Questões de Concursos Azul

Resolva questões de Azul comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q678261 | Arquivologia, Aritmética e Problemas, AZUL, FMO, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Código de Trânsito Brasileiro prevê como infração de trânsito o ato de conduzir veículo automotor sob influência de álcool. Se for constatada uma taxa de álcool no sangue superior a 6 decigramas por litro de sangue através dos devidos testes, tal conduta se enquadra também na figura de crime de trânsito. Considere que um homem de porte médio, que possui aproximadamente 5 litros de sangue, seja submetido ao exame de alcoolemia e que a concentração de álcool encontrada em seu sangue seja de 8 decigramas por litro. O teor de álcool no sangue deste homem pode ser descrito pela seguinte função:


C = 8 . 2 –0.4t


C é a concentração em decigramas por litro e t é o tempo após a ingestão do álcool medido em horas.”
Quantos gramas de álcool há no sangue deste homem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q678262 | Física, Acústica, AZUL, FMO, CONSULPLAN, 2019

A respeito dos conceitos e princípios da ondulatória, das ondas sonoras e das ondas eletromagnéticas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q678263 | Física, Movimento Harmônico, AZUL, FMO, CONSULPLAN, 2019

Um médico se encontra em uma situação de emergência e deve realizar um certo procedimento em um paciente. Para esse procedimento, o tempo deve ser monitorado entre determinadas manobras a serem realizadas pelo médico. Considere que, estando em um local onde não há qualquer relógio, ou outro dispositivo que lhe permita conferir a passagem do tempo, o médico tenha a ideia de criar um pequeno pêndulo e o coloque para oscilar em movimento harmônico simples utilizando somente um fio inextensível de massa desprezível no qual é amarrada uma pequena massa em um local onde a aceleração gravitacional é 10 m/s². Se o comprimento do fio do pêndulo for de 10 cm, qual será, aproximadamente, o valor do período da oscilação desse pêndulo?
(Considere: π = 3.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q678264 | Física, Eletricidade, AZUL, FMO, CONSULPLAN, 2019

Um dos aparelhos mais populares utilizados por médicos é o desfibrilador. Basicamente, esse aparelho consiste em um capacitor cujas armaduras são as pás que se conectam ao tórax do paciente e são descarregadas. A energia tipicamente utilizada em uma descarga sobre um adulto é de 200 J com uma diferença de potencial de 1000 V. Considerando os dados apresentados, qual é o valor da carga elétrica utilizada em uma descarga de um desfibrilador sobre um adulto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1051950 | Português, Crase, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

A vida dos outros

Almoço fora todos os dias. Isso não é problema,

porque meu escritório fica em local muito movimenta-

do e com grande variedade de restaurantes. Em ge-

ral, prefiro aqueles que oferecem comida a quilo, essa

5 maravilhosa invenção moderna (há quem garanta ser

invenção brasileira) que permite comer na medida cer-

ta, sem desperdícios, e observar os pratos antes de

fazer a escolha.

Mas gosto dos restaurantes a quilo também por

10 outra razão: são feitos sob medida para os solitários.

Neles, reinam os introvertidos, os retraídos, os tími-

dos. Você entra, escolhe, pesa, se senta, come, paga

e vai embora. Se não quiser, não precisa conversar

com ninguém, emitir um som, pronunciar uma só pa-

15 lavra.

Talvez por isso, os restaurantes a quilo vivam api-

nhados de pessoas sozinhas. Neles, elas não têm

qualquer pudor de se sentar à mesa sem ter compa-

nhia, nem nos fins de semana, que é tempo de famí-

20 lia, amigos, congregação. Os restaurantes a quilo são

também muito frequentados por turistas, pois é um

conforto para eles entrar e comer num lugar em que

não precisam tentar se entender com pessoas que só

falam essa língua secreta chamada português.

25___O restaurante a quilo é o lugar onde a palavra é

supérflua e onde deveria reinar o silêncio. Pois é –

deveria. Mas o que ocorre é justamente o contrário. E

por quê? Por culpa do telefone celular.

Por alguma razão, as pessoas precisam falar ao

30 celular quando se sentam para comer. Resolvem as-

suntos pendentes, pedem informações, fazem enco-

mendas, fecham negócios ou mesmo batem papo com

o amigo ou amiga que não vêem há tempos – e tudo

isso enquanto mastigam e engolem o almoço. Pobres

35 estômagos.

