Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2401Q169481 | Informática, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Um usuário está criando um texto que conta a história de uma empresa, utilizando a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). No documento foi solicitado que se utilize o recurso WordArt, que permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2402Q607504 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, TJ AC, CESPE CEBRASPE

A respeito de centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens subsequentes.

Para a publicação de uma tese acadêmica na íntegra, exige-se a autorização de seu autor; se este não a conceder, somente será autorizada a divulgação do resumo correspondente e de um link para contato com o autor.

  1. ✂️
  2. ✂️

2403Q705553 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário, UNICAMP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Página infeliz 
        O mercado editorial no Brasil nunca pareceu tão próximo de uma catástrofe – com as duas principais redes de livrarias do país, Saraiva e Cultura, em uma crise profunda, reduzindo o número de lojas e com dívidas que parecem sem fim.
        Líder do mercado, a Saraiva, que já acumula atrasos de pagamentos a editores nos últimos anos, anunciou nesta semana o fechamento de 20 lojas. Em nota, a rede afirma que a medida tem a ver com “desafios econômicos e operacionais”, além de uma mudança na “dinâmica do varejo”. 
        Na semana anterior, a Livraria Cultura entrou em recuperação judicial. No pedido à Justiça, a rede afirma acumular prejuízos nos últimos quatro anos, ter custos que só crescem e vendas menores. Mesmo assim, diz a petição enviada ao juiz, não teria aumentado seus preços. 
        O enrosco da Cultura está explicado aí. Diante da crise, a empresa passou a pegar dinheiro emprestado com os bancos – o tamanho da dívida é de R$ 63 milhões. 
        Com os atrasos nos pagamentos das duas redes, editoras já promoveram uma série de demissões ao longo dos últimos dois anos. 
        O cenário de derrocada, contudo, parece estar em descompasso com os números de vendas. Desde o começo do ano, os dados compilados pela Nielsen, empresa de pesquisa de mercado, levantados a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, mostravam que o meio livreiro vinha dando sinais de melhoras pela primeira vez, desde o início da recessão econômica que abala o país. 
        Simone Paulino, da Nós, editora independente de São Paulo, enxerga um descompasso entre as vendas em alta e a crise. Nas palavras dela, “um paradoxo assustador.” A editora nunca vendeu tanto na Cultura quanto nesses últimos seis meses”, diz. E é justamente nesse período que eles não têm sido pagos. 
        “O modelo de produção do livro é muito complicado. Você investe desde a compra do direito autoral ou tradução e vai investindo ao longo de todo o processo. Na hora que você deveria receber, esse dinheiro não volta”, diz Paulino. 
        “Os grandes grupos têm uma estrutura de advogados que vão ter estratégia para tentar receber. E para os pequenos? O que vai acontecer?” 
        Mas há uma esperança para os editores do país: o preço fixo do livro. Diante do cenário de crise, a maior parte dos editores aposta em uma carta tirada da manga no apagar das luzes do atual governo – a criação, no país, do preço fixo do livro – norma a ser implantada por medida provisória – nos moldes de boa parte de países europeus, como França e Alemanha. 
        Os editores se inspiram no pujante mercado europeu. Por lá, o preço fixo existe desde 1837, quando a Dinamarca criou a sua lei limitando descontos, abolida só em 2001. A crença é a de que a crise atual é em parte causada pela guerra de preço. Unificar o valor de capa permitiria um florescimento das livrarias independentes, uma vez que elas competiriam de forma mais justa com as grandes redes. 
(Folha de S. Paulo, 03.11.2018. Adaptado) 
Se a norma do preço fixo fosse aprovada no país,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2404Q604692 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Tribunal de Justiça MG, FUNDEP UFMG

Analise as seguintes afirmativas concernentes à Classificação Decimal de Direito.

I. Surgiu da necessidade de acomodar de maneira satisfatória o acervo jurídico da Biblioteca do Ministério da Fazenda.

II. É um instrumento de representação/recuperação da informação, caracterizado por sua adaptação à realidade do direito brasileiro.

III. Tem caráter universal e características de um sistema de classificação analíticosintético.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2406Q608794 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Tribunal de Justiça nbsp AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento de coleções.

Para descrição das áreas e formatos existentes em determinada biblioteca, recomenda-se a identificação dos assuntos principais, dos correlatos e dos que não compõem o escopo da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

2407Q169506 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto "administração pública" receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

A subdivisão auxiliar de forma (043) acompanha as obras decorrentes de teses e dissertações.

  1. ✂️
  2. ✂️

2408Q602150 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

São muitas as situações em que o bibliotecário deve examinar as possibilidades de acesso a um serviço de busca em linha. A única opção que NÃO se inclui neste caso é quando a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2409Q601647 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Nos dias atuais, em que a universidade tenta se posicionar como força capaz de gerar soluções para os problemas que afetam a sociedade e contribuir para a educação de populações pouco instruídas, a biblioteca torna-se instrumento eficaz para isso. Nesse contexto, cabe à biblioteca universitária brasileira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2411Q606284 | Biblioteconomia, Bibliotecário, BNDES, VUNESP

Ranganathan propôs um conjunto de leis que permitem expressar as metas fundamentais que os serviços de informação devem alcançar. Nessa perspectiva, pode-se considerar que a lei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2412Q601934 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

O índice da última edição padrão internacional publicada em língua portuguesa apresenta qualificadores para distinguir ambiguidades, assim como adota os recursos de remissivas e referências cruzadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2413Q171088 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir.

Serviços de arquivos, bibliotecas, midiatecas, bibliotecas digitais e serviços de documentação de empresas devem dispor de um local de atendimento, informação e orientação aos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

2414Q601170 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

Segundo HEWITT (1968), a indexação de obras de direito pode ser dividida em 3 categorias, conforme sejam destinadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2415Q605018 | Biblioteconomia, Bibliotecário, INFRAERO, NCE

Três técnicas importantes da Ciência da Informação podem ser aplicadas ao serviço de referência; são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2416Q603228 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Bibliotecário, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, considerando o seguinte exemplo de referência bibliográfica extraído da norma ABNT NBR 6023: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

Título, local de publicação, editor, datas de início e de encerramento da publicação e periodicidade são elementos essenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2417Q602721 | Biblioteconomia, Estrutura e características das publicações DOU e DJ, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da estrutura e das características do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens de 101 a 104.

A Seção 2 do DOU é utilizada para publicar exclusivamente atos de interesse dos servidores da administração pública federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

2418Q601955 | Biblioteconomia, Bibliotecário, TJ MG, FUMARC

RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 46 A 54 DE ACORDO COM O ESQUEMA A SEGUIR, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTÃO:

Uma análise da literatura relativa à avaliação do serviço de referência em bibliotecas indica que:

1. As pesquisas sobre as opiniões dos usuários que formularam questões têm mostrado, de forma coerente, um nível muito baixo de satisfação.

2. As pesquisas de auto-avaliação têm mostrado que os bibliotecários de referência acreditam que o nível de respostas satisfatórias é sistematicamente alto.

3. As pesquisas realizadas por avaliador independente têm mostrado uma proporção elevada de dados que são irrelevantes para a finalidade da avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2420Q603753 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos fluxos de trabalho e gestão de unidades de informação.

Em um programa de ampliação do espaço físico de unidades de informação, a escolha de mobiliário para armazenamento do acervo deve pautar-se pelo tipo e pela quantidade de materiais existentes no acervo, prevendo-se o seu crescimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.