Questões de Concursos: Bibliotecário

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Bibliotecário. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

112 Q35135 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Pode-se, no texto, sem prejuízo da concordância, substituir a forma verbal em destaque pela forma que se propõe em:

113 Q712444 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC

Dentre os seis princípios que devem ser considerados quando da formulação de objetivos para os projetos da biblioteca, o da simplicidade busca

114 Q35161 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) que divide o conhecimento humano em dez classes é o sistema de classificação mais utilizado em todo mundo. Relacione as notações apresentadas na coluna I com as classes descritas na coluna II.

Coluna I
1. 090
2. 330
3. 981
4. 869

Coluna II
( ) história do Brasil
( ) economia
( ) literatura portuguesa
( ) livros raros

A sequência correta é:

115 Q27882 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Texto associado.
Texto 1
Carteira de Vacinação na Promoção da Saúde Bucal Infantil¹

     Um projeto desenvolvido na Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, encontrou um jeito inusitado - e muito efetivo - de garantir o acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida. Veja só: logo após serem vacinados em um posto de saúde da cidade, os pequenos são encaminhados para um dentista do local. E a consulta, assim como o agendamento do retorno, fica registrada na carteira nacional de vacinação. As anotações servem como lembrete para os pais sobre a importância da saúde bucal de seus pequenos e, de quebra, facilitam o controle das visitas futuras ao odontologista, que passam a ser feitas com regularidade. Iniciada em 2007, a ação acarretou resultados incontestáveis. Quando as crianças monitoradas chegaram à idade escolar, 70% estavam livres de cárie e as outras 30% apresentavam apenas um estágio inicial da doença.

Fonte: ¹www.premiosaúde.com.br - acesso em 06/01/2015- Autor: Geraldo Stocco
“[...] encontrou um jeito inusitado e muito efetivo”. As palavras em destaque, na frase significam, respectivamente:

116 Q602882 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A indexação é o processo de elaboração de índices que pode ser realizada com o uso de linguagens documentárias ou empregando-se a linguagem natural. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.

Segundo os princípios que orientam o estabelecimento de relações conceituais entre os termos que compõem um tesauro, é correto estabelecer uma relação associativa e não uma relação hierárquica entre os termos botânica e planta.

117 Q11829 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Segundo o AACR2R, quando um item não apresenta data de publicação ou de copirraite, a data de impressão deve ser indicada como:

118 Q27877 | Raciocínio Lógico, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Uma sequência lógica representa um encadeamento de símbolos, sons, sinais que se repetem ou que seguem um mesmo raciocínio que pode ser no sentido crescente, decrescente ou representa uma unidade representativa.

Nesse caso, qual das sequências representa essa definição apresentada na questão?

119 Q607747 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Assinale a alternativa correta, segundo o AACR2 (2002), sobre a descrição da data de publicação de uma obra.

120 Q609045 | Biblioteconomia, Ferramentas e estratégias de busca, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO

O tipo de serviço que faz a indexação automática das informações, procurando colecionar o maior número possível de informações, e cuja varredura dos sítios é feita por meio de programas de computador chamados robôs, denomina- se:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.