E pobre de mim. Não consigo ficar indiferente ao

que está sendo dito nos celulares à minha volta. As-

sim que a conversa se estabelece, começo a prestar

atenção ao que está sendo dito e, daqui a pouco, qua-

40 se sem perceber, me vejo vivendo a vida dos outros.

Sofro, brigo, peço ou dou informação, falo de traba-

lho, marco reuniões, fico estressada com a mercado-

ria que não chegou – e tudo sem ter nada a ver com

isso.

45___Outro dia, durante um almoço, participei de duas

conversas inquietantes. A primeira foi quando uma jo-

vem na mesa à minha esquerda atendeu um telefone-

ma a respeito de uma encomenda. Do outro lado do

fio, alguém tinha dúvidas e queria que ela confirmas-

50 se certas coisas. Não consegui entender a que produ-

to se referiam, mas sei que a moça parou de comer e,

segurando o celular entre a orelha e o ombro, catou

na bolsa um caderninho e repetiu, aos gritos (a liga-

ção parecia estar ruim), números de série do artigo

55 encomendado. Enquanto isso, a comida em seu prato

esfriava. E a minha também. Como eu poderia comer

sem ver aquele assunto resolvido?

Mal ela desligou e já tocava o celular de outra

senhora, duas ou três mesas à minha frente. Estava

60 encoberta e não pude ver-lhe o rosto. Mas acompa-

nhei, acabrunhada, sua conversa sobre a amiga inter-

nada, que acabara de ser operada. Perdi a fome de

vez.

Com o advento do celular, minha vida ficou as-

65 sim. Já não tenho noção dos limites (onde acaba a

minha vida e começa a do outro?). Ou talvez tenham

sido as pessoas que perderam esses limites. Porque

a tecnologia transformou o mundo, mas não surgiram

novas regras para acompanhar as transformações.

70 Será que algum dia uma nova etiqueta vai entrar em

vigor, estabelecendo que é falta de educação falar

enquanto se almoça num restaurante (estando ou não

de boca cheia)? Espero que sim. Mas enquanto isso

não acontece, vou vivendo a vida dos outros.


SEIXAS, Heloisa. Disponível em: www.selecoes.com.br.

Acesso em: set. 2008. (Adaptado).

Analise as frases a seguir, quanto ao uso do acento indicativo de crase.

I – Heloísa não sabe se a comida está à altura dos convidados.

II – Os telefones começaram a tocar à partir daquele momento.

III – Ao sair à rua, percebeu que esquecera o celular.

IV – A moça teria de informar se o pagamento seria feito à vista ou à prazo.

O acento indicativo de crase está empregado de forma totalmente correta APENAS nas frases

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1051951 | Português, Sintaxe, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

A vida dos outros

Almoço fora todos os dias. Isso não é problema,

porque meu escritório fica em local muito movimenta-

do e com grande variedade de restaurantes. Em ge-

ral, prefiro aqueles que oferecem comida a quilo, essa

5 maravilhosa invenção moderna (há quem garanta ser

invenção brasileira) que permite comer na medida cer-

ta, sem desperdícios, e observar os pratos antes de

fazer a escolha.

Mas gosto dos restaurantes a quilo também por

10 outra razão: são feitos sob medida para os solitários.

Neles, reinam os introvertidos, os retraídos, os tími-

dos. Você entra, escolhe, pesa, se senta, come, paga

e vai embora. Se não quiser, não precisa conversar

com ninguém, emitir um som, pronunciar uma só pa-

15 lavra.

Talvez por isso, os restaurantes a quilo vivam api-

nhados de pessoas sozinhas. Neles, elas não têm

qualquer pudor de se sentar à mesa sem ter compa-

nhia, nem nos fins de semana, que é tempo de famí-

20 lia, amigos, congregação. Os restaurantes a quilo são

também muito frequentados por turistas, pois é um

conforto para eles entrar e comer num lugar em que

não precisam tentar se entender com pessoas que só

falam essa língua secreta chamada português.

25___O restaurante a quilo é o lugar onde a palavra é

supérflua e onde deveria reinar o silêncio. Pois é –

deveria. Mas o que ocorre é justamente o contrário. E

por quê? Por culpa do telefone celular.

