Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q169287 | Português, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Texto associado.
                                                        Fundas canções

        “Existirmos, a que será que se destina?" - pergunta um verso de Caetano Veloso em sua bela canção “Cajuína", nascida numa visita a amigo em Teresina. Que faz numa canção popular essa pergunta fundamental sobre o propósito mesmo da vida humana? - perguntarão aqueles que preferem separar bem as coisas, julgando que somente os gêneros “sérios" podem querer dar conta das questões “sérias". O preconceito está em não admitir que haja inteligência - e das fulgurantes, como a de Caetano Veloso - entre artistas populares. O fato é que a pergunta dessa canção, tão sintética e pungente, incide sobre o primeiro dos nossos enigmas: o da finalidade da nossa existência.

        Não seria difícil encontrarmos em nosso cancioneiro exemplos outros de pontos de reflexão essencial sobre nossa condição no mundo. Em “A vida é um moinho", de Cartola, ou em “Esses moços", de Lupicínio Rodrigues, ou ainda em “Juízo final", de Nelson Cavaquinho, há agudos lampejos reflexivos, nascidos de experiências curtidas e assimiladas. Não se trata de “sabedoria popular": é sabedoria mesmo, sem adjetivo, filtrada por espíritos sensíveis que encontraram na canção os meios para decantar a maturidade de suas emoções. Até mesmo numa marchinha de carnaval, como “A jardineira", do Braguinha, perguntamos: “Ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?" - para saber que a tristeza dela vem da morte de uma camélia. Essa pequena tragédia, cantada enquanto se dança, mistura-se à alegria de todos e funde no canto da vida o advento natural da morte: “Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu..."

        Mesmo em nosso folclore, compositores anônimos alcançaram um tom elevado na dicção aparentemente ingênua de uma cantiga de roda. Enquanto se brinca, canta-se: “Menina, minha menina / Faz favor de entrar na roda / Cante um verso bem bonito / Diga adeus e vá-se embora". Não será essa uma expressão justa do sentido mesmo de nossa vida: entrar na roda, dizer a que veio e ir-se embora? É o que cantam as alegres crianças de mãos dadas, muito antes de se preocuparem com a metafísica ou o destino da humanidade.


(BARROSO, Silvino, inédito)

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q609101 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Langridge (2006, p. 19) sobre a classificação em bibliotecas, pontua:

“Biblioteconomia consiste na seleção, organização e disseminação do conhecimento apresentado em várias formas físicas. A técnica mais importante usada nesta organização é a classificação.”

 Pensando a classificação como um dos atos mais importantes no trabalho do bibliotecário, aponte em qual tipo de estrutura de classificação se enquadra a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q605525 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CONSULPLAN

O marketing em unidades de informação pode ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q170606 | Informática, Sistema Operacional e Software, Bibliotecário, AGU, IDECAN

No Sistema Operacional Windows 7 (configuração padrão – idioma português Brasil), ao pressionar as teclas de atalho Alt + Tab, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q608116 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.

Esta definição refere-se à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q608375 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.” Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

 2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

 5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q604301 | Biblioteconomia, Bibliotecário, INFRAERO, NCE

A informação jurídica difere de alguns tipos de informação em um aspecto muito importante, que é a/o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q603535 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

Na gestão de unidades de informação, o sistema que abrange todas as informações e os procedimentos que fazem parte dos processos da unidade e é concebido de maneira modular, em que todos os módulos funcionam isoladamente, porém se interrelacionam à gestão total da unidade de informação, denomina-se sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q605840 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Arquivo Nacional, NCE

A norma sobre apresentação de índices (NBR 6034/2004, da ABNT), estabelece que os índices, quanto ao enfoque, podem ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q608658 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao planejamento em serviços de informação.

I. Por não estar totalmente incorporado à rotina do bibliotecário, o planejamento, quando ocorre, é como atividade esporádica e não como atividade permanente. Como atividade esporádica, corre o risco de se limitar a fabricar planos como fins em si mesmos, perdendo de vista a ação. II. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso significa que o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta. Conclui-se das informações acima que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1271Q602533 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de indexação.

A prática do indexador, associada ao conhecimento das demandas e necessidades de informação dos usuários, é um procedimento utilizado para agilizar o trabalho de análise documentária.

  1. ✂️
  2. ✂️

1272Q698537 | Biblioteconomia, Bibliotecário, UNICAMP, VUNESP, 2019

Pela normalização documentária brasileira para apresentação de artigo em publicação periódica científica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q604074 | Biblioteconomia, Bibliotecário, INPI, NCE

O periódico científico, veículo formal da comunicação científica, foi definido por Garvey como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q711092 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

Sobre o processo de indexação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) É um processo que agrega valor à informação, organizando-a e tornando-a acessível para o usuário.

( ) Tem como fase inicial a análise de assunto, tarefa que envolve o uso de instrumentos como tesauros, ontologias e outros.

( ) Traduz o conteúdo do documento para uma linguagem acessível e padronizada.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1275Q607414 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

A força da biblioteca digital está na integração de elementos heterogêneos, e que se pode definir como um sistema sociotecnológico que é útil para múltiplas comunidades, através de acessos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q609989 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Considerando que obra monográfica seja todo tipo de informação registrada independente de seu suporte e que, no Brasil, as normas de elaboração de obra monográfica sejam regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue os itens subsequentes.

A indicação dos nomes pessoais ou institucionais e da natureza da participação intelectual, artística, técnica ou administrativa na elaboração da publicação em uma obra é conhecida como crédito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1277Q608711 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação decimal universal (CDU).

A Classe 34 – Direito. Jurisprudência está contida na Classe – Ciências Sociais. Esse método de classificação aplica-se aos diversos sistemas jurídicos adotados por diferentes países.

  1. ✂️
  2. ✂️

1278Q610012 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Acari RN

Identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo, aplica-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1279Q603375 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas são ferramentas fundamentais para a gestão do acervo e dos serviços de informação. Julgue os itens subseqüentes acerca desses sistemas.

As características básicas do módulo de circulação, tais como tamanho do processador e quantidade de estações de trabalho, independem da quantidade de itens disponíveis para empréstimo e da quantidade diária de retiradas e renovações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1280Q394229 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Determinada autarquia do Estado, cuja finalidade é recuperar estradas em más condições de uso, realizava obras em trecho movimentado da rodovia, sendo obrigada a interditar uma das pistas. Em razão da má sinalização existente nas proximidades da obra, um motorista alegou que o acidente com seu veículo foi causado pela imprudência dos responsáveis pela obra e decidiu ingressar com ação de reparação de danos junto ao Poder Judiciário.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, sobre a responsabilidade civil do Estado.

No caso descrito, o condutor deverá, obrigatoriamente, demonstrar que o acidente ocorreu por culpa ou dolo da autarquia.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.