Início

Questões de Concursos Auxiliar de Secretaria

Resolva questões de Auxiliar de Secretaria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q951961 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Auxiliar de Secretária, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Uma instituição de ensino adotou um novo sistema de arquivamento para melhorar a organização e a recuperação de documentos. Sobre métodos de arquivamento, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q951965 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Auxiliar de Secretária, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Ao revisar os documentos históricos da instituição, o gestor identificou falhas na preservação adequada. Sobre a preservação de documentos históricos, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q951966 | Redação Oficial, Auxiliar de Secretária, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Na organização de uma secretaria, a escolha de métodos adequados de arquivamento é crucial para garantir eficiência. Sobre os métodos de arquivamento, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q885161 | Secretariado, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

O texto abaixo refere-se ao seguinte aspecto da ética profissional na atividade de secretariado:

Trata-se de uma obrigação omissiva: a de não revelar a informação obtida em razão de ofício e em dever de omissão. Por outro lado, a observância do segredo gera estabilidade e confiança social, não somente para aquele a quem se refere, mas para a sociedade em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q984278 | Português, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa que apresenta concordância correta de pronomes de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q993000 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Texto associado.
Um cadáver no banco, um meme no celular


A sociedade do espetáculo se apresenta em sua forma mais cruel, casada com a alta tecnologia que permite atrocidades com a velocidade de um clique

Renato de Faria | 28/04/2024



Uma sociedade produtiva e eficiente, idólatra da pura razão instrumental, dá passos certeiros em direção [a]1 barbárie. A técnica, por si só, é carente de reflexão ética, pois esse modo de pensar exige tempo, ócio e debate. Os burocratas da tecnoidolatria, tendo em vista seu baixo vocabulário e sua curtíssima carta de leitura, desconhecem a importância do desenvolvimento moral.

É por isso que a inovação tecnológica, isolada das Humanidades, não nos levará [a]2 lugar algum.

Diariamente, constatamos as ações inconsequentes na Rede, nos assustando quanto [a]3 escalada da BOÇALIDADE/BOSSALIDADE que impera nessa terra sem lei e sem reflexão ética.

Assistimos [a]4 uma delas, estarrecidos, nos últimos dias: cenas macabras que mostravam um cadáver sendo levado [a]5 uma agência bancária. Não era filme de terror, era a vida em carne e nosso. Confesso que resisti a ver a cena. Apenas o relato bastava. A cultura da imagem escandalosa, comum em nosso tempo, não acrescentaria nada em minha reflexão.

Porém, mesmo negando o acesso às cenas e todo o seu SENSSACIONALISMO/SENSACIONALISMO midiático, propício à indústria jornalística do escândalo, em pouco tempo, meu telefone já se encontrava infestado com a enxurrada de memes, figurinhas e cenas que retratavam o próprio corpo, vilipendiado pela segunda vez, em situações constrangedoras.

Já defendi (e defendo!) [...] a ironia como sobrevivência, como prática de resistência à vida burocratizada e contabilizada. Com isso, reafirmo que o humor é uma das poucas formas que sobraram de uma humanidade corrompida. No entanto, a questão é bem diferente. Os memes, produzidos pelo concreto do corpo representado, ultrapassam qualquer limite ético. Isso não é piada, é sadismo puro, PERVERCIDADE/PERVERSIDADE customizada por aplicativo e compartilhada por alguns que, dessensibilizados pelo cotidiano maldoso que infesta os suportes digitais, ainda dizem, "deixa de ser careta, moralista, isso é apenas uma imagem, uma brincadeira". Não, meu amigo. Sinto em informar, não é apenas uma piada.

Uma das cenas mais tristes da Ilíada é justamente quando Aquiles, herói grego, após vencer o nobre Heitor em um duelo de honra, amarra seu cadáver à carruagem e o arrasta diante dos muros de Troia. Príamo, seu pai e Rei daquela cidade, e Andrómaca, sua esposa, presenciaram o vilipêndio e nada puderam fazer. Na guerra, os bárbaros mostram toda sua voracidade, literalmente, dançando sobre o corpo alheio.

Estamos construindo uma forma de convivência que desconsidera qualquer limite moral. Os devotos da tecnoidolatria se comportam como Eichmann (o burocrata nazista relatado por Hannah Arendt), cheios de clichês, esquivando-se da corresponsabilidade no compartilhamento das imagens e sem a noção profunda do mal que estão fazendo.

