Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q602942 | Biblioteconomia, Documentação e Finalidades Jurídicas, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

ROBREDO (1978) também assinala que a documentação tem como finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q609854 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, TJ MG, FUMARC

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma estratégia útil para restringir o ruído nas pesquisas em ambiente virtual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1623Q609608 | Biblioteconomia, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue os itens subsequentes. A elaboração de um tesauro inclui a definição de classes, atributos e a descrição dos valores permitidos a esses atributos, além de abranger, entre outros, classes ou conceitos, relações, instâncias e axiomas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1625Q608329 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, TJ AC, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização e administração de bibliotecas, julgue os próximos itens.

A tabela de Cutter é formada por um registro por meio do qual se atribui um número para cada autor, com o objetivo de diferenciar os livros que tratam de um mesmo assunto por autor e título. Esse número é formado pela inicial do nome do autor, número atribuído ao sobrenome na tabela de Cutter e inicial da primeira palavra do título da obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

1626Q170575 | Direito Civil, Parte Geral, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Considere:

I. Dinheiro.

II. Sacos de Arroz.

III. Dois kilos de banana prata.

IV. Quadro do Pintor “X” já falecido.

De acordo com o Código Civil brasileiro, são considerados bens fungíveis os indicados APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1628Q604507 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TCE PB, FCC

As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.

O texto acima refere-se à definição para serviço de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1629Q604252 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Em uma biblioteca, um usuário que conhece o sistema de classificação adotado por essa instituição dirigiu-se às estantes onde se encontravam os documentos sobre gestão do conhecimento. Ele encontrou três livros que tratavam desse assunto, mas que não eram suficientes para atender as suas necessidades de informação. Ao consultar o termo gestão do conhecimento no catálogo de assuntos, esse usuário encontrou registros bibliográficos de 5 capítulos de livros e 10 artigos de periódicos sobre o assunto.

 Considerando a situação hipotética acima, é correto afirmar que o usuário localizou os documentos no catálogo porque a biblioteca adota o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q604520 | Biblioteconomia, Bibliotecário, BNDES, VUNESP

A Bibliometria, introduzida no Brasil, na década de 70 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, define-se como a análise

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q602475 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

Na Classificação Decimal Universal (CDU), se o documento tratar de dois ou mais assuntos que forem subdivisões de um assunto mais abrangente, ele deve ser classificado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q601220 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

A respeito de indexação, julgue os itens que se seguem. A facilidade de preservação da multidimensionalidade das relações entre os termos, e a combinação dos termos entre si, de qualquer forma, no momento da busca, são afirmações relativas a sistemas pós-coordenados.
  1. ✂️
  2. ✂️

1633Q601476 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

Em qualquer entidade, incluindo bibliotecas, a administração é hoje vista como um processo cíclico, cujas funções são intimamente relacionadas, em interação dinâmica. A função administrativa que precede todas as demais e que estabelece os objetivos para o esforço do grupo denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q606344 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, concernentes ao estudo de usuários.

No contexto dos estudos de usuários, a aplicação da entrevista deve ser feita somente no ambiente da biblioteca com os seus usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

1635Q609423 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, MAPA, CONSULPLAN

A unidade conceitual que possui características semânticas pertencentes a uma especialidade dada, unidade conceitual que pode ser expressa por uma raiz léxica, uma palavra ou um conjunto de palavras denomina?se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1636Q603559 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a perguntas hipotéticas formuladas ao usuário de biblioteca em uma entrevista de referência.

"O que você gostaria de saber sobre plantas medicinais?" é exemplo de pergunta aberta, útil para identificar lacunas na formulação da pergunta do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1637Q603829 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Arquivo Nacional, NCE

O atributo que implica a capacidade de manter o nível de performance, considerando maturidade, tolerância à falhas e recuperabilidade, constitui um requisito de avaliação para seleção e implantação de softwares em unidades de informação, também denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q609720 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, IFRN, FUNCERN

O primeiro enfoque do profissional da informação, na sua função de planejador, consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1639Q605625 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Arquivo Nacional, NCE

Relacione as definições constantes na primeira coluna com os exemplos arrolados na segunda, considerando as disposições da norma para citações em documentos (NBR 10520/2002), da ABNT:

I. Comentários, esclarecimentos ou explanações, que não podem ser incluídos no texto.

II. Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

III. Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

IV. Texto baseado na obra do autor consultado.

V. Indicações de fontes consultadas ou remissões a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

(1) notas de referência;

(2) citação indireta;

(3) citação de citação;

(4) citação direta;

(5) notas explicativas.

As relações corretas estão indicadas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q603582 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, MDS, CESPE CEBRASPE

Uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados junto com a descrição deles, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários. Com base nesse conceito, julgue os seguintes itens.

Um sistema de base de dados pode compreender vários arquivos interligados, como ocorre em um sistema de gerenciamento de bibliotecas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.