Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q602539 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MinC, FGV

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q605174 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Um código de catalogação e um formato de entrada são imprescindíveis para o processo de criação de um registro bibliográfico em meio magnético. Identifiqueos a seguir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q606805 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CESGRANRIO

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/ clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q601313 | Biblioteconomia, Bibliotecário, UFPE, COVEST

"Arquivo composto por documentos de formas físicas diversas: fotografias, discos, fitas, slides, CDs, microformas, disquetes, etc. – que merecem tratamento diferenciado não apenas quanto ao armazenamento mas também quanto ao registro, acondicionamento, controle e conservação" é definição de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q11827 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

De acordo com a NBR 6033 da ABNT, que fixa os critérios de aplicação da ordem alfabética, a ordenação dos títulos compatível com a norma é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q171946 | Biblioteconomia, Bibliotecário, TCE PI, FCC

A evolução das gerações da Web se deu de maneira muito rápida: a primeira geração teve início no começo da década de 1990, a segunda surgiu em 2004 e já se fala na terceira geração. São elas, respectivamente, Web tradicional, Web 2.0 e Web semântica.

É correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q608724 | Biblioteconomia, Conservação de acervos, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Com o auxílio de um pincel de pelos macios, inicia-se o processo de varredura de todas as folhas e capas de um documento. Esse procedimento refere-se à técnica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q11849 | Português, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO

João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
A frase abaixo em que o sujeito do verbo sublinhado aparece posposto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q27883 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Texto associado.
Texto 1
Carteira de Vacinação na Promoção da Saúde Bucal Infantil¹

     Um projeto desenvolvido na Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, encontrou um jeito inusitado - e muito efetivo - de garantir o acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida. Veja só: logo após serem vacinados em um posto de saúde da cidade, os pequenos são encaminhados para um dentista do local. E a consulta, assim como o agendamento do retorno, fica registrada na carteira nacional de vacinação. As anotações servem como lembrete para os pais sobre a importância da saúde bucal de seus pequenos e, de quebra, facilitam o controle das visitas futuras ao odontologista, que passam a ser feitas com regularidade. Iniciada em 2007, a ação acarretou resultados incontestáveis. Quando as crianças monitoradas chegaram à idade escolar, 70% estavam livres de cárie e as outras 30% apresentavam apenas um estágio inicial da doença.

Fonte: ¹www.premiosaúde.com.br - acesso em 06/01/2015- Autor: Geraldo Stocco
Assinale a frase em que a concordância (nominal e/ou verbal) está de acordo com a norma culta da língua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q601088 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação ao Programa Biblioteca Eletrônica - ProBE, assinale a alternativa correta no que se refere ao período cronológico coberto pelos periódicos incluídos no programa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q35141 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Mantém-se o sentido de: “POR sua condição de ‘espetáculo’, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração...” (§ 5) com a substituição da preposição destacada pela seguinte locução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q608815 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CESGRANRIO

Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q607372 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, IFB BA, FUNRIO

Para garantir a qualidade na construção de ontologias, utilizamos alguns princípios. Aquele no qual as inferências derivadas da ontologia definida devem ser corretas e consistentes do ponto de vista formal e informal com as definições é o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q604417 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A interface é parte do sistema computacional utilizada pelo usuário para interagir física, perceptiva e conceitualmente com o sistema. Assinale a opção correta acerca de interface em bibliotecas digitais e sítios web.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q609167 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

Novas abordagens da indexação automática tornam cada vez mais tênue a fronteira entre ciência da informação e inteligência artificial. Abordagens estas, outrora exclusivas da filosofia (ontologia), da linguística (semântica, semiótica), ou da matemática, da física e da estatística (matrizes, vetores, clusters, infometria), abrem, expandem e consolidam novos espaços para a ciência da informação em benefício de todos, ou melhor, de todos os que não querem continuar adormecidos pela saudade de uma realidade que não existe mais. Em outra ordem de ideias, cabe lembrar a abordagem da linguística computacional, para análise automática de textos completos. Com o auxílio do computador, esta realiza uma análise sintática e semântica das sentenças para estudar as estruturas e o significado da linguagem do texto, no processo de indexação automática. A análise sintática identifica a função da palavra na sentença, ou seja, sua classe gramatical, assim como a relação entre as palavras da sentença. Diante disso, é CORRETO afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q27879 | Raciocínio Lógico, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Temos as idades de um pai e de um filho. O pai está casado a 28 anos e não foi pai antes de estar casado com a mãe do rapaz. A idade do pai é igual ao dobro da idade do filho adicionado de 2 anos. Já, se triplicarmos a idade do filho temos a idade do pai adicionada de 23 anos.

Qual é a soma das idades de pai e filho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q171301 | Biblioteconomia, Bibliotecário, TCE PI, FCC

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento original. Deve ser precedido da referência do documento, mesmo quando inserido no próprio documento.

A afirmativa está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q608001 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

Com relação ao estudo de usuários, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q11824 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

O produto de um serviço de informação é o conjunto de bens e serviços oferecidos para o conforto material e cultural do consumidor/cliente. Quando um usuário utiliza um serviço de informação, é necessário verificar o nível de satisfação em relação ao produto/serviço oferecido. Esse tipo de informação fornece um retrato do serviço e aponta as melhores ações para administrar o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q170812 | Português, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder às questões de números 9 a 15, considere o texto a seguir.

Pobres palavras

Lendo um romance, tropecei na palavra inexorável. É
uma das que mantenho desconhecidas, desde rapazola, quando
peguei gosto de ler. Desconhecida porque, mesmo já tendo
lido inexorável muitas vezes, nunca quis saber o sentido. Parece
uma palavra em desuso, dessas que ficam lá nos velhos
armazéns da língua, coberta de poeira, até que alguém pega e
coloca numa frase como uma roupa no varal. O leitor é quem
recolhe essas roupas, uma por uma, menos as que, como
inexorável, a gente não sabe o que é, deixa lá, para que volte
sozinha ao armazém e fique lá mofando até que...
Bem, desta vez fiquei com pena da pobre inexorável e fui
ao dicionário. E inexorável é implacável. Eu já desconfiava
disso, tantas vezes li que o destino é inexorável, e fiquei feliz
porque o significado justifica a pompa da palavra. Porque a primeira
vez que fui ao dicionário desvendar uma palavra, foi uma
inenarrável (olha outra pomposa aí) decepção.
Era a palavra inconsútil. Em prosa e poesia, volta e meia
lá vinha a inconsútil. Um dia, já na casa dos quarenta, a barba
começando a grisalhar, não aguentei mais as décadas de ignorância
e fui ao dicionário. E inconsútil é apenas "sem costura".
Tantos mantos inconsúteis e eu não conseguia ver algo em comum
entre eles para achar o sentido da palavra, e eram apenas
mantos sem costura. Fiquei acabrunhado (esta nem pomposa, é
atrapalhada mesmo).

(PELLEGRINI, Domingos. Lições de gramática para quem gosta de literatura. São Paulo: Panda Books, 2007, p. 40-41)

Quanto ao uso da norma-padrão da língua portuguesa, a frase plenamente correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.