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Questões de Concursos Auxiliar de Sala

Resolva questões de Auxiliar de Sala comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q322909 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A possibilidade da construção de uma Pedagogia da Infância implica considerar princípios pedagógicos que demarcam a especificidade da Educação Infantil. Isto resulta contemplar na ação pedagógica:

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32Q322036 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) já destacavam que os estudos desenvolvidos a respeito da linguagem apresentam o processo de letramento associado tanto à construção do discurso oral quanto do discurso escrito.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:
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33Q319072 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A prática do registro na Educação Infantil vem sendo reconhecida como um instrumento de trabalho dos profissionais que atuam diretamente com as crianças. A partir deste entendimento, assinale a alternativa INCORRETA com relação a esta prática pedagógica.

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34Q321402 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.

( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.

( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.

( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.

( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.

( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.

A seqüência é:

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35Q324073 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Assinale a alternativa que possibilita à Instituição de Educação Infantil promover relações de aproximação com as famílias das crianças, bem como, facilitar aos pais o acompanhamento e o conhecimento do que é proposto a seus filhos.

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36Q319347 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

As instituições de Educação Infantil, quanto à organização de suas propostas pedagógicas, devem considerar, dentre as múltiplas dimensões humanas, a brincadeira como eixo de trabalho. Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde a essa necessidade.

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37Q321935 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:

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38Q324020 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:

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39Q326110 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:

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40Q324411 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

“A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada.” Acerca da rotina na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.
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41Q319862 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerar a criança como sujeito de direitos significa compreendê-la como um ser social que tem direito à educação, saúde, alimentação, lazer, etc. Neste sentido, as Instituições de Educação Infantil necessitam considerá-la a partir desse conjunto de fatores, procurando para isso:

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42Q918698 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

A partir do início da década de 1980, novas urgências Políticas e Sociais se fizeram acompanhar de propostas de mudança na educação, a fim de se enfrentar, particularmente, o fracasso da escola na alfabetização de crianças. Como correlato teórico metodológico da busca de soluções para esse problema, introduziu-se no Brasil o pensamento ___________________ sobre alfabetização, resultante das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita desenvolvidas pela pesquisadora argentina Emília Ferreiro e colaboradores. A palavra que completa corretamente o pensamento é:
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43Q917279 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Qual das alternativas abaixo apresenta um dos cinco campos de experiência definidos pela BNCC para a Educação Infantil?
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44Q918706 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterou a Lei no 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Os conteúdos referentes a esse tema, serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, mas, em especial em algumas áreas. A seguir, são elencados professores e suas respectivas áreas: Angélica trabalha com Língua Portuguesa. Maria Aparecida é professora de Educação Artística. João Vítor atua como docente de Literatura. Miguel trabalha com História Brasileira e Estevão é docente de Geografia. As áreas, em especial, em serão ministrados tais conteúdos são de:
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45Q894383 | Segurança e Saúde no Trabalho, NBR 12693, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O extintor de incêndio é um dos mais comuns e importantes equipamentos de segurança utilizados para o combate de um princípio de incêndio.

Sobre o tema, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao extintor utilizado nos incêndios da classe A e proibido em incêndios das classes B e C.
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46Q917280 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), qual dos seguintes elementos NÃO é considerado um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
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47Q918711 | Arquivologia, Problemas da língua culta, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Texto associado.
Escola inclusiva


É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros consideram haver melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência. O elevado grau de aceitação aparece em pesquisa Datafolha divulgada em 15 de outubro, Dia do Professor.

Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.

A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades. Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais —surdez, por exemplo— e intelectuais.

Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição. Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar, em cada estabelecimento, com pessoal capacitado para lidar com necessidades específicas de cada aluno. Este pode ser disléxico, deficiente visual ou diagnosticado com transtorno do espectro autista, para dar mais alguns exemplos.

O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula. As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.

Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência —que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

(Editorial, da Folha de São Paulo, 16.10.2019 – adaptado)

A alternativa que melhor completa as lacunas das frases abaixo é:

Ainda não se sabe o ____________ de tanta raiva. Joana estudou demais para a prova, __________ foi reprovada.
Eu estive aqui _______ dez anos.
Um __________ filho é sempre castigado pela vida.
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48Q917274 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

O ECA garante diversos direitos às crianças e adolescentes. Dentre eles, o direito à liberdade compreende:
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49Q917275 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas a seguir sobre o direito à educação e assinale a alternativa correta que contempla a totalidade das prerrogativas garantidas a crianças e adolescentes nesse âmbito:
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50Q881744 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A preservação do meio ambiente é um dos grandes desafios do século XXI. Sobre as questões ambientais no Brasil, marque a incorreta:
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