século XIX, houve uma mudança significativa na percepção e na abordagem da infância na sociedade ocidental. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica desse período em relação à história da infância?
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55Q898193 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. A recreação escolar tem como objetivo principal:
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56Q881022 | História, Mercantilismo, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

No século XVII, a descoberta de jazidas minerais na Serra do Mar e imediações deu grande impulso à colonização do Paraná. O interesse europeu nessa empreitada estava ligado a processos históricos do período como as grandes navegações e o mercantilismo. Qual das alternativas abaixo se refere esse mineral?
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57Q881029 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 29, aborda especificamente a Educação Infantil. Esta etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos. Neste sentido, podemos afirmar que a LDB define:
I - A Educação Infantil deve ser oferecida em creches para crianças de 0 a 3 anos de idade e em pré-escolas para crianças de 4 a 6 anos de idade. II - A Educação infantil é a primeira etapa da educação básica. III - A Educação Infantil tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, moral, intelectual e social. IV - O poder público definirá, em colaboração com as entidades mantenedoras, as normas de construção, de funcionamento e de fiscalização das instituições de educação infantil, observadas as normas mínimas fixadas pelo Conselho Nacional de Educação.
Acera do que prevê o art.29 da LDB, estão corretas as assertivas:
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58Q881037 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

As creches são instituições de educação infantil que oferecem cuidados e educação para crianças de até três anos de idade. Elas desempenham um papel fundamental no cuidado e na educação das crianças pequenas. Historicamente nem sempre foi esta a concepção da creche. Oliveira (2002) destaca que por muitos anos, a creche era vista como instituição de caráter apenas:
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59Q881028 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Há muitos educadores e educadoras que contribuíram para a prática pedagógica na educação infantil. Entre eles, destacamos Reggio Emília, um sistema educacional que desenvolveu sua proposta na Itália e posteriormente se expandiu para o mundo todo, tornando-se internacionalmente conhecido (Antunes, 2004). Analise as assertivas abaixo, e identifique qual é a assertiva que NÃO corresponde as características do sistema Reggio Emília:
I - Organização curricular apoiada na aprendizagem de projetos. II - Visão integral do aluno. III - Alteração de professor a cada encerramento da classe. IV - Todo processo de desenvolvimento é registrado. V - O sistema não é uma obra acabada, mas está em permanente processo de reexame e reexperimentação.
A única assertiva que não corresponde ao sistema Reggio Emília é:
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60Q898181 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A proposta pedagógica do município de Lajeado Grande enfatiza a importância de garantir que as atividades culturais:
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61Q881030 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento que estabelece estratégias para a política educacional no Brasil. O PNE é elaborado pelo governo federal, em colaboração com estados, municípios, instituições educacionais e a sociedade civil, e sua principal função é orientar as políticas públicas educacionais para um período de 10 anos. Para a educação infantil, o PNE define as seguintes metas:


I - Expansão da oferta de Educação Infantil: O PNE estabelece a meta de universalizar, até determinado prazo, o acesso à Educação Infantil na pré-escola para crianças de 0 a 3 anos de idade, e à creche para crianças de até 5 anos de idade.

II - Melhoria da qualidade: Além da expansão da oferta, o PNE também se preocupa com a qualidade da Educação Infantil. Isso inclui a formação e valorização dos profissionais que atuam nessa área, a adequação das instalações físicas das instituições de Educação Infantil, a elaboração de currículos alinhados com as diretrizes nacionais, entre outros aspectos.

III - Promoção da equidade: O PNE busca garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso à Educação Infantil de qualidade.

IV - Integração com a família e a comunidade: O plano reconhece a importância da participação da família e da comunidade no processo educativo das crianças, promovendo a integração entre escola, família e comunidade como um elemento essencial para o desenvolvimento integral das criançasna Educação Infantil.


De acordo com o PNE, com meta está INCORRETA?

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62Q898188 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Educação Infantil, conforme previsto na BNCC, busca promover a formação integral das crianças, considerando suas diferentes dimensões. A principal metodologia que orienta as práticas pedagógicas nesta fase é a ____________, que se dá por meio de atividades lúdicas, interativas e respeitosas aos direitos e ritmos de cada criança.
Qual a alternativa preenche corretamente o sentido do texto?
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63Q881039 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, constituindo-se de uma atividade humana criadora, em que a criança se utiliza da imaginação, fantasia e realidade que lhe auxiliam a desenvolver formas de interpretar o mundo. E ainda, no brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Esta definição é elaborada por:
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64Q881041 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O exercício de observar o cotidiano segundo Ostetto (2012) se constitui em um momento de aprendizagem e desafio. Na educação infantil este movimento se torna ainda mais importante. Nesta perspectiva é correto afirmar que:
I - É necessário observar ações, reações e interações. II - É necessário clarear a visão, para ter uma leitura do vivido. III - Exige esforço, é necessário disciplina e disposição para novas aprendizagens. IV - Exige registro do observado, de forma que registrar se resume a uma atividade técnica. V - Há regras definidas e claras para o registro da observação.
Quais assertivas acima estão corretas e expressam a importância do observar segundo Ostetto?
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65Q881024 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Dentro dos parâmetros da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Brasil conta com alguns lugares reconhecidos internacionalmente como de valor inestimável para a humanidade por sua natureza e/ou por sua história. Dentre as alternativas que estão listadas abaixo, qual delas está localizada mais próxima do município de Bom Jesus do Sul?
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66Q881042 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Durante o Renascimento, um importante movimento cultural na Europa, emergiram novas abordagens educacionais que contrastavam com a visão predominante na Idade Média. Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica daeducação durante o Renascimento?
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67Q881025 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Lei nº 12.796 publicada em 04 de abril de 2013 apresenta alterações significativas para a educação infantil. Ela apresenta alterações para qual lei brasileira?
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68Q898192 | Pedagogia, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Quais dos seguintes elementos NÃO estão relacionados ao fortalecimento da gestão democrática na Educação Básica, conforme o modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Lajeado Grande?
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69Q898189 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Sendo um marco na vida da criança, a habilidade de ler e escrever, molda seu presente e determina seu futuro. Permitindo a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais, ler e escrever com competência e compreensão é a chave para o acesso:
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70Q881026 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe cinco campos de experiência para serem trabalhados na educação infantil. Os campos de experiência propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo. Analise as assertivas abaixo:
I - O campo de experiência “o eu, o outro e o nós” destaca experiências a partir do campo da construção da identidade. II - O campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. III - O campo de experiência “Fala, pensamento e imaginação” realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados. IV - O campo de experiência “Natureza e sociedade” destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estações do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal.
Quais assertivas estão corretas segundo os campos de experiência propostos pela BNCC? Assinale a alternativa correta:
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