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Questões de Concursos Auxiliar em Assuntos Educacionais

Resolva questões de Auxiliar em Assuntos Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q53186 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

A globalização é um dos principais pressupostos para a real percepção da dinâmica que existe na humanidade contemporânea. Sobre globalização, analise as afirmativas, marque para as verdadeiras e para as falsas.

( ) Facilita o avanço de graves epidemias, como a AIDS, o ebola, a gripe asiática, entre outras. Da mesma forma viabiliza o contrabando de armas, o tráfico de drogas e a exploração sexual.
( ) Enfraquece a organização e soberania política dos Estados que cada vez mais vêm perdendo o controle sobre a economia.
( ) Desenvolve uma consciência ecológica planetária a partir da identificação de problemas ambientais globais como o efeito estufa, a chuva ácida e o buraco na camada de ozônio.
( ) Viabiliza a diminuição das desigualdades socioeconômicas em todas as partes, de modo a deixar o Planeta mais justo socioeconomicamente.

A sequência está correta em 
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42Q53198 | Direito Administrativo, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Em relação ao controle da administração pública, a anulação de um ato administrativo após provocação do interessado ao Poder Judiciário constitui exemplo de controle: 
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43Q53163 | Português, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Texto associado.
Zika nas Américas
Não há vacinas. Combater os focos do mosquito é ainda a melhor prevenção.

    A pandemia explosiva do vírus zika que ocorre nas Américas do Sul, Central e Caribe é uma das quatro doenças virais transmitidas por artrópodes a chegar inesperadamente no Hemisfério Ocidental.

  Assim começa a revisão publicada pelo The New England Journal of Medicine, sobre a doença causadora da tragédia das microcefalias.
    A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar com mais vigor a partir dos anos 1990. A segunda, o vírus do Oeste do Nilo, emergiu para estes lados em 1999, o chikungunya em 2013 e o zika em 2015.
    O vírus zika foi descoberto incidentalmente em 1947, num estudo-sentinela com mosquitos e primatas, na floresta do mesmo nome, em Uganda. Permaneceu décadas confinado às regiões equatoriais da África e da Ásia, infectando macacos e mosquitos arbóreos e poucos seres humanos.    

    Há anos pesquisadores africanos notaram que o padrão de disseminação do zika em macacos selvagens acompanhava o do chikungunya, entre os mesmos animais. Essa característica repetiu-se em populações humanas, a partir de 2013.
    Dengue, chikungunya e zika são transmitidos principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo das epidemias devastadoras de febre amarela, no passado. Esses mosquitos emergiram em aldeias do Norte da África há milênios, em épocas de seca, quando os habitantes precisavam armazenar água. A adaptação ao convívio doméstico possibilitou a transmissão para o homem e, mais tarde, a disseminação para as Américas e Europa pelo tráfico de escravos.
    Os sintomas da infecção pelo zika são inaparentes ou semelhantes aos da dengue atenuada: febre baixa, dores musculares e nos olhos, prostração e vermelhidão na pele. Em mais de 60 anos de observação, não foram descritos casos de febre hemorrágica ou morte.
    Não haveria gravidade não fossem os 73 casos de problemas motores relacionados à síndrome de Guillain-Barré, descritos originalmente na Polinésia Francesa, e a epidemia de microcefalias identificada rapidamente em Pernambuco.
    Ainda não há testes laboratoriais rotineiros para a identificação dos casos de zika. Quando circulam ao mesmo tempo infecções por dengue e chikungunya o diagnóstico diferencial ganha importância, especialmente em grávidas e na identificação precoce dos casos de dengue hemorrágica, responsáveis pelas mortes associadas à doença.
    Não existem vacinas contra o zika, embora algumas plataformas possam ser adaptadas em pouco tempo. No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser proibitivo pelos custos e pela inutilidade de imunizar milhões de pessoas em regiões poupadas pelo vírus.     Além de combater os focos do mosquito transmissor, à população restam os recursos que já demonstraram eficácia: repelentes, tela nas janelas, ar condicionado para os que dispõe do equipamento e adiar a gravidez nas regiões assoladas pelo vírus.

(VARELLA, Drauzio. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/885/zika-nas-americas. Acesso em: 17/02/2016.)
Há anos pesquisadores africanos notaram que o padrão de disseminação do zika em macacos selvagens acompanhava o do chikungunya, entre os mesmos animais.” (5º§) Assinale a alternativa em que o uso do verbo haver no singular se justifica pelo mesmo motivo do trecho anterior. 
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44Q53193 | Direito Administrativo, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Quanto aos “contratos administrativos típicos”, é correto afirmar que 
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45Q53165 | Português, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Texto associado.
Zika nas Américas
Não há vacinas. Combater os focos do mosquito é ainda a melhor prevenção.

    A pandemia explosiva do vírus zika que ocorre nas Américas do Sul, Central e Caribe é uma das quatro doenças virais transmitidas por artrópodes a chegar inesperadamente no Hemisfério Ocidental.

