Início

Questões de Concursos Auxiliar de Promotoria

Resolva questões de Auxiliar de Promotoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q2841 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Não iremos _______ festa de formatura.
II. Ele trabalha como autônomo _____ 4 anos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q2866 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

Só o nosso hotel te oferece o conforto que você merece.

I. Há um problema no uso dos pronomes no período, pois não há uniformidade no tratamento.
II. A palavra “só” é empregada como adjetivo no período.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q2803 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Ligia foi ao supermercado e verificou que o preço de 600g de presunto era equivalente ao preço de 1,5kg de apresuntado. Com o mesmo valor, resolveu comprar uma quantia de cada um, ou seja, 400g de presunto e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q2821 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Assinale a alternativa que indica corretamente a relação estabelecida pela conjunção destacada no período abaixo.
Queria falar, e a voz não saiu.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q2823 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

Houveram muitas pessoas que não obedeceram as recomendações dos organizadores do evento.

I. Há um erro de concordância verbal, pois o correto seria “houve”.

II. Há um erro de regência verbal, pois o verbo obedecer é transitivo indireto.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q2843 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Assinale a alternativa que indica corretamente a relação estabelecida pela conjunção na oração abaixo. Apesar do frio, estava sem agasalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q689203 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que contém o valor mais próximo (em módulo) da reatância capacitiva para um capacitor de 1 ?F inserido em um circuito com frequência de
60 hertz.
Dado: considere ? = 3.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q2836 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o provérbio abaixo.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

O provérbio transmite ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q681342 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Em relação ao uso de equipamentos de proteção individual, é responsabilidade do trabalhador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q688236 | Matemática, Sistema de Unidades de Medidas, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Ao término de uma pintura, sobraram 9,6 litros de uma mesma tinta, que foram colocados em latinhas menores. Utilizando toda a tinta que sobrou, foi possível encher 5 latinhas, cada uma delas com 1,2 litro, e algumas latinhas com 900 mL cada uma. O número de latinhas com 900 mL cada uma foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q691002 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que contém o valor mais próximo para a indutância de um solenoide hipotético que possui as seguintes características: Fluxo magnético = 0,3 weber; Número de espiras = 500; Corrente elétrica que percorre o solenoide = 1,5 A.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q683615 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa contendo a informação que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir. 

Os__________________________são dispositivos automáticos que separam e eliminam o condensado formado nas tubulações e nos aparelhos de aquecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q687148 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Em uma empresa, trabalham 150 funcionários, e, 60% deles, são homens. Entre as mulheres, 15% já têm netos, e, entre os homens, 20% também já têm netos. O número total de funcionários que já têm netos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q683383 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa contendo a informação que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir. 
Os____________________são equipamentos para chaveamento e proteção, utilizados em redes de distribuição, que funcionam por meio do sensoriamento e interrupção automática. Eles detectam sobrecorrentes, interrompem as correntes de falta e reenergizam a rede automaticamente. Caso a falta seja permanente, o equipamento irá abrir e manter o circuito aberto após um pré-determinado número de operações (normalmente três ou quatro).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q685840 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa contendo a informação que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir. 
Os __________________________são dispositivos empregados em instalações elétricas para a proteção contra sobretensões transitórias causadas por descargas atmosféricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q683740 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que contém o valor da rotação de um motor elétrico trifásico de indução de 4 polos, ligado em uma rede 60 Hz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q681916 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Entre os materiais apresentados a seguir, assinale a alternativa que contém o que é utilizado na construção de dutos das redes elétricas subterrâneas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q691709 | Eletricidade, Auxiliar de Promotoria, MPE SP, VUNESP, 2019

Quando um profissional termina uma atividade em uma instalação elétrica desenergizada e retira todas as ferramentas, utensílios e equipamentos, qual deve ser o pró - ximo procedimento adotado antes da reenergização do sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.