Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q609932 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

Em bibliotecas universitárias das IFES,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q11837 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Os termos dos títulos de notas do Manual da Classificação Decimal de Dewey correspondem aos termos associados ao(s) mesmo(s) número(s) nas tabelas e listagens. Os termos adicionais são acrescentados entre colchetes, para indicar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q35144 | Direito Administrativo, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Está sujeito à punição por ato de improbidade administrativa o agente público que, agindo de forma meramente culposa e gerando prejuízo ao erário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q45917 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrônicos.

Os repositórios digitais propiciam o armazenamento, a preservação, a disseminação e o acesso de documentos técnicos e científicos em formato eletrônico, garantindo o compartilhamento de conteúdos por meio de protocolos de interoperabilidade, tornando-os acessíveis aos provedores de serviços nacionais e internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

265Q45941 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação.

Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.

Uma característica comum à linguagem natural e à linguagem documentária é seu caráter arbitrário, ou seja, não há uma relação intrínseca entre as coisas e os nomes dados a elas.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q708835 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Em relação à ordem de arquivamento da Classificação Decimal Universal (CDU), considere as afirmativas:

I. Tem como base o princípio de inversão.

II. Organiza-se a partir do genérico para o específico.

III. Verifica-se, de um modo geral, que a ordem de arquivamento dos símbolos da CDU é a mesma em que eles aparecem nas tabelas.

Observa-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q35132 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Altera-se o sentido de: “Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.” (§ 3) com a mudança de pontuação proposta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q35156 | Informática, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Caso um usuário do BrOffice Calc deseje realizar a correção da ortografia para toda uma planilha, segundo uma língua escolhida, deve digitar a tecla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q554415 | Informática, Word, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

Na Universidade são utilizados vários modelos de textos da Internet, que servem como exemplos, tais como declarações, certificados etc. Quando se baixa um modelo de texto no formato do Microsoft Word, para remover a formatação inicial de um texto completo deve-se pressionar as teclas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q170005 | Raciocínio Lógico, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Se é verdade que “alguns candidatos são estudiosos” e que “nenhum aventureiro é estudioso”, então, também é necessariamente verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q604474 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, CESPE CEBRASPE

O Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2) incorporou as regras estabelecidas na Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada Geral — ISBD(G). As informações descritivas estão divididas nas seguintes áreas:

I título e indicação de responsabilidade;

II edição;

III detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação);

IV publicação, distribuição etc.;

V descrição física;

VI série;

VII notas;

VIII número normalizado e modalidades de aquisição.

Com relação a essas áreas e às regras de descrição do AACR2, julgue os próximos itens.

Uma interpolação deve ser colocada entre colchetes. Quando a interpolação ocorre em elementos adjacentes dentro de uma mesma área, estes elementos não devem ser colocados em um único conjunto de colchetes.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q45914 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrônicos.

Documentos eletrônicos na rede mundial de computadores que não são acessíveis por meio de mecanismos de busca possuem como característica a dinamicidade, isto é, são gerados a partir de uma busca específica em um banco de dados, constituindo a chamada Web profunda.
  1. ✂️
  2. ✂️

273Q170692 | Biblioteconomia, Gestão da informação e do conhecimento, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de biblioteconomia, de ciência da informação e de gestão da informação, julgue o item a seguir.

Os modelos de gestão da informação têm como ponto de partida a disponibilidade de acervo nas bibliotecas.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q34354 | Biblioteconomia, Bibliotecário, EBAL, CEFET BA

De acordo com o AACR2, títulos equivalentes devem ser registrados na ordem indicada por sua sequência ou por seu layout na fonte principal de informação, separados por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q11848 | Português, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO

João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
“Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul.”

Essa frase do texto 1 significa que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q35163 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

O serviço de referência tem por objetivo auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente. Recepcionar os usuários e explicar as normas adotadas pela Biblioteca são tarefas inseridas nesse serviço, do qual também faz parte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q45916 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrônicos.

A ferramenta wiki é utilizada para a criação de documentos eletrônicos de forma colaborativa e apresenta como vantagens a facilidade de manuseio, criação e edição de conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

278Q45926 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogação de filmes cinematográficos, gravações de vídeo e CD-ROMs segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Na catalogação de um CD-ROM como material adicional, isto é, publicado com outro item e destinado a ser usado com ele, apenas a descrição em nota é a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️

279Q170871 | Biblioteconomia, AACR 2, Bibliotecário, TCE PI, FCC

De acordo com o AACR2, recursos contínuos consistem em recursos bibliográficos publicados ao longo do tempo sem prazo predeterminado para a sua conclusão, sejam recursos editados sucessivamente ou integrados.

A afirmativa está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q171647 | Biblioteconomia, Biblioteca digital, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das bibliotecas digitais, julgue o seguinte item.

A principal diferença entre o Handle System e o DOI (Digital Object Identifier) é que o primeiro é adotado em bibliotecas digitais, ao passo que o segundo é adotado em periódicos científicos eletrônicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.