É preciso lembrar que essa civilização já não nos oferece nenhuma garantia, caso caiamos desmaiados em algum lugar por aí, sejamos atropelados ou soframos algum acidente. Em poucas horas, nossos filhos, esposa, mãe e pai verão a cena de nosso corpo sem vida compartilhada nos grupos de WhatsApp da família, do futebol e da igreja. A sociedade do espetáculo se apresenta em sua forma mais cruel, casada com a alta tecnologia que permite ATROCIDADES/ATROÇIDADES com a velocidade de um clique.

Certo dia, ouvi alguém dizendo: "sossego mesmo só quando estivermos comendo capim pela raiz, quando esticarmos a canela e fecharmos o paletó de madeira". Agora, acho que nem isso... Com muitas câmeras nas mãos e nenhuma ideia na cabeça, perdemos até o direito a essa paz eterna.



FARIA, Renato de. Um cadáver no banco, um meme no celular. Estado de
Minas, 28 de abril de 2024. Disponível em:
https://www.em.com.br/colunistas/filosofiaexplicadinha/2024/04/6846875-um-cadaver-no-banco-um-meme-nocelular.html. Acesso em: 29 abr. 2024. Adaptado.


No trecho “Na guerra, os bárbaros mostram toda sua voracidade, literalmente, dançando sobre o corpo alheio.” (7º parágrafo), entende-se que os bárbaros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q892258 | Informática, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual é a principal função de um sistema operacional em um computador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q889494 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Em uma estrutura organizacional, o líder tem entre suas atividades, a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q889499 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

No que se refere ao Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer das crianças e dos adolescentes, é correto afirmar que lhes são assegurados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q892260 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual é a principal função de um software AntiSpam em um ambiente de e-mail?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q984272 | Informática, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Cada tipo de software é desenvolvido para atender a necessidades específicas dos usuários. Verifique os itens abaixo e classifique-os como: software Básico, software utilitário e software aplicativo.

( ) Word, Excel, Jogos e Navegadores;
( ) Sistemas Operacionais, Interface e Rede;
( ) Antivírus e Compactadores de arquivos.

A alternativa que completa o tipo de cada software, corretamente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q993012 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo a respeito do princípio da legalidade.

I – É um dos pilares do Estado Democrático de Direito e estabelece que o poder estatal só pode ser exercido dentro dos limites da lei.

II – O princípio da legalidade se confunde com o princípio da reserva legal.

III – Por conta deste princípio, o Estado só pode exigir o cumprimento de uma obrigação ou impor uma sanção se houver previsão legal para isso.

IV – Estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q987657 | Direito do Trabalho, Direitos sociais dos trabalhadores, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q889493 | Administração Geral, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

É um dos pilares da administração, tido por muitos autores como o aspecto mais importante de uma organização, porque define onde ela pretende chegar. Sem ele, a existência da organização se baseia apenas no dia adia, o que é insuficiente para a obtenção de sucesso a longo prazo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q992999 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Texto associado.
Um cadáver no banco, um meme no celular


A sociedade do espetáculo se apresenta em sua forma mais cruel, casada com a alta tecnologia que permite atrocidades com a velocidade de um clique

Renato de Faria | 28/04/2024



Uma sociedade produtiva e eficiente, idólatra da pura razão instrumental, dá passos certeiros em direção [a]1 barbárie. A técnica, por si só, é carente de reflexão ética, pois esse modo de pensar exige tempo, ócio e debate. Os burocratas da tecnoidolatria, tendo em vista seu baixo vocabulário e sua curtíssima carta de leitura, desconhecem a importância do desenvolvimento moral.

É por isso que a inovação tecnológica, isolada das Humanidades, não nos levará [a]2 lugar algum.

Diariamente, constatamos as ações inconsequentes na Rede, nos assustando quanto [a]3 escalada da BOÇALIDADE/BOSSALIDADE que impera nessa terra sem lei e sem reflexão ética.

Assistimos [a]4 uma delas, estarrecidos, nos últimos dias: cenas macabras que mostravam um cadáver sendo levado [a]5 uma agência bancária. Não era filme de terror, era a vida em carne e nosso. Confesso que resisti a ver a cena. Apenas o relato bastava. A cultura da imagem escandalosa, comum em nosso tempo, não acrescentaria nada em minha reflexão.