Por alguma razão, as pessoas precisam falar ao

30 celular quando se sentam para comer. Resolvem as-

suntos pendentes, pedem informações, fazem enco-

mendas, fecham negócios ou mesmo batem papo com

o amigo ou amiga que não vêem há tempos – e tudo

isso enquanto mastigam e engolem o almoço. Pobres

35 estômagos.

E pobre de mim. Não consigo ficar indiferente ao

que está sendo dito nos celulares à minha volta. As-

sim que a conversa se estabelece, começo a prestar

atenção ao que está sendo dito e, daqui a pouco, qua-

40 se sem perceber, me vejo vivendo a vida dos outros.

Sofro, brigo, peço ou dou informação, falo de traba-

lho, marco reuniões, fico estressada com a mercado-

ria que não chegou – e tudo sem ter nada a ver com

isso.

45___Outro dia, durante um almoço, participei de duas

conversas inquietantes. A primeira foi quando uma jo-

vem na mesa à minha esquerda atendeu um telefone-

ma a respeito de uma encomenda. Do outro lado do

fio, alguém tinha dúvidas e queria que ela confirmas-

50 se certas coisas. Não consegui entender a que produ-

to se referiam, mas sei que a moça parou de comer e,

segurando o celular entre a orelha e o ombro, catou

na bolsa um caderninho e repetiu, aos gritos (a liga-

ção parecia estar ruim), números de série do artigo

55 encomendado. Enquanto isso, a comida em seu prato

esfriava. E a minha também. Como eu poderia comer

sem ver aquele assunto resolvido?

Mal ela desligou e já tocava o celular de outra

senhora, duas ou três mesas à minha frente. Estava

60 encoberta e não pude ver-lhe o rosto. Mas acompa-

nhei, acabrunhada, sua conversa sobre a amiga inter-

nada, que acabara de ser operada. Perdi a fome de

vez.

Com o advento do celular, minha vida ficou as-

65 sim. Já não tenho noção dos limites (onde acaba a

minha vida e começa a do outro?). Ou talvez tenham

sido as pessoas que perderam esses limites. Porque

a tecnologia transformou o mundo, mas não surgiram

novas regras para acompanhar as transformações.

70 Será que algum dia uma nova etiqueta vai entrar em

vigor, estabelecendo que é falta de educação falar

enquanto se almoça num restaurante (estando ou não

de boca cheia)? Espero que sim. Mas enquanto isso

não acontece, vou vivendo a vida dos outros.


SEIXAS, Heloisa. Disponível em: www.selecoes.com.br.

Acesso em: set. 2008. (Adaptado).

Assinale a sentença em que há ERRO na concordância nominal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1051953 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

A descrição da Escola Conduzir indica que seus profissionais desenvolveram um Projeto Político-Pedagógico que tem como base uma concepção de educação histórico-crítica, que concebe a escola pública como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1051954 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

O Projeto Político-Pedagógico da Escola Conduzir foi elaborado em processo de planejamento participativo. A temática referente à formação para a cidadania foi introduzida no projeto quando a equipe de profissionais e a comunidade estabeleceram o Marco Doutrinal, que vem a ser o momento em que o grupo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1051955 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

Em contexto de planejamento, os professores da Escola Conduzir discutiram as funções do processo de planejar. No diálogo estabelecido, destacaram-se os depoimentos a seguir.

Rogério – Nós precisamos ter clareza de que o planejamento é uma forma de explicitar os princípios e as diretrizes do nosso trabalho, articulando o que fazemos na sala de aula com as exigências sociais.

Ana Cláudia – Para mim, planejar é fundamental, pois torna o meu trabalho mais racional, evitando a improvisação e a rotina.

Américo – Tenho muitos anos de profissão e já nem planejo mais. Durante todo esse tempo, toda essa papelada que produzimos serve mais é para encher gavetas e criar um problema ecológico com tanto gasto de papel.

Camila – Para a minha área de conhecimento, que apresenta novidades tecnológicas a todo instante, o planejamento ajuda a atualizar o conteúdo sempre que preciso fazer adequações às condições de aprendizagem dos alunos.

Vera – Vejo o planejamento como um guia de orientação para o meu trabalho, que está desvinculado de posicionamentos filosóficos, pois se trata de uma prática operacional.

