Início

Questões de Concursos Biólogo

Resolva questões de Biólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q170857 | Biologia, Biólogo, MPE SC, ACAFE

A Resolução Conama 369/2006 estabelece os casos em que é permitida a supressão da vegetação de área de preservação permanente - APP.

Com base nessa resolução é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q379285 | Biologia, Ecologia, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Uma grande população de animais, cuja reprodução é sexuada e a produção de gametas ocorre por meiose, foi marcada por meio da implantação de pequenos componentes eletrônicos para que os indivíduos pudessem ser monitorados e localizados durante um estudo. No momento da implantação do equipamento, também foi colhida uma amostra de sangue, para que fossem realizados diversos exames. Em determinado momento, um animal que provavelmente fazia parte do estudo foi encontrado sem o equipamento eletrônico, apresentando uma ferida no local onde deveria estar o equipamento. Nesse experimento, observouse que os animais migram, em média, 10 km ao norte durante uma determinada época do ano.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A observação de que os animais migram, em média, 10 km ao norte é corretamente interpretada como: a média das distâncias de migração dos animais estudados é de 10 km ao norte.

  1. ✂️
  2. ✂️

1023Q681170 | Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, 2019

Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada (..). A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária. (http://www.uff.br/?q=noticias/12-09-2018/uff-descobresubstancias-promissoras-para-o-tratamento-da-doencadechagas, acesso em 10/01/2019). A doença de Chagas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q384490 | Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, SES PR, IBFC

São fatores atuantes na indução da resposta imune: as formas de administração, os adjuvantes, a dose do antígeno e a via e o esquema de administração. As vias de inoculação subcutânea, intradérmica e intramuscular levam geralmente os imunógenos para os nódulos linfáticos regionais e, mais frequentemente, induzem a imunidade celular. Os antígenos inoculados por via endovenosa e intraperitonial acumulam-se predominantemente no baço, e mais frequentemente induzem a imunidade humoral. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q385806 | Biologia, Citologia, Biólogo, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Nas hemácias dos mamíferos NÃO é encontrada mitocôndria, o que impede que a célula realize:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1026Q380435 | Biologia, Meio Ambiente, Biólogo, SES CE, UECE

Os Planos de Monitoramento Ambiental, conforme contempla a Resolução CONAMA 001/86, estudam os ambientes com a finalidade expressa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q820276 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Biólogo, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Pela Lei nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q387125 | Biologia, Biólogo, Prefeitura Morro da Fumaça SC, FAEPESUL

Os conceitos fundamentais da termodinâmica são importantes das leis naturais e se aplica a todos os sistemas biológicos. De acordo com a termodinâmica, está INCORRETO afirmar:

I. A humanidade é a única proliferação natural notável que não depende que não depende da entrada do fluxo continuo de energia.

II. A energia não é destruída pela elevação da água, pelo contrário, ela pode se transformar em energia potencial.

III. A transferência de energia ao longo da cadeia alimentar de um ecossistema é chamada de fluxo de energia porque, de acordo com a lei da entropia, as transformações são unidirecionais, em contraste com o comportamento cíclico da matéria.

IV. A segunda lei da termodinâmica trata da transferência da energia para um estado cada vez menos disponível e mais disperso. No sistema solar o ultimo estado da dispersão é em forma de energia térmica.

V. A segunda lei da termodinâmica estabelece que a energia pode ser transformada de uma forma para outra, mas não pode ser criada nem destruída.

Referente aos itens acima as informações INCORRETAS está na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q170044 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Constitui evidente equívoco de leitura supor que o pronome em destaque se refere à passagem do texto indicada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1030Q383829 | Biologia, Citologia, Biólogo, SUDAM AM, IADES

Uma das organelas celulares mais importantes, extremamente relevante para a respiração celular, é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas, como a glicose. Essa organela processa e converte a glicose em energia sob a forma de ATP. A organela em questão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q379491 | Biologia, Bioquímica, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Elaborou-se uma série de experimentos para a análise de carboidratos, proteínas e nucleotídeos, que permitissem também a observação de atividade enzimática, conforme descrição a seguir.

I Foram adicionadas gotas de lugol e de reagente de Fehling a fatias de banana verde e madura.

II Foi adicionada uma solução de saliva aos dois tipos de banana e, posteriormente, as mesmas adições de reagentes foram repetidas.

III Por meio de trituração de um dos tipos de banana, adição de detergente e cloreto de sódio, realização de aquecimento e resfriamento, em etapas, e adição de etanol gelado, foi obtida uma fração enriquecida em ácidos nucléicos, que pôde ser visualizada como filamentos, os quais puderam ser enrolados em um bastão de vidro.

IV Foram dosados proteínas e aminoácidos livres em uma solução de clara de ovo, procedimento repetido após a adição de pepsina.

Considerando os procedimentos experimentais mencionados, julgue os itens que se seguem.

A presença de proteínas referida no experimento IV pode ser evidenciada pela reação de PCR.