  Assim começa a revisão publicada pelo The New England Journal of Medicine, sobre a doença causadora da tragédia das microcefalias.
    A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar com mais vigor a partir dos anos 1990. A segunda, o vírus do Oeste do Nilo, emergiu para estes lados em 1999, o chikungunya em 2013 e o zika em 2015.
    O vírus zika foi descoberto incidentalmente em 1947, num estudo-sentinela com mosquitos e primatas, na floresta do mesmo nome, em Uganda. Permaneceu décadas confinado às regiões equatoriais da África e da Ásia, infectando macacos e mosquitos arbóreos e poucos seres humanos.    

    Há anos pesquisadores africanos notaram que o padrão de disseminação do zika em macacos selvagens acompanhava o do chikungunya, entre os mesmos animais. Essa característica repetiu-se em populações humanas, a partir de 2013.
    Dengue, chikungunya e zika são transmitidos principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo das epidemias devastadoras de febre amarela, no passado. Esses mosquitos emergiram em aldeias do Norte da África há milênios, em épocas de seca, quando os habitantes precisavam armazenar água. A adaptação ao convívio doméstico possibilitou a transmissão para o homem e, mais tarde, a disseminação para as Américas e Europa pelo tráfico de escravos.
    Os sintomas da infecção pelo zika são inaparentes ou semelhantes aos da dengue atenuada: febre baixa, dores musculares e nos olhos, prostração e vermelhidão na pele. Em mais de 60 anos de observação, não foram descritos casos de febre hemorrágica ou morte.
    Não haveria gravidade não fossem os 73 casos de problemas motores relacionados à síndrome de Guillain-Barré, descritos originalmente na Polinésia Francesa, e a epidemia de microcefalias identificada rapidamente em Pernambuco.
    Ainda não há testes laboratoriais rotineiros para a identificação dos casos de zika. Quando circulam ao mesmo tempo infecções por dengue e chikungunya o diagnóstico diferencial ganha importância, especialmente em grávidas e na identificação precoce dos casos de dengue hemorrágica, responsáveis pelas mortes associadas à doença.
    Não existem vacinas contra o zika, embora algumas plataformas possam ser adaptadas em pouco tempo. No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser proibitivo pelos custos e pela inutilidade de imunizar milhões de pessoas em regiões poupadas pelo vírus.     Além de combater os focos do mosquito transmissor, à população restam os recursos que já demonstraram eficácia: repelentes, tela nas janelas, ar condicionado para os que dispõe do equipamento e adiar a gravidez nas regiões assoladas pelo vírus.

(VARELLA, Drauzio. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/885/zika-nas-americas. Acesso em: 17/02/2016.)
No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser proibitivo pelos custos e pela inutilidade de imunizar milhões de pessoas em regiões poupadas pelo vírus.” (10º§) De acordo com o trecho em evidência, infere-se que: 
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46Q591209 | Química, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à Química e seus conceitos fundamentais.

A Química é a ciência que estuda os fenômenos irreversíveis, enquanto os reversíveis são estudados por outra ciência: a Física.

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47Q53171 | Português, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Texto associado.
Zika nas Américas
Não há vacinas. Combater os focos do mosquito é ainda a melhor prevenção.

    A pandemia explosiva do vírus zika que ocorre nas Américas do Sul, Central e Caribe é uma das quatro doenças virais transmitidas por artrópodes a chegar inesperadamente no Hemisfério Ocidental.

  Assim começa a revisão publicada pelo The New England Journal of Medicine, sobre a doença causadora da tragédia das microcefalias.
    A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar com mais vigor a partir dos anos 1990. A segunda, o vírus do Oeste do Nilo, emergiu para estes lados em 1999, o chikungunya em 2013 e o zika em 2015.
    O vírus zika foi descoberto incidentalmente em 1947, num estudo-sentinela com mosquitos e primatas, na floresta do mesmo nome, em Uganda. Permaneceu décadas confinado às regiões equatoriais da África e da Ásia, infectando macacos e mosquitos arbóreos e poucos seres humanos.    

    Há anos pesquisadores africanos notaram que o padrão de disseminação do zika em macacos selvagens acompanhava o do chikungunya, entre os mesmos animais. Essa característica repetiu-se em populações humanas, a partir de 2013.
    Dengue, chikungunya e zika são transmitidos principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo das epidemias devastadoras de febre amarela, no passado. Esses mosquitos emergiram em aldeias do Norte da África há milênios, em épocas de seca, quando os habitantes precisavam armazenar água. A adaptação ao convívio doméstico possibilitou a transmissão para o homem e, mais tarde, a disseminação para as Américas e Europa pelo tráfico de escravos.
    Os sintomas da infecção pelo zika são inaparentes ou semelhantes aos da dengue atenuada: febre baixa, dores musculares e nos olhos, prostração e vermelhidão na pele. Em mais de 60 anos de observação, não foram descritos casos de febre hemorrágica ou morte.
    Não haveria gravidade não fossem os 73 casos de problemas motores relacionados à síndrome de Guillain-Barré, descritos originalmente na Polinésia Francesa, e a epidemia de microcefalias identificada rapidamente em Pernambuco.
    Ainda não há testes laboratoriais rotineiros para a identificação dos casos de zika. Quando circulam ao mesmo tempo infecções por dengue e chikungunya o diagnóstico diferencial ganha importância, especialmente em grávidas e na identificação precoce dos casos de dengue hemorrágica, responsáveis pelas mortes associadas à doença.
    Não existem vacinas contra o zika, embora algumas plataformas possam ser adaptadas em pouco tempo. No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser proibitivo pelos custos e pela inutilidade de imunizar milhões de pessoas em regiões poupadas pelo vírus.     Além de combater os focos do mosquito transmissor, à população restam os recursos que já demonstraram eficácia: repelentes, tela nas janelas, ar condicionado para os que dispõe do equipamento e adiar a gravidez nas regiões assoladas pelo vírus.

