Questões de Concursos: Auxiliar em Administração

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Auxiliar em Administração. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q39078 | Administração Geral, Auxiliar em Administração, IFB

Os procedimentos são subplanos de planos maiores e geralmente são transformados em rotinas e expressos na forma de Fluxogramas.

Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com as definições e características de cada tipo de Fluxograma:

I) Fluxograma de blocos
II) Fluxograma vertical
III) Fluxograma horizontal

( ) Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – representando, respectivamente, os símbolos das tarefas ou das operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas e as operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.
( ) Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, este fluxograma permite visualizar a parte que cabe a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre todos os envolvidos para uma possível racionalização ou redistribuição, ou para dar uma ideia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e integração.
( ) Coloca ênfase na sequência da rotina ou do processo e é muito útil na área de planejamento de métodos e procedimentos de trabalho, para se montar um procedimento ou rotina, para ajudar no treinamento de pessoal, entre outros.
( ) É um fluxograma utilizado pelos analistas de sistemas para representar graficamente entradas, operações, processos, saídas, conexões, decisões, arquivamento, entre outros, que constituem o fluxo ou a sequência das atividades de um sistema qualquer.
( ) Também é denominado “gráfico de análise de processo” e é utilizado para descrever simbolicamente um procedimento executado por vários funcionários, cada qual desempenhando uma tarefa diferente, ou para descrever uma rotina executada por uma única pessoa.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.

23 Q39067 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Sobre Avaliação do Desempenho (AD) é INCORRETO afirmar que:

24 Q53770 | Português, Auxiliar em Administração, UFAC, MS CONCURSOS

“ESQUINAS” 
Letra e Música: Djavan 


Só eu sei 
As esquinas por que passei 
Só eu sei só eu sei 
Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar 
Sabe lá 
Sabe lá 
E quem será 
Nos arredores do amor 
Que vai saber reparar 
Que o dia nasceu 
Só eu sei 
Os desertos que atravessei 
Só eu sei 
Só eu sei 
Sabe lá 
O que é morrer de sede em frente ao mar 
Sabe lá 
Sabe lá 
E quem será 
Na correnteza do amor que vai saber se guiar 
A nave em breve ao vento vaga de leve e traz 
Toda a paz que um dia o desejo levou 
Só eu sei 
As esquinas por que passei 
Só eu sei 
Só eu sei 
E quem será 
Na correnteza do amor... 

http://letras.mus.br/djavan/45521 - Acessado em 05/05/2014. 

Assinale a alternativa em que a sequência de palavras apresenta o mesmo número de fonemas que apresenta a palavra “ESQUINAS”, título da música de Djavan.

25 Q38960 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando cada setor da Administração de Recursos Humanos à sua respectiva definição. 

COLUNA I 

1. Remuneração.
2. Benefícios.
3. Recrutamento.
4. Seleção. 

COLUNA II 

( ) É uma atividade de responsabilidade do RH que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando municiar o setor de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa.
( ) É uma atividade de responsabilidade de RH que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento para o atendimento das necessidades internas da empresa.
( ) É uma atividade de responsabilidade de um dos setores mais importantes do RH: o setor de remuneração, também conhecido como setor de cargos e salários.
( ) É uma atividade de responsabilidade do RH que consiste num conjunto de planos oferecidos pela organização como complemento dos salários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

26 Q38905 | Português, Auxiliar em Administração, IFSP, FUNDEP

Texto associado.
Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.
A repetição da expressão se acostuma presente no texto INDICA que

27 Q53768 | Português, Auxiliar em Administração, UFAC, MS CONCURSOS

“ESQUINAS” 
Letra e Música: Djavan 


Só eu sei 
As esquinas por que passei 
Só eu sei só eu sei 
Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar 
Sabe lá 
Sabe lá 
E quem será 
Nos arredores do amor 
Que vai saber reparar 
Que o dia nasceu 
Só eu sei 
Os desertos que atravessei 
Só eu sei 
Só eu sei 
Sabe lá 
O que é morrer de sede em frente ao mar 
Sabe lá 
Sabe lá 
E quem será 
Na correnteza do amor que vai saber se guiar 
A nave em breve ao vento vaga de leve e traz 
Toda a paz que um dia o desejo levou 
Só eu sei 
As esquinas por que passei 
Só eu sei 
Só eu sei 
E quem será 
Na correnteza do amor... 

http://letras.mus.br/djavan/45521 - Acessado em 05/05/2014. 

O fragmento “As esquinas por que passei” apresenta respectivamente, quanto a sua fonologia, a seguinte análise correta:

28 Q39070 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Leia as afirmativas sobre Comunicação:

I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

29 Q39059 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Para Carvalho et al. (2012, p. 322-325), algumas características de autoridade, poder e liderança trilham um mesmo caminho, interligando-se intimamente. Em acordo com os autores, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Autoridade
II) Poder
III) Liderança

( ) Consiste em ter a faculdade de exigir que alguém cumpra a sua vontade, mesmo que não queira.
( ) O exercício desta ação pode provocar a alteração do nível de produtividade em outras pessoas.
( ) Consiste no reconhecimento da presença do aspecto legal e legítimo no exercício de uma função.
( ) É uma habilidade que pode ser desenvolvida e utilizada para influenciar pessoas para que possam desempenhar suas atividades com alegria.
( ) É fazer com que as metas que necessitam ser atingidas sejam alcançadas por meio dos colaboradores, que pensam em agradar e satisfazer, primeiramente, aos clientes, antes de agradar ou satisfazer à chefia imediata ou a si mesmos.
( ) Uma das segmentações desta ação considera o aspecto negativo ou reverso da recompensa, uma vez que a punição varia desde a perda de pequenos privilégios até mesmo à demissão.
( ) É a habilidade de conseguir que, de livre e espontânea vontade, outros façam o que uma pessoa quer que seja feito, unicamente por causa de sua influência pessoal.
( ) Outra segmentação desta ação refere-se ao que está presente em um colega de trabalho, que atrai os demais a ficarem do seu lado em razão de seu carisma, prestígio e da admiração que inspira.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações de características, de cima para baixo.

30 Q39137 | Administração Geral, Auxiliar em Administração, IFRS

Em relação às funções administrativas, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os conceitos a suas respectivas definições: 

1ª Coluna
(1) Planejamento
(2) Organização
(3) Direção/liderança
(4) Controle 

2ª Coluna
( ) Função administrativa que significa definir onde as decisões serão tomadas, quem exercerá quais funções e tarefas e quem trabalhará para quem na empresa.
( ) Função administrativa que visa a determinação de metas organizacionais e de um modo para cumpri-las.
( ) Função administrativa que consiste no acompanhamento dos avanços em direção ao cumprimento das metas e na adoção de medidas corretivas quando esses avanços não ocorrem.
( ) Função administrativa que envolve inspirar e motivar os funcionários para que se empenhem em atingir as metas organizacionais. 

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para abaixo:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.