Início

Questões de Concursos Biólogo

Resolva questões de Biólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q383594 | Biologia, Fisiologia Animal, Biólogo, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O termo néfron é definido como a unidade filtrante do rim, tendo a sua estrutura um formato tubular com extremidade em forma de taça, conhecida como cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman é ligada ao túbulo renal que termina em um duto coletor. O túbulo renal é composto por três regiões: o túbulo contornado proximal, a alça de Henle e o túbulo contornado distal.

Com base no texto acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q61934 | Biologia, Biólogo, UFF, COSEAC, 2019

“Vamos considerar algumas características adaptativas das plantas que crescem em ambientes desérticos — caules suculentos e colunares (os quais garantem a capacidade de armazenar água), espinhos protetores e folhas reduzidas. Três famílias fundamentalmente diferentes de plantas floríferas — Euphorbiaceae, Cactaceae e Asclepiadaceae — têm membros que evoluíram nesta direção. (...) Os cactos nativos (com uma exceção) ocorrem exclusivamente no Novo Mundo. Os representantes suculentos comparáveis das famílias das euforbiáceas e asclepiadáceas ocorrem principalmente nas regiões desérticas da Ásia e especialmente da África, onde eles desempenham um papel ecológico similar aos dos cactos do Novo Mundo.”

(RAVENP.H.; EVERT R. F.; EICHHORN S. E. Biologia Vegetal. 7a ed. Editora Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro. 2011).

O texto descreve um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q11457 | Biologia, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

Doenças de caráter epidemiológico, as quais podem ser minimizadas e controladas por meio de implantação de infraestrutura adequada de saneamento básico e abastecimento de água tratada, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q385512 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Analise as afirmações abaixo sobre ClasseAmphibia.

I. Pele úmida e glandular; sem escamas externas.

II. Coração tipicamente com duas câmaras: uma aurícula eumventrículo.

III. Excreção por meio de rins mesonéfricos.

IV. Respiração por brânquias, pulmões, pele.

São Corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q171952 | Biologia, Educação ambiental, Biólogo, INFRAERO, FCC

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q383294 | Biologia, Citologia, Biólogo, UFFS, FEPESE

Com relação aos mecanismos envolvidos no ciclo celular, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q11455 | Biologia, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

A coleta e preservação de amostras vegetais é uma prática recomendável de levantamento florístico em ambientes alterados, por ação antrópica, em grandes empreendimentos geradores de impacto ambiental.

As coleções botânicas formadas por material vegetal devidamente preservado, constituído por ramos terminais compostos por folhas jovens e adultas, botões florais e flores, são denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q14910 | Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Analise as afirmativas feitas com relação ao Sistema de Gestão NBR-ISO 14.001:

I. É uma norma internacionalmente aceita, que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental.
II. A norma reconhece que organizações não devem aliar lucratividade e gestão de impactos ambientais, partindo-se do princípio que uma área sobrepõe-se a outra.
III. A norma oferece um sistema de gestão de uso e disposição de recursos; é reconhecida como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho.
IV. A norma estabelece uma relação entre prazos e ações, buscando o aumento da competitividade e a utilização controvertida dos recursos, gerando aumento da produtividade sem a conservação dos métodos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q171119 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEP

A Resolução nº 227, de 18 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biologia (CFBIO), dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, para efeito de fiscalização do exercício profissional. No seu parágrafo único, essa Resolução afirma que o exercício das atividades profissionais/técnicas vinculadas às diferentes áreas de atuação fica condicionado ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q11470 | Português, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

Texto associado.
Novos tempos

      Não dá para afirmar que seja despropositada a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar aos réus todas as possibilidades recursais previstas em lei. O que dá, sim, para discutir é se nosso marco legislativo não é absurdamente pródigo em recursos.
      Minha impressão é que, a exemplo do que aconteceu coma medicina, o direito foi atropelado pelos novos tempos e nem percebeu. Se, até algumas décadas atrás, ainda dava para insistirem modelos que procuravam máxima segurança, com médicos conduzindo pessoalmente cada etapa dos processos diagnóstico e terapêutico e com advogados podendo apelar, agravar e embargar nas mais variadas fases do julgamento, isso está deixando de ser viável num contexto em que se pretende oferecer medicina e justiça para uma sociedade de massas.
      Aqui, seria preciso redesenhar os sistemas, fazendo com que o cidadão só fosse para a Justiça ou para o hospital quando alternativas que dessem conta dos casos mais simples tivessem se esgotado. Não há razão, por exemplo, para que médicos prescrevam óculos para crianças ou para que divórcios e heranças não litigiosos passem por juízes e advogados.
      É perfeitamente possível e desejável utilizar outros profissionais, como enfermeiros, tabeliães, notários e mediadores, para ajudar na difícil tarefa de levar saúde e justiça para todos. A dificuldade aqui é que, como ambos os sistemas são controlados muito de perto por entidades de classe com fortes poderes, que resistem naturalmente a mudanças, reformas, quando ocorrem, vêm a conta-gotas.
      É preciso, entretanto, racionalizar os modelos, retirando seus exageros, como a generosidade recursal e a centralização no médico, mesmo sob o risco de reduzir um pouco a segurança. Nada, afinal, é pior do que a justiça que nunca chega ou a fila da cirurgia que não anda.