(VARELLA, Drauzio. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/885/zika-nas-americas. Acesso em: 17/02/2016.)
“A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar com mais vigor a partir dos anos 1990.” (3º§) De acordo com a classe gramatical de palavras, os termos anteriormente sublinhados são classificados, respectivamente, como: 
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48Q53194 | Direito Administrativo, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Em relação às noções de bens públicos, é exemplo de bem de uso especial do Estado: 
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49Q385013 | Biologia, Parasitologia, Auxiliar em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

São sintomas de sífilis
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51Q593993 | Química, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à Química e seus conceitos fundamentais.

Catalisadores são substâncias utilizadas para aumentar a energia de ativação de reações químicas.

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52Q53196 | Direito Administrativo, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Quanto à lei de improbidade administrativa, o servidor condenado por enriquecimento ilícito pode ter seus direitos políticos suspensos por: 
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54Q53195 | Direito Administrativo, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB, IDECAN

Sobre as noções de serviços públicos, nos termos da legislação específica, serviço adequado é aquele que atenda aos seguintes princípios, EXCETO: 
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55Q385041 | Biologia, Parasitologia, Auxiliar em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

As doenças sexualmente transmissíveis são as doenças que podem ser adquiridas durante o contato sexual. Classificam-se como obrigatoriamente de transmissão sexual, frequentemente transmitidas por contato sexual e eventualmente transmitidas por contato sexual. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
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56Q429172 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Auxiliar em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

?A Constituição Federal de 1988, promulgada após amplo movimento de redemocratização do país, marca um novo período.? Há de se ressaltar algumas conquistas educacionais, EXCETO:
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57Q544690 | Física, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ciclones extratropicais são tempestades formadas em médias e altas latitudes, comuns no sul do Brasil, caracterizados por um núcleo frio de baixa pressão. Recentemente o ciclone Catarina, por sua forma espiralada e seu núcleo bem nítido, chegou a ser classificado como um furacão de nível 1 (a escala vai até 5) e causou muitos prejuízos na costa dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, onde os ventos ultrapassaram 150 km/h. Ondas de até 7 m foram formadas longe da costa. A baixa pressão no núcleo do ciclone chegou a elevar o nível do mar em alguns metros ao se aproximar da costa, o que provocou inundações. Um único sistema desse tipo pode movimentar energia equivalente ao consumo anual de energia elétrica do Brasil, que é da ordem de 1018 joules.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Grande parte dos estragos causados por ventos fortes não decorrem diretamente da força exercida por eles e, sim, do impacto que o choque com os objetos lançados pelos ventos pode causar. A força exercida por um objeto desses, em uma situação de impacto, é diretamente proporcional à mudança no momento linear do objeto.
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58Q724809 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O Brasil, acompanhando os grandes biomas existentes, está dividido em cinco regiões, com cada uma delas também configurando espaços geoeconômicos importantes. A respeito da recente dinâmica socioeconômica e espacial no território brasileiro, julgue os itens a seguir.

Recentemente, a região Sul tornou-se importadora de mão-de-obra em razão da modernização de seu espaço rural e do fechamento da fronteira agrícola em outros estados brasileiros.

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59Q544268 | Física, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ciclones extratropicais são tempestades formadas em médias e altas latitudes, comuns no sul do Brasil, caracterizados por um núcleo frio de baixa pressão. Recentemente o ciclone Catarina, por sua forma espiralada e seu núcleo bem nítido, chegou a ser classificado como um furacão de nível 1 (a escala vai até 5) e causou muitos prejuízos na costa dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, onde os ventos ultrapassaram 150 km/h. Ondas de até 7 m foram formadas longe da costa. A baixa pressão no núcleo do ciclone chegou a elevar o nível do mar em alguns metros ao se aproximar da costa, o que provocou inundações. Um único sistema desse tipo pode movimentar energia equivalente ao consumo anual de energia elétrica do Brasil, que é da ordem de 1018 joules.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Considere que, após a passagem do ciclone Catarina, encontrou-se uma placa de sinalização, montada em um poste de 2 m de altura, dobrada na base do poste. Nessa situação, se o poste suporta um torque máximo de 7.500 kg × m2/s2 sem se dobrar, então é correto concluir que o vento exerceu uma força superior a 10.000 newtons sobre a placa.

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60Q437647 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Auxiliar em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

No que diz respeito ao artigo 5.º da Constituição Federal de 1988 (CF), é correto afirmar que
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