Apresentam uma concepção de planejamento como expressão de uma prática democrática APENAS os depoimentos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1051956 | Pedagogia, Políticas Educacionais, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a descrição abaixo para responder às questões de nos 38 a 42.

A Escola Conduzir, uma instituição pública de Ensino Fundamental, tem na formação para a cidadania o núcleo de seu Projeto Político-Pedagógico. Em função dessa opção, assumida por todos os seus profissionais, desenvolve projetos de trabalho e atividades com os alunos que envolvem, dentre outros temas, a educação para o trânsito.

A metodologia de projetos de trabalho é adotada pelos professores da Escola Conduzir. Sabendo-se que projetos de trabalho apontam para uma concepção de educação, para que ela se efetive na prática pedagógica é preciso que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1051957 | Pedagogia, Principais Autores, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

O professor Bento, em uma aula de Matemática, pediu a seus alunos que pesquisassem e comparassem os percentuais de acidentes automobilísticos antes e depois da adoção da “Lei Seca”. A atividade proposta pelo professor revela uma dinamização do currículo segundo a perspectiva crítica, que compreende que o currículo é um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1051959 | Pedagogia, Legislação da Educação, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Em determinado bairro estava acontecendo uma série de acidentes de trânsito, que prejudicavam, direta ou indiretamente, os seus habitantes. Os acontecimentos estimularam alunos e professores da escola local a realizar uma campanha de conscientização e de prevenção que ultrapassasse os muros da escola.

Essa descrição exemplifica um modo de desenvolver integração entre escola e comunidade, preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/96. Na perspectiva dessa Lei, para que uma campanha como essa seja bem sucedida, uma estratégia a ser adotada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1051964 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Pedra & Pedroso é uma empresa com presença forte de mercado. Quando precisa recrutar um candidato, coloca anúncio nos melhores jornais para causar impacto, pois, para a empresa, quanto mais visibilidade, maior a probabilidade de arregimentar candidatos capazes.

A compreensão dessa empresa sobre o conceito do processo de seleção implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1051965 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

O desempenho humano precisa ser excelente para que a organização atinja competitividade. Neste sentido, analise os elementos a seguir.

I – Resultados.

II – Desempenho.

III – Fatores Críticos de Sucesso.

IV – Avaliação da Missão Organizacional.

Nesse sentido, constituem focos principais de medição APENAS os elementos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1051966 | Administração Geral, Gestão Estratégica, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

A(s) teoria(s) da liderança calcada(s) nos aspectos sociais, físicos ou de personalidade, que diferenciem os líderes dos não líderes, é(são) conhecida(s) como teoria(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1051967 | Gestão de Pessoas, Remuneração e Benefícios, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Sabendo-se que a remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento ou recompensas dadas aos funcionários, considere os itens que se seguem.

I – Remuneração básica.

II – Incentivos.

III – Benefícios.

É(São) componente(s) da remuneração total o(s) item(ns)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1051968 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

A Refrigerações Almeida foi fundada em 1973 e firmou-se como fornecedora de ventoinhas (coolers) para computadores. Desde o início do projeto de um determinado equipamento de informática, a empresa se envolve com seus clientes e parceiros comerciais. Além disso, as equipes se reúnem com frequência para avaliar o andamento do projeto. Sugestões e idéias das equipes são sempre bem vindas. Esse tipo de sistema de produção aplica o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1051969 | Matemática, Aritmética e Problemas, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Durante a fase de remessa, as ventoinhas (coolers) da Refrigerações Almeida ficam em trânsito por dez dias. Considerando o ano com 360 dias e uma demanda anual de 4.320 unidades deste produto, a média do estoque anual em trânsito, em unidades de ventoinhas, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1051970 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Encontram-se a seguir uma pergunta e duas informações. Analise-as.

Pergunta: N é um número primo?

Informações:

(I) N é um número ímpar;

(II) N é múltiplo de 13.

A esse respeito, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1051971 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

Mário e Mauro são dois irmãos. Mário sempre mente e Mauro sempre fala a verdade. Uma pessoa os encontra e pergunta ao primeiro irmão: “Qual o seu nome?”. A seguir, pergunta ao segundo: “Seu irmão, ao responder , falou a verdade?”. As respostas obtidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.