Questões de Concursos Biólogo

Resolva questões de Biólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q14911 | Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q11463 | Matemática, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

Sônia, Regina e Fabiano foram almoçar no restaurante a qui­lo do laboratório. Considerando o gasto médio entre os três colegas, nesse almoço, Regina gastou R$ 1,00 a menos do que a média dos três, e Sônia gastou R$ 0,35 a mais que essa média. Portanto, Fabiano gastou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q170441 | Biologia, Biologia Celular, Biólogo, UFAL, COPEVE UFAL

A parede celular típica é uma estrutura que envolve as células de muitos seres vivos, conferindo rigidez, forma e proteção, porém, ela é ausente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q61959 | Português, Biólogo, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 2 (Editado)

            A pesquisa científica sobre os efeitos terapêuticos da relação entre seres humanos e animais de estimação começou nos Estados Unidos em meados de 1960. Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios que são gerados nessa interação. Pensando nisso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) possui um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.
        Essa convivência, segundo pesquisadores, é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social. 
            Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disso, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade. 
            Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e cognitivas de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando casos de depressão.

A relação entre seres humanos e animais de estimação. Jornal Cruzeiro do Sul, 24/05/13. Disponível em < https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/474869/a-relacaoentre-seres-humanos-e-animais-de-estimacao>. Acesso em jan. 2019. (Adaptado)
Sob ponto de vista da Morfologia, a palavra formada pelo mesmo processo de formação do termo “tratamento” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q385265 | Biologia, Bioquímica, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos mecanismos de ação, cinética e regulação enzimáticas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q61930 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, UFF, COSEAC, 2019

Os níveis de citocininas em folhas destacadas da cactácea Pereskia caem quando não são formadas raízes. Entretanto, as folhas destacadas que formaram raízes mostram um aumento deste hormônio. O transporte das citocininas das raízes para as folhas se dá através do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q14909 | Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:

Em sua elaboração, a Política Nacional da Biodiversidade teve a participação de diversos setores envolvidos com o tema, tais como o governo federal, estatal, organizações não governamentais, comunidades acadêmicas, indígenas e empresários. O Ministério responsável pela Política Nacional da Biodiversidade é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q385019 | Biologia, Fatores Abióticos, Biólogo, IFRN, FUNCERN

Visando à preservação dos recursos hídricos, uma usina termoelétrica decidiu criar estações de resfriamento da água utilizada no processo de refrigeração de suas caldeiras. O objetivo é evitar que a água aquecida seja lançada diretamente em uma lagoa localizada nas proximidades da usina. De uma perspectiva ambiental, a iniciativa é importante, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q387028 | Biologia, Anatomia Vegetal, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

O conjunto de processos e eventos que levam um organismo multicelular a atingir o tamanho e a forma típicos da espécie constitui o desenvolvimento. A anatomia e morfologia de uma planta, tal como de qualquer outro organismo, dependem das características das suas células constituintes. Sobre os tecidos vegetais, assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q382547 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Guarapari ES, CONSULPLAN

“Nada na biologia faz sentido, exceto pela luz da evolução.” Esta frase, título do artigo publicado em 1973, do século passado por Theodosius Dobzhansky, credita à evolução toda a sua relevância, teoria que fez há pouco, 150 anos. Entre os fenômenos biológicos associados à evolução, a especiação ocupa posição de destaque. Sobre especiação, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q383717 | Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, SES PR, IBFC

O Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) define o exame de urina de rotina como ?o teste de urina com procedimentos normalmente realizados de forma rápida, confiável, precisa, segura e custoefetiva?. As razões para a realização do exame de urina identificadas pelo CLSI incluem: auxílio no diagnóstico da doença, triagem de populações assintomáticas para a detecção de doenças, acompanhamento da progressão da doença e da eficácia do tratamento. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q381665 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Duas espécies são competidoras quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q14907 | Raciocínio Lógico, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

César é Técnico em Enfermagem e recebeu as prescrições de um médico para administrar o medicamento ANTIDOREX em quatro pacientes diferentes (A, B, C e D). Este medicamento vem no estado líquido em um frasco de 50 mL, com a seguinte informação “ANTIDOREX 2,5 mg/mL" e para sua administração é diluído em soro e aplicado intravenoso. Abaixo está a prescrição, feita pelo médico responsável, para cada paciente.

