Início

Questões de Concursos Biólogo

Resolva questões de Biólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q386960 | Biologia, Ecologia, Biólogo, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Ecologia é uma ciência importante que:

I - Trata do destino da natureza e do próprio homem.

II - Estuda as relações dos seres vivos com o ambiente em que vivem e entre si, segundo Ernest Haeckel (1870).

III - O homem torna-se capaz de racionalizar os desmatamentos, explorar racionalmente os recursos naturais, controlar a poluição urbana, ordenar melhor o crescimento das populações e controlar as doenças nutricionais.

IV - Grupos de indivíduos servem-se dessa ciência para incrementar interesses comerciais ou políticos deturpando seu verdadeiro objetivo.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1102Q477093 | Farmácia, Biólogo, DESO SE, CESPE CEBRASPE

A presença de coliformes é um indicador da qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo o padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano, os coliformes totais devem estar ausentes em 500 mL de amostra em pelo menos 75% das amostras examinadas em um mês.

  1. ✂️
  2. ✂️

1103Q381895 | Biologia, Biossegurança, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

O artigo 251, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, descreve o local para instalação dos laboratórios de análises clínicas, de patologia clínica, de hematologia clínica, de anatomia patológica, de citologia, de líquido cefalorraquidiano, de radioisotopologia in vitro e in vivo e congêneres, além das disposições referentes às habitações e estabelecimentos de trabalho em geral e faz uma série de exigências, dentre as quais podem ser citadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q380623 | Biologia, Anatomia Vegetal, Biólogo, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Considerando as características das células e dos tecidos vegetais, julgue os próximos itens.

Os tecidos vegetais se originam dos meristemas, visto que as células meristemáticas são totipotentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1105Q384992 | Biologia, Biologia Animal, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Para a energia luminosa ser utilizada pelos sistemas vivos, é necessário que ela primeiro seja absorvida.A substância que absorve a luz é denominada pigmento. Os principais são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q380415 | Biologia, Biólogo, MPE RS, FCC

A cepa altamente patogênica H5N1 do vírus da gripe aviária originou-se na Ásia Central. A distribuição desta cepa atualmente está restrita às rotas de aves migratórias: Ásia Central, Austrália – Ásia Oriental e África Oriental - Ásia Ocidental. Considerando as informações fornecidas e os seus conhecimentos sobre a rota de migração das aves aquáticas do Rio Grande do Sul, indique a alternativa que complementa corretamente a frase a seguir:

 A expansão do vírus H5N1 até o Brasil, transportado por estas aves migratórias é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q380166 | Biologia, Biossegurança, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Sobre o Capítulo XII, do Decreto n.º 12.342, de 27.09.78, que trata de estabelecimentos industriais e comerciais farmacêuticos e congêneres, são feitas as afirmações:

I. é expressamente proibida a instalação, em zonas urbanas, de laboratório ou departamento de laboratório que fabrique produtos biológicos e outros produtos que possam produzir risco de contaminação aos habitantes;

II. os estabelecimentos que fabricam ou manipulam drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e seus correlatos, cosméticos, produtos de higiene, perfume e outros, dietéticos, produtos biológicos e congêneres, que interessem à medicina e à saúde pública, além de obedecer àquilo que diz respeito às habitações e aos estabelecimentos de trabalho em geral, deverão ter locais independentes destinados à manipulação ou fabrico, de acordo com as normas farmacêuticas;

III. os locais destinados à instalação dos órgãos executivos de atividade hemoterápica deverão satisfazer as exigências referentes à habilitação e estabelecimento de trabalho em geral;

IV. os estabelecimentos e compartimentos industriais, que trabalham com microorganismos patogênicos, deverão possuir instalações para o tratamento de água e esgotos, devidamente aprovadas pelo órgão competente estadual.

Está em conformidade com o Capítulo XII apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q387121 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A hidrologia pode ser definida como a ciência que trata das propriedades, da distribuição e da circulação da água no planeta, envolvendo os ciclos de energia física, química e biológica que conservam as diferentes formas de vida nos ecossistemas. Essa distribuição tem sido afetada pelo aumento da população e, consequentemente do consumo de água, pelos avanços tecnológicos e pelo lançamento dos despejos industriais que afetam a qualidade das águas. Hoje, é fundamental que a população e as indústrias tenham consciência da necessidade de tecnologias para diminuir a emissão de resíduos no meio ambiente, para o tratamento e reutilização da água, e ainda a preservação da qualidade do solo, para proteger as águas subterrâneas que constituem a maior reserva de água doce. Relativamente a esse assunto, julgue os itens de 60 a 66.

O ciclo hidrológico inclui a evaporação da água, devido à energia incidente do Sol; a precipitação, devido à gravidade, que faz a água condensada na atmosfera cair sobre a terra; o escoamento superficial, devido ao movimento das águas nos rios até atingir os oceanos; e o escoamento subterrâneo devido à infiltração da água nos solos e rochas através dos poros, fissuras e fraturas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1109Q382530 | Biologia, Taxonomia, Biólogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à diversidade estrutural dos organismos do reino Metazoa, julgue os itens subsequentes.