Porém, mesmo negando o acesso às cenas e todo o seu SENSSACIONALISMO/SENSACIONALISMO midiático, propício à indústria jornalística do escândalo, em pouco tempo, meu telefone já se encontrava infestado com a enxurrada de memes, figurinhas e cenas que retratavam o próprio corpo, vilipendiado pela segunda vez, em situações constrangedoras.

Já defendi (e defendo!) [...] a ironia como sobrevivência, como prática de resistência à vida burocratizada e contabilizada. Com isso, reafirmo que o humor é uma das poucas formas que sobraram de uma humanidade corrompida. No entanto, a questão é bem diferente. Os memes, produzidos pelo concreto do corpo representado, ultrapassam qualquer limite ético. Isso não é piada, é sadismo puro, PERVERCIDADE/PERVERSIDADE customizada por aplicativo e compartilhada por alguns que, dessensibilizados pelo cotidiano maldoso que infesta os suportes digitais, ainda dizem, "deixa de ser careta, moralista, isso é apenas uma imagem, uma brincadeira". Não, meu amigo. Sinto em informar, não é apenas uma piada.

Uma das cenas mais tristes da Ilíada é justamente quando Aquiles, herói grego, após vencer o nobre Heitor em um duelo de honra, amarra seu cadáver à carruagem e o arrasta diante dos muros de Troia. Príamo, seu pai e Rei daquela cidade, e Andrómaca, sua esposa, presenciaram o vilipêndio e nada puderam fazer. Na guerra, os bárbaros mostram toda sua voracidade, literalmente, dançando sobre o corpo alheio.

Estamos construindo uma forma de convivência que desconsidera qualquer limite moral. Os devotos da tecnoidolatria se comportam como Eichmann (o burocrata nazista relatado por Hannah Arendt), cheios de clichês, esquivando-se da corresponsabilidade no compartilhamento das imagens e sem a noção profunda do mal que estão fazendo.

É preciso lembrar que essa civilização já não nos oferece nenhuma garantia, caso caiamos desmaiados em algum lugar por aí, sejamos atropelados ou soframos algum acidente. Em poucas horas, nossos filhos, esposa, mãe e pai verão a cena de nosso corpo sem vida compartilhada nos grupos de WhatsApp da família, do futebol e da igreja. A sociedade do espetáculo se apresenta em sua forma mais cruel, casada com a alta tecnologia que permite ATROCIDADES/ATROÇIDADES com a velocidade de um clique.

Certo dia, ouvi alguém dizendo: "sossego mesmo só quando estivermos comendo capim pela raiz, quando esticarmos a canela e fecharmos o paletó de madeira". Agora, acho que nem isso... Com muitas câmeras nas mãos e nenhuma ideia na cabeça, perdemos até o direito a essa paz eterna.



FARIA, Renato de. Um cadáver no banco, um meme no celular. Estado de
Minas, 28 de abril de 2024. Disponível em:
https://www.em.com.br/colunistas/filosofiaexplicadinha/2024/04/6846875-um-cadaver-no-banco-um-meme-nocelular.html. Acesso em: 29 abr. 2024. Adaptado.


De acordo com as informações apresentados no artigo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q993008 | Matemática, Médias, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Os tempos, em segundos, registrados pelos atletas em suas respectivas raias durante a seletiva para a final dos 100 metros livres de natação nas Olimpíadas foram os seguintes:5,3; 10,3; 12,2; 15,00; 20,4; 20,8; 21. Dessa forma, é possível afirmar que a média aritmética simples dos tempos apresentados, em segundos, equivale a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q993010 | Matemática, Progressão Aritmética, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Jorge é professor de matemática e contou a seus alunos que tem sobrinhos com 3, 5, 7, 9, 11 e 13 anos. A partir dessa informação, considerando que as idades dos sobrinhos de Jorge formam uma sequência numérica, é possível afirmar que a expressão algébrica que descreve essa sequência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q993011 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

Qual das sentenças a seguir pode ser classificada como proposição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q889497 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

As diretrizes e bases da educação nacional estabelece que, entre outros, o ensino deve ser ministrado com base no princípio de(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.