Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1602Q603857 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

A respeito de liderança, motivação, trabalho em equipe e capacitação de recursos humanos na gestão de pessoas em bibliotecas, julgue os itens subseqüentes.

Ao determinar o programa de trabalho e a forma como ele deve ser executado, a liderança autocrática contribui para o sucesso do trabalho em equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

1603Q606676 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

No que concerne a catálogos, julgue os itens subsecutivos. 90 As linguagens documentárias alfabéticas são importantes instrumentos de apoio para a indexação e a recuperação da informação em sistemas de recuperação da informação, como os catálogos coletivos informatizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1604Q609755 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem. A estrutura do AACR foi criada com vistas à descrição de metadados para catálogos manuais, em papel, razão por que, em algumas aplicações eletrônicas, o código poderá apresentar, naturalmente, algumas limitações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1605Q607967 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Acerca de documentação geral e jurídica, julgue os itens a seguir. As fontes de informação não convencionais, utilizadas para a realização de pesquisas especializadas, são conhecidas como literatura branca.
  1. ✂️
  2. ✂️

1607Q608487 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. No que tange aos usuários, é preciso considerar dois tipos de necessidades de informação: a que resulta do desejo de saber, em função do conhecimento; e a que resulta de necessidades materiais exigidas para a realização das atividades humanas, profissionais e pessoais, em função da ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1608Q608496 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Um serviço de disseminação seletiva da informação envolve os seguintes processos: seleção, análise e indexação de documentos; levantamento do perfil de interesse dos usuários; e adoção de critérios que canalizem, periodicamente, as informações relevantes aos usuários. A afirmativa acima está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1609Q610034 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Com a revisão do AACR2 de 2002, o campo abrangido pelo capítulo 12 passou a englobar:

I. recursos publicados sucessivamente; II. recursos integrados em andamento; III. algumas categorias de recursos finitos. São exemplos de recursos incluídos em cada categoria, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1610Q604916 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos tipos e das funções dos catálogos.

O estudo de uso do catálogo de uma biblioteca é um parâmetro inadequado para o estudo de usuários dessa biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

1612Q606201 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação à fonte de informação prescrita no AACR2, que tem prioridade na descrição bibliográfica da área do título, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q169980 | Português, Bibliotecário, MAPA, CONSULPLAN

Texto associado.

Texto para responder às questões de 01 a 09.

As verdades da razão

Raciocinar não é algo que aprendemos na solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. "Conversar" não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa – sobretudo só se discute – entre iguais. Por isso o hábito filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais inamovíveis.

[...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras.

[...] Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam "onde estamos e quem somos". E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.

[...] A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também – e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda – devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca incluía conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não

como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades. (Fernando Savater. "As verdades da razão". In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.)

Os termos destacados em "Não como afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades." (3º§) indicam, respectivamente, uma relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1614Q603917 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Indústrias Nucleares do Brasil SA, CONSULPLAN

Numere a coluna da direita, referente às áreas de abrangência das normas, considerando as normas brasileiras de documentação e informação na coluna da esquerda:

( 1 ) NBR 10520:2002 ( ) Apresentação de citações em documentos.

( 2 ) NBR 6028:2003 ( ) Referências.

( 3 ) NBR 6032:1989 ( ) Resumos.

( 4 ) NBR 6023:2002 ( ) Abreviação de Títulos de Periódicos e Publicações Seriadas.

A seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1615Q601883 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Suframa AM, FUNRIO

De acordo com as normas de catalogação adotadas no país, a entrada correta de uma publicação produzida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1616Q602398 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando os conceitos básicos e as finalidades da documentação, julgue os itens a seguir.

Documentação, em sentido amplo, refere-se à reunião ou coleção de documentos de qualquer natureza, conservados e organizados para fins de consulta, estudo ou prova.

  1. ✂️
  2. ✂️

1617Q604190 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, em relação à biblioteconomia e à ciência da informação.

O ponto focal do paradigma da biblioteconomia é a biblioteca em si, onde fica em evidência o fluxo de informação que ocorre em um sistema de pergunta-resposta; consequentemente, a ciência da informação é uma evolução natural dessa área.

  1. ✂️
  2. ✂️

1619Q601384 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, TCE PB, FCC

A linguagem documentária tem sua importância aumentada atualmente, quando é preciso contar com mecanismos que desempenhem o papel de filtros para a recuperação da informação, considerando o enorme volume de dados e conhecimentos disponíveis na Internet. Entretanto, para exercer esse papel, a linguagem documentária

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1620Q711992 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Tendo em mãos um documento sobre “Violino, violoncelo, viola e contrabaixo” e usando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária optou por classificá-lo em “Instrumentos de cordas”. A profissional está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.