Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q602515 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, TCE AL, FCC

Motor de busca utilizado no ambiente Web, que pode influenciar sobremaneira a quantidade e a qualidade das informações por ele recuperadas.

 O texto acima identifica o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q606870 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o sistema Classificação Decimal Universal (CDU), é destinado à classificação do conhecimento e dos suportes de seus registros e tem seus conceitos hierarquicamente estruturados em grandes classes, julgue os itens a seguir.

O sistema CDU exibe quatro grandes características estruturais: decimalidade, universalidade, caráter hierárquico e caráter analítico-sintético.

  1. ✂️
  2. ✂️

1243Q609946 | Biblioteconomia, Estrutura e características das publicações DOU e DJ, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com base em aspectos relativos a banco de dados e acerca da estrutura e das características do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens subsecutivos.

O DOU tem sua base de dados disponível em linha, com formato informacional idêntico ao impresso e a mesma estrutura de três seções, sendo elas:

SEÇÃO 1 – leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

SEÇÃO 2 – atos de interesse dos servidores da administração pública federal.

SEÇÃO 3 – contratos, editais, avisos e ineditoriais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1244Q604830 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito da conceituação e do histórico da documentação e ciência da informação, julgue os itens seguintes.

O objeto atual da ciência da informação não é mais o mesmo da biblioteconomia e de suas disciplinas coirmãs. Não são mais a biblioteca e o livro, o centro de documentação e o documento, mas a informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1245Q605344 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, MDS, CESPE CEBRASPE

O Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2) incorporou as regras estabelecidas na Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada Geral — ISBD(G). As informações descritivas estão divididas nas seguintes áreas:

I título e indicação de responsabilidade;

II edição;

III detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação);

IV publicação, distribuição etc.;

V descrição física;

VI série;

VII notas;

VIII número normalizado e modalidades de aquisição.

Com relação a essas áreas e às regras de descrição do AACR2, julgue os próximos itens.

Para a descrição bibliográfica de monografias impressas, podem ser utilizadas todas as áreas de descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1247Q607916 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Itaúna MG

Com relação ao formato US MARC (MARC 21), o campo, Nota de Público Alvo contém uma nota que identifica o público específico ou nível intelectual para o qual o conteúdo do item descrito é apropriado. É utilizado principalmente quando conteúdo do documento é considerado como apropriado para um público ou para um nível intelectual determinado, por exemplo, alunos de escolas elementares. Marque a alternativa que identifica o campo descrito acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q604337 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A política de desenvolvimento de coleções é um dos aspectos mais importantes na gestão dos recursos informacionais de uma biblioteca. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

No processo de desenvolvimento de coleções, o estudo das necessidades informacionais da comunidade é secundário, importando mais a experiência do bibliotecário na seleção do material bibliográfico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1249Q602037 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CONSULPLAN

A classificação bibliográfica apresenta como função principal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q609727 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Itaúna MG

As bases de dados gráficos apresentam na sua estrutura fórmulas químicas, imagens, logotipos, marcas comerciais patenteadas, dentre outras tipologias informacionais. É um exemplo de base de dados gráfico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q604873 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir que versam acerca da avaliação de coleções, que é uma das etapas do processo de desenvolvimento de coleções.

A avaliação de coleções por meio de estudos de uso da coleção é realizada com base em dados de toda a coleção ou por amostragem de títulos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1252Q601818 | Biblioteconomia, Bibliotecário, BNDES, VUNESP

O relatório de uma unidade de informação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q604653 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes acerca de planejamento, elaboração e normalização de documentos científicos bem como acerca das normas técnicas e dos organismos nacionais e internacionais de normalização.

A ABNT é constituída de Comitês que mantêm Comissões de Estudo em atividade nas mais diversas áreas. Obtido o consenso, o projeto de norma é submetido à aprovação nacional. Uma vez aprovada, a norma é encaminhada ao SINMETRO que a registra como norma brasileira (NBR).

  1. ✂️
  2. ✂️

1254Q857849 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Bibliotecário, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Se a sintaxe do argumento “expressão_membro”, na função VALORCUBO, no Microsoft Excel, estiver incorreta, essa função retornará o seguinte valor de erro: #N/D.

II. A função CILMÍN, no Microsoft Excel, exibe para o usuário a média aritmética dos mínimos variáveis de uma sequência numérica de valores que indicam despesas ou receitas.

III. Quando o membro especificado pelo argumento “expressão_membro”, na função VALORCUBO, no Microsoft Excel, não existir no cubo, essa função retornará o seguinte valor de erro: #N/D.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1255Q602385 | Biblioteconomia, Bibliotecário, INFRAERO, NCE

Na literatura, a palavra Biblioteconomia encontra-se descrita etimologicamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q601123 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, CONAB, FJPF

No panorama da informação em C&T no Brasil, um dos centros de informação que ocupa papel de destaque é o/a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q169287 | Português, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Texto associado.
                                                        Fundas canções

        “Existirmos, a que será que se destina?" - pergunta um verso de Caetano Veloso em sua bela canção “Cajuína", nascida numa visita a amigo em Teresina. Que faz numa canção popular essa pergunta fundamental sobre o propósito mesmo da vida humana? - perguntarão aqueles que preferem separar bem as coisas, julgando que somente os gêneros “sérios" podem querer dar conta das questões “sérias". O preconceito está em não admitir que haja inteligência - e das fulgurantes, como a de Caetano Veloso - entre artistas populares. O fato é que a pergunta dessa canção, tão sintética e pungente, incide sobre o primeiro dos nossos enigmas: o da finalidade da nossa existência.

        Não seria difícil encontrarmos em nosso cancioneiro exemplos outros de pontos de reflexão essencial sobre nossa condição no mundo. Em “A vida é um moinho", de Cartola, ou em “Esses moços", de Lupicínio Rodrigues, ou ainda em “Juízo final", de Nelson Cavaquinho, há agudos lampejos reflexivos, nascidos de experiências curtidas e assimiladas. Não se trata de “sabedoria popular": é sabedoria mesmo, sem adjetivo, filtrada por espíritos sensíveis que encontraram na canção os meios para decantar a maturidade de suas emoções. Até mesmo numa marchinha de carnaval, como “A jardineira", do Braguinha, perguntamos: “Ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?" - para saber que a tristeza dela vem da morte de uma camélia. Essa pequena tragédia, cantada enquanto se dança, mistura-se à alegria de todos e funde no canto da vida o advento natural da morte: “Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu..."

        Mesmo em nosso folclore, compositores anônimos alcançaram um tom elevado na dicção aparentemente ingênua de uma cantiga de roda. Enquanto se brinca, canta-se: “Menina, minha menina / Faz favor de entrar na roda / Cante um verso bem bonito / Diga adeus e vá-se embora". Não será essa uma expressão justa do sentido mesmo de nossa vida: entrar na roda, dizer a que veio e ir-se embora? É o que cantam as alegres crianças de mãos dadas, muito antes de se preocuparem com a metafísica ou o destino da humanidade.


(BARROSO, Silvino, inédito)

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q609101 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Langridge (2006, p. 19) sobre a classificação em bibliotecas, pontua:

“Biblioteconomia consiste na seleção, organização e disseminação do conhecimento apresentado em várias formas físicas. A técnica mais importante usada nesta organização é a classificação.”

 Pensando a classificação como um dos atos mais importantes no trabalho do bibliotecário, aponte em qual tipo de estrutura de classificação se enquadra a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.