(Hélio Schwartsman. http://www1.folha.uol.com.br. 28.09.2013. Adaptado)
Segundo o primeiro parágrafo do texto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q381001 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Vários protozoários causam doenças no homem. Dentre esses protozoários e sua forma de transmissão pode-se citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q28307 | Português, Interpretação de Textos, Biólogo, Prefeitura de Aragoiânia GO, ITAME

Texto associado.
As pernas

      Ora, enquanto eu pensava, iam-me as pernas levando, ruas abaixo, de modo que, insensivelmente me achei à porta do Hotel Pharoux. De costume jantava aí; mas, não tendo deliberadamente andando, nenhum merecimento da ação me cabe, e sim às pernas, que a fizeram. Abençoadas pernas! E há quem vos trate com desdém e indiferença. Eu mesmo, até então, tinha-vos em má conta, zangava-me quando vos fatigáveis, quando não podíes ir além de certo ponto, e me deixava com o desejo a avoaçar, à semelhança de galinhas atadas pelos pés.
      Aquele caso, porém, foi um raio de luz. Sim, pernas amigas, vós deixastes à minha cabeça o trabalho de pensar em Virgília, e dissestes uma à outra: __ Ele precisa comer, são horas de jantar, vamos levá-lo ao Pharoux; dividamos a consciência dele, uma parte fique lá com a dama, tomemos a outra, para que ele vá direto, não abalroe as gentes e as carroças, tire o chapéu aos conhecidos, e finalmente chegue são e salvo ao hotel. E cumpristes à risca o vosso propósito, amáveis pernas, o que me obriga a imortalizar-vos nesta página.

(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)
“Ora, enquanto eu pensava, iam-me as pernas levando, rua abaixo...” 

Sobre a frase transcrita é correto dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q14299 | Biologia, Biólogo, UFRN

Os nucleotídeos compõem um código genético para os aminoácidos, como, por exemplo, CUG para leucina, AUG para metionina e ACU para triptofano. Considerando essas informações, o anticódon
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q14897 | Português, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Leia o trecho a seguir:

Da mesma forma, as perdas de movimentos voluntários provocadas por derrames, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou traumatismos medulares que desconectam os centros cerebrais do restante do corpo, poderão ser tratadas e corrigidas por meio dessas novas tecnologias.

Quando lemos alguns textos, é comum encontrarmos construções em que há uma distância muito grande entre o sujeito da frase e o verbo que corresponde a ele. Na frase citada, por exemplo, o verbo “poder" vai para o plural (“poderão") porque está concordando com o núcleo “perdas", que aparece muitas palavras antes. Em função dessa distância ou da inversão da posição sujeito/verbo, é comum as pessoas errarem a concordância em algumas frases. Assinale a alternativa em que ocorreu um ERRO de concordância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q11473 | Português, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

Texto associado.
Novos tempos

      Não dá para afirmar que seja despropositada a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar aos réus todas as possibilidades recursais previstas em lei. O que dá, sim, para discutir é se nosso marco legislativo não é absurdamente pródigo em recursos.
      Minha impressão é que, a exemplo do que aconteceu coma medicina, o direito foi atropelado pelos novos tempos e nem percebeu. Se, até algumas décadas atrás, ainda dava para insistirem modelos que procuravam máxima segurança, com médicos conduzindo pessoalmente cada etapa dos processos diagnóstico e terapêutico e com advogados podendo apelar, agravar e embargar nas mais variadas fases do julgamento, isso está deixando de ser viável num contexto em que se pretende oferecer medicina e justiça para uma sociedade de massas.
      Aqui, seria preciso redesenhar os sistemas, fazendo com que o cidadão só fosse para a Justiça ou para o hospital quando alternativas que dessem conta dos casos mais simples tivessem se esgotado. Não há razão, por exemplo, para que médicos prescrevam óculos para crianças ou para que divórcios e heranças não litigiosos passem por juízes e advogados.
      É perfeitamente possível e desejável utilizar outros profissionais, como enfermeiros, tabeliães, notários e mediadores, para ajudar na difícil tarefa de levar saúde e justiça para todos. A dificuldade aqui é que, como ambos os sistemas são controlados muito de perto por entidades de classe com fortes poderes, que resistem naturalmente a mudanças, reformas, quando ocorrem, vêm a conta-gotas.
      É preciso, entretanto, racionalizar os modelos, retirando seus exageros, como a generosidade recursal e a centralização no médico, mesmo sob o risco de reduzir um pouco a segurança. Nada, afinal, é pior do que a justiça que nunca chega ou a fila da cirurgia que não anda.