  1. ✂️
  2. ✂️

1032Q169837 | Biologia, Ecologia, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

Entende-se por Micorriza e Epifitismo, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q385157 | Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O potencial elétrico do miocárdio ventricular é caracterizado por uma despolarização abrupta, seguida de repolarização (fases 1, 2, 3 e 4). Assinale a opção que apresenta o íon que equilibra o influxo de sódio citoplasmático na fase 2 (formação do platô).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q379023 | Biologia, Biossegurança, Biólogo, SES CE, UECE

Com  relação às categorias de situações de  risco
inerentes  aos  processos  produtivos,  relacione  os
elementos das Colunas I e II.
      Coluna I                                Coluna II
Categorias de Risco    Características de exposição
1- Químicos                    (    )  Relação  e  organização  do trabalho  não  favoráveis  ao trabalhador
2 - Biológicos                 (    )  Ruído  excessivo,  desconforto  térmico,  vibração  excessiva, alteração da pressão.
3 - Físicos                       (    )  Depende  da  toxicologia  da substância.  
4 - Mecânicos                 (    )  Parasitos,  bactérias,  vírus  e outros microorganismos.
5 - Psicossociais          (    )  Equipamentos  sem  proteção,  quedas,  acidentes  de trânsito. 
 
Marque a seqüência correta, de cima para baixo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1035Q380327 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Biólogo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Apesar de o nitrogênio constituir 80% da atmosfera terrestre, ele não pode ser diretamente absorvido pelas plantas superiores. As plantas podem obter nitrogênio do solo e da água, somente sob a forma de nitrato. Os nitratos são produzidos por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q808386 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

Legislação Ambiental Brasileira é o conjunto de normas jurídicas que se destinam a disciplinar a atividade humana, para torná-la compatível com a proteção do meio ambiente. No Brasil, as leis voltadas para a conservação ambiental começaram a ser votadas a partir de 1981, com a lei que criou a Política Nacional do Meio Ambiente. Sobre a Legislação Ambiental Brasileira, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e em seguida assinale a alternativa que tem a sequência CORRETA.

I. ( ) A lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção (publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, registra mamíferos como o guariba, o mico-leão-dourado, a raposa entre outros e insetos (na maioria borboletas e libélulas).

II. ( ) A Sociedade Botânica do Brasil, no esudo, no estudo Centuria Plantarum Brasiliensium Exstintionis Minitata, classifica as espécies nas categorias: em perigo (isto é, seus números foram reduzidos a um nível critico ou seus hábitats foram tão drasticamente reduzidos que sua sobrevivência é improvável) e as demais estão nas categorias: vulnerável, rara e indeterminada.

III. ( ) Unidades de Conservação são conjunto de áreas legalmente estabelecidas pelo poder público, que objetivam a preservação do meio ambiente e das condições naturais de certos espaços territoriais do país.

IV. ( ) A lei dos Crimes Ambientais, elenca quais são as penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas em matéria ambiental. São elas: a) prestação de serviços à comunidade; b) interdição temporária de direitos; c) suspensão parcial ou total de atividades; d) prestação pecuniária, e, por fim, e) recolhimento domiciliar.

V. ( ) Dos crimes contra a Fauna, o artigo 29 fala que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida sofrerá penalidades severas como detenção de seis meses a cinco anos, multa e prestação de serviços à comunidade após cumprimento da pena de detenção.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q384985 | Biologia, Bioquímica, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A lipase é uma enzima altamente específica que catalisa a hidrólise dos ésteres de glicerol de ácidos graxos de cadeia longa (triglicerídios) em presença de sais biliares e um cofator chamado colipase. A medida da atividade da lipase no soro, plasma, líquido ascítico e pleural, é usada, exclusivamente, para o diagnóstico laboratorial. Assinale a alternativa correta que indica a patologia diagnosticada pela análise da medida da lipase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q386533 | Biologia, Biologia molecular, Biólogo, VALEC, FEMPERJ

USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 48 E 49:

A variedade de soja (Glicynia Max) transgênica Roundup Ready foi criada por meio da introdução de genes de uma enzima obtida de Agrobacteirum sp. em células de plantas de soja. A inserção desses genes torna as plantas Roundup Ready resistentes aos efeitos do inseticida Glifosfato, o que leva a seu uso em quantidades elevadas na agricultura.

Dentre os motivos de preocupação dos cientistas com o cultivo em larga escala das variedades Roundup Ready, temos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q382707 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O abastecimento público (doméstico) de água para consumo coletivo deve oferecer a comunidade um sistema que pressupõe a existência de unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. Na fase de tratamento são removidas da água as impurezas que podem comprometer a saúde humana. São fases sequenciais do tratamento de água para abastecimento público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q386132 | Biologia, Microbiologia, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação às viroses emergentes e reemergentes, julgue o próximo item. As infecções emergentes são decorrentes de uma sequência de eventos que incluem a introdução de um agente potencialmente patogênico em uma nova área geográfica, a sua adaptação ao novo ecossistema e a presença de um hospedeiro susceptível e de um vetor competente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.