Apesar da diversidade estrutural, os metazoários formam um grupo monofilético porque todos compartilham um único ancestral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1110Q384611 | Biologia, Citologia, Biólogo, IF PI, IF PI

Cromossomos podem ser identificados usando certas técnicas de coloração, chamadas de bandeamento. Células são cultivadas e então a divisão celular é parada com uma substância chamada de colchicina, que inibe a formação das fibras do fuso que se ligam aos centrômeros, parando a divisão celular na fase em que os cromossomos tornam-se mais visíveis. Então, as células são espalhadas em uma lâmina, marcadas com o corante adequado e visualizadas em microscópio. A maioria dos testes convencionais de citogenética dependem da cariotipagem de bandeamento nessa fase da divisão celular. A fase da divisão celular a que se refere o trecho citado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q386926 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de doenças virais e fisiologia das angiospermas, julgue os itens seguintes. Considerada a hipótese do fluxo de massa, um vírus que atingir os tubos crivados do floema pode ser transportado juntamente com açúcares e outras substâncias, a partir da força motriz proporcionada pela osmose.
  1. ✂️
  2. ✂️

1112Q170919 | Biologia, Biólogo, MPE SC, ACAFE

As atividades ou empreendimentos serão submetidos a estudos ambientais diferenciados para o processo de licenciamento, dependendo do seu potencial causador de degradação do meio ambiente.

Considerando o que dispõem as resoluções Conama 001/1986 e Consema 01/06, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Estudo de Impacto Ambiental

( 2 ) Relatório de Impacto Ambiental

( 3 ) Estudo Ambiental Simplificado

( 4 ) Estudo de Conformidade Ambiental

( 5 ) Relatório Ambiental Prévio

( ) Exigível para atividades ou empreendimentos de significativo impacto ambiental e contém, no mínimo: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, considerando o meio físico, biológico, os ecossistemas naturais e o meio socioeconômico; análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas; definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.

( ) É exigível para fins de emissão de licença ambiental para regularização de atividade ou empreendimento em operação, sendo compatível com o seu porte e potencial poluidor tendo, no mínimo: diagnóstico atualizado do ambiente; avaliação dos impactos gerados pela implantação e operação da atividade ou empreendimento, incluindo os riscos e medidas de controle, mitigação, compensação e readequação, se couber.

( ) Reflete as conclusões do estudo de impacto ambiental e contém a descrição do projeto e suas alternativas locacionais e tecnológicas; a síntese dos resultados dos estudos de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; a descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade; a caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência da atividade e a recomendação da alternativa mais favorável, dentre outras informações.

( ) Exigível para o licenciamento de atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental, deverá ser elaborado por equipe multidisciplinar e conterá o diagnóstico integrado da área de influência do empreende-mento, abordando a interação entre os elementos dos meios físico, biológico e socioeconômico; a avaliação dos impactos resultantes da implantação do empreendimento e a definição de medidas mitigadoras, de controle ambiental e compensatórias, se couberem, necessárias à viabilização ambiental.

( ) Exigível para o licenciamento de atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental, deverá ser elaborado por um ou mais profissionais legalmente habilitados, dependendo das peculiaridades do empreendimento, e conterá um diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, como também a proposição de medidas de controle, mitigação e compensatórias, se couberem.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q385830 | Biologia, Genética, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Um dos primeiros pensamentos acerca de hereditariedade que sustentava a ideia de que o descendente é resultado de uma mistura do material hereditário produzido pelos genitores é atribuído a Hipócrates. Mendel, em seus experimentos com ervilhas, mostrou que os fatores hereditários não se misturavam, sendo possível, por exemplo, obter ervilhas verdes na prole de duas plantas com ervilhas amarelas. Morgan, por sua vez, acrescentou a teoria cromossômica ao pensamento mendeliano.

Acerca da genética clássica e da genética molecular, julgue os próximos itens.

Além dos aspectos ambientais, as diferenças entre a aparência de indivíduos da mesma espécie se explica por pequenas diferenças nos seus códigos genéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1114Q380969 | Biologia, Impacto ambiental, Biólogo, SES CE, UECE

De acordo com os estudos analíticos de metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental pode-se afirmar, corretamente, que o método mais usado atualmente é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q381524 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

Embora muito discutido, o conceito chamado River continum foi apresentado com o firme propósito de caracterizar o ecossistema de rio como um ecossistema diferente dos demais. Assinale a alternativa em que se baseia esse conceito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q724057 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conflitos vividos pelos indígenas no Brasil, especialmente no que se refere à ocupação de suas terras, julgue os seguintes itens. O processo de regularização das terras indígenas diminuiu devido à resistência dos produtores rurais à demarcação das terras indígenas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1117Q710748 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Vitória ES, AOCP, 2019

Sobre a meningite meningocócica causada pela Neisseria meningitidis, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1118Q380275 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Biólogo, SES CE, UECE

É sabido que os insetos empregam sinais químicos, em especial os ferormônios, como forma de comunicação. Sobre a ação desses ferormônios sobre o comportamento dos insetos, assinale a alternativa FALSA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1119Q385147 | Biologia, Citologia, Biólogo, Funasa, Dom Cintra Fundação

A teoria cromossômica da herança é explicada a partir da presença de material genético nos cromossomos e pelo ciclo da divisão celular. A separação ou disjunção dos cromossomos nos centrômeros ocorre na fase conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1120Q379274 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Dentre os Protozoa há uma classe cujos representantes não possuem vacúolos contráteis e são parasitas transmitidos por carrapatos. Trata-se da classe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.