(Hélio Schwartsman. http://www1.folha.uol.com.br. 28.09.2013. Adaptado)
Releia o seguinte trecho do texto:

      A dificuldade aqui é que, como ambos os sistemas são controlados muito de perto por entidades de classe com fortes poderes, que resistem naturalmente a mudanças, reformas, quando ocorrem, vêm a conta-gotas.

A expressão destacada no final do trecho foi utilizada pelo autor para enfatizar o que ele considera ser uma caracterís­tica das reformas e mudanças nos sistemas de saúde e de justiça brasileiros: a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q14914 | Meio Ambiente, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais, sendo composto por categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo.
O texto acima se refere ao que se encontra em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q378479 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q171045 | Português, Conotação e Denotação, Biólogo, MPE SP, VUNESP

Texto associado.
McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia, implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais ao julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede de que participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentados por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. Essa informação, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.
(Vinicius Romanini, Tudo azul no universo das redes. Revista USP, no 92. Adaptado)
Assinale a alternativa em que se caracteriza o emprego de palavras em sentido figurado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q14904 | Raciocínio Lógico, Biólogo, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Eunice é Técnica em Higiene Dental em uma Unidade de Saúde de Piraquara. Certo dia, após a triagem, ficou definido que Eunice deveria atender 8 pacientes com as seguintes características: 2 pacientes encaminhados para remoção de placa e tártaro através de raspagem; 2 pacientes encaminhados para demonstração de técnicas de escovação visando prevenir a cárie dental; 3 pacientes encaminhados para polimento de restauração; 1 paciente encaminhado para remoção de sutura. Como nenhum caso apresentava urgência, Eunice sorteou dentre os oito casos qual seria o primeiro a ser atendido. Assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de Eunice ter sorteado um paciente que necessita de polimento de restauração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q11475 | Português, Biólogo, SAAE SP, VUNESP

Texto associado.
Novos tempos

      Não dá para afirmar que seja despropositada a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar aos réus todas as possibilidades recursais previstas em lei. O que dá, sim, para discutir é se nosso marco legislativo não é absurdamente pródigo em recursos.
      Minha impressão é que, a exemplo do que aconteceu coma medicina, o direito foi atropelado pelos novos tempos e nem percebeu. Se, até algumas décadas atrás, ainda dava para insistirem modelos que procuravam máxima segurança, com médicos conduzindo pessoalmente cada etapa dos processos diagnóstico e terapêutico e com advogados podendo apelar, agravar e embargar nas mais variadas fases do julgamento, isso está deixando de ser viável num contexto em que se pretende oferecer medicina e justiça para uma sociedade de massas.
      Aqui, seria preciso redesenhar os sistemas, fazendo com que o cidadão só fosse para a Justiça ou para o hospital quando alternativas que dessem conta dos casos mais simples tivessem se esgotado. Não há razão, por exemplo, para que médicos prescrevam óculos para crianças ou para que divórcios e heranças não litigiosos passem por juízes e advogados.
      É perfeitamente possível e desejável utilizar outros profissionais, como enfermeiros, tabeliães, notários e mediadores, para ajudar na difícil tarefa de levar saúde e justiça para todos. A dificuldade aqui é que, como ambos os sistemas são controlados muito de perto por entidades de classe com fortes poderes, que resistem naturalmente a mudanças, reformas, quando ocorrem, vêm a conta-gotas.
      É preciso, entretanto, racionalizar os modelos, retirando seus exageros, como a generosidade recursal e a centralização no médico, mesmo sob o risco de reduzir um pouco a segurança. Nada, afinal, é pior do que a justiça que nunca chega ou a fila da cirurgia que não anda.

(Hélio Schwartsman. http://www1.folha.uol.com.br. 28.09.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação, de acordo com a norma ­padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.