Início

Questões de Concursos Auxiliar de Enfermagem

Resolva questões de Auxiliar de Enfermagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q165237 | Português, Interpretação de texto, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

O narrador refere–se à decadência do Romantismo por meio da expressão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q3477 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ

Um indivíduo apresentou uma lesão profunda na região da panturrilha esquerda, que se localiza na parte mediana e posterior da perna. É nesta região que se situam os músculos responsáveis pela extensão dos pés, os quais são denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q42374 | Conhecimentos Específicos, Auxiliar de Enfermagem, SES SC, FEPESE

Para que os medicamentos sejam administrados, é necessário que se conheçam seus principais efeitos colaterais e/ou adversos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q367372 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Uma das prioridades da enfermagem na atenção à saúde da mulher é a pre-venção das doenças de transmissão sexual. Cabe ao profissional Auxiliar de Enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q35656 | Informática, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

Considere as seguintes proposições:

I. O mouse é um dispositivo de entrada.
II. A caneta óptica é um dispositivo de saída.
III. O leitor biométrico é um dispositivo de entrada.
IV. A câmera de vídeo integrada em notebooks é um dispositivo de saída.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q35653 | Direito Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

De acordo com o disposto nos artigos 1º a 8º da Lei nº 8.492/1992 quanto à lesão ao patrimônio público e ao enriquecimento ilícito decorrente de ato de improbidade administrativa, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q361012 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Os acidentes com aranhas são freqüentes em nossa região, sendo que a mais comum é a aranha-marrom ou Loxosceles, que possui hábitos noturnos e pode ser encontrada em pilhas de tijolos, telhas e no interior de residências. Com base no assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q362081 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.

Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Foi prescrito para a paciente heparina subcutânea, que é um anticoagulante. Essa medicação pode também ser prescrita em outros casos, para uso intravenoso.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q340946 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Auxiliar de Enfermagem, CODESP RJ, CONSULPLAN

A quantidade de números de 4 algarismos distintos que podem ser escritos com os algarismos de 0 a 8, sendo estes números maiores que 3.000 e menores que 7.001 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q369135 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O diabetes mellitus (DM) pode ocorrer em todas as faixas de idade, sem distinção de raça, gênero ou condições socioeconômicas, e também em gestantes. Acerca desse assunto e com base nas normas do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens a seguir.

A cetoacidose diabética representa uma grave complicação aguda associada ao DM.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q332205 | Matemática, Progressões, Auxiliar de Enfermagem, CODESP RJ, CONSULPLAN

Observe a sequência a seguir:

2B; 5D; 8F; 11H;...

A soma do número com o valor posicional da letra no alfabeto, ambos do 8º termo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q369598 | Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no prontosocorro, julgue os próximos itens.

Se a paciente apresentar sintomas de agitação, deve ser abordada subitamente, colocada sob contenção mecânica em uma enfermaria vazia e mantida isolada.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q35655 | Direito Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

Quanto ao regramento jurídico da acumulação de cargos públicos trazido pelos artigos 118 a 120 da Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q364049 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e seu modo de transmissão é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q35671 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

Muitos pacientes, particularmente crianças, têm medo de injeções. Pacientes com doenças sérias e/ou crônicas frequentemente recebem diversas injeções diárias. O auxiliar de enfermagem deve ser capaz de minimizar o desconforto do paciente realizando as seguintes ações: 

I. Utilizar uma agulha com bisel afiado e de menor comprimento e calibre possível.
II. Injetar o medicamento rapidamente.
III. Inserir a agulha rápida e suavemente para minimizar o estiramento do tecido.
IV. Não conversar com o paciente para desviar sua atenção.
V. Selecionar o local de injeção apropriado, utilizando os pontos anatômicos de referência.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q363957 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São atribuições da equipe das Unidades Básicas de Saúde para o controle da TUBERCULOSE:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q369371 | Enfermagem, Saúde da Criança, Auxiliar de Enfermagem, MPE RO, CESGRANRIO

Os perímetros cranianos e torácicos podem fornecer indicações úteis do estado da criança em qualquer idade. A auxiliar de enfermagem Roberta, que acompanha o crescimento e desenvolvimento de crianças na unidade de saúde, informa corretamente às mães que, ao nascimento, o craniano é maior que o torácico, porém iguala-se aos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q651221 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, UNIRIO RJ, COSEAC

Quanto aos deveres do profissional de Enfermagem, é correto afirmar que deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q364213 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.

Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Considerando que existam na clínica apenas comprimidos de digoxina de 0,125 mg, o profissional de enfermagem obedecerá à prescrição médica corretamente administrando todo o comprimido à paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q35652 | Direito Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, IFPB

Com base nos artigos 9º, 10 e 11 da Lei nº 8.429/1992, associe as duas colunas a seguir, relacionando os atos de improbidade administrativa com suas respectivas classificações: 

A. Negar publicidade aos atos oficiais.                                             ( ) Importa em enriquecimento ilícito. 
B. Frustrar a licitude de processo licitatório ou
    dispensá-lo indevidamente.                                                          ( ) Causa prejuízo ao erário. 
C. Usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores
     integrantes do acervo patrimonial de uma autarquia.                  ( ) Atenta contra os princípios da
                                                                                                               Administração Pública. 
A sequência CORRETA, respectivamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.