                  Paciente          Idade / Doença                                 Prescrição
                     A            12 anos/Dor de cabeça                   20 mg de ANTIDOREX
                     B            18 anos/Dor de dente                     15 mg de ANTIDOREX
                     C            29 anos/Dor no joelho esquerdo    65 mg de ANTIDOREX
                     D            42 anos/Dor nas costas                100 mg de ANTIDOREX

Com base nessas informações, julgue os itens abaixo marcando Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(    ) César deverá administrar 9 mL de ANTIDOREX para o paciente A.
(    ) César deverá administrar 6 mL de ANTIDOREX para o paciente B.
(    ) César deverá administrar exatamente metade de um frasco de ANTIDOREX para o paciente C.
(    ) César deverá administrar para o paciente D o quíntuplo da dose administrada ao paciente A, ou seja, 40 mL de ANTIDOREX.
(    ) Para administrar a medicação aos quatro pacientes, César necessita de 3 frascos de ANTIDOREX, ao menos, já que juntos os pacientes receberão mais que 100 mL do medicamento.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q382848 | Biologia, Fatores Abióticos, Biólogo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Analise as afirmativas.

I. A Ecologia é a ciência através da qual se estuda como os organismos (animais, plantas e micro-organismos) interagem dentro e fora do mundo natural.

II. O termo Ecologia tornou-se de uso geral somente no final do século XIX, quando cientistas americanos e europeus passaram a se autodenominar ecólogos.

III. A administração dos recursos bióticos de uma forma que sustente uma razoável qualidade de vida humana, depende de uma sábia aplicação dos princípios ecológicos, não apenas para resolver ou prevenir problemas ambientais, mas também para instruir nossos pensamentos e práticas econômicas, políticas e sociais.

IV. Os organismos e seus ambientes físicos e químicos formam um ecossistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q380085 | Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Sobre a respiração humana são feitas as afirmações abaixo.

I - O transporte de O2 e CO2 é realizado, principalmente, pelos eritrócitos e pelo plasma, respectivamente.

II - Contração do diafragma e músculos intercostais aumenta o volume da caixa torácica e diminui a pressão interna resultando na inspiração.

III - Relaxamento do diafragma e músculos intercostais aumenta o volume da caixa torácica e diminui a pressão interna resultando na inspiração.

IV - O ritmo involuntário da respiração é controlado pelo cerebelo.

Assinale a opção com as alternativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q28312 | Português, Biólogo, Prefeitura de Aragoiânia GO, ITAME

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase:

_____ anos que não se _______ mais estes eletrodomésticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q385145 | Biologia, Citologia, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As células intersticiais de Leydig são células localizadas nos testículos, mais especificamente entre os tubos seminíferos, com a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q28315 | Matemática, Biólogo, Prefeitura de Aragoiânia GO, ITAME

Três fiscais da prefeitura, todos com a mesma capacidade operacional, fiscalizam 6/7 dos comércios de um bairro, trabalhando juntos por um período de 5 horas.

Se apenas um desses fiscais for convocado para terminar o restante dos comércios do bairro, ele deverá trabalhar por um período de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q61955 | Administração Financeira e Orçamentária, Biólogo, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com a Lei 4.320/64, o ato da repartição competente verificar a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscrever o débito desta, é a definição para o estágio da receita pública denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q14915 | Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
1 – Agente Mutagênico
2 – Agente Carcinogênico
3 – Agente Teratogênico
4 – Agente Tóxico
5 – Toxicidade

A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.