Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q35131 | Português, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Texto associado.
    São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós.
    Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade.
    O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes.
    Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”.
    Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê.
    O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade.
    A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade.
    É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...]

BACCEGA. Maria Aparecida. In: A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Em: “... a forma mais desenvolvida de mercadoria era ANTES a imagem que o produto material concreto...” (§ 4), a palavra em destaque está empregada com o mesmo sentido que em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q170558 | Direito Constitucional, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Em certo processo, foi determinado pelo M.M. juiz a busca e apreensão judicial de um veículo que se encontra no interior da residência de Camila. Considerando que o veículo é de seu namorado, Feliciano, no tocante à violação de domicílio legal, sem o consentimento do morador, tratando-se de determinação judicial, o oficial de justiça que cumprirá o mandado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q11832 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

No âmbito da Representação Temática de Documentos, os assuntos que encerram duas ou mais facetas de uma mesma classe básica são denominados assuntos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q651331 | Códigos de Ética, Código de Ética do Bibliotecário, Bibliotecário, IFRN, FUNCERN

Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, aprovado pela Resolução CFB N.º 42, de 11 de dezembro de 2001, o bibliotecário deve interessar-se pelo bem público e, com tal finalidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q606215 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um relatório anual de uma Biblioteca, para ser eficaz, deve ser um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q707346 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2019

Na ABNT NBR 6023:2018, para referenciar um documento eletrônico disponível online, tomando como exemplo o site da ABNT – www.abnt.org.br –, o link do documento deve ser apresentado de que maneira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q170620 | Direito Constitucional, Disposições Gerais na Administração Pública, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Considerando as regras constitucionais sobre a administração pública, analise as afirmativas.

I. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

II. A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remunerató- ria, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

III. É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q45908 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Com respeito à ética profissional e ao mercado de trabalho do profissional da informação, julgue os itens a seguir.

Independentemente das novas denominações para a profissão de bibliotecário, o cerne da prática profissional continua o mesmo e contempla o gerenciamento, a organização, o armazenamento, o processamento e a disseminação da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q45928 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relacionados a bibliografia, princípios e padrões de tratamento da informação.

A bibliografia resultou da necessidade de organização do conhecimento produzido pelo homem para melhor utilizá-lo, e sua origem remonta aos tabletes de terracota da biblioteca de Assurbanipal e aos pergaminhos da biblioteca de Alexandria.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q45909 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

Com respeito à ética profissional e ao mercado de trabalho do profissional da informação, julgue os itens a seguir.

Em relação aos colegas de profissão, o bibliotecário deve evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional, à exceção dos seguintes casos: denúncias e quando o bibliotecário encontra-se em posição hierárquica superior.
  1. ✂️
  2. ✂️

311Q35162 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

Fundamentais ao desenvolvimento da profissão de bibliotecário, as cinco leis da biblioteconomia foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan em 1931 e vigoram até hoje. Marque a alternativa que apresenta a 2ª lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q169731 | Marketing, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

Uma das etapas da atividade de formação e desenvolvimento de coleções é o marketing.
  1. ✂️
  2. ✂️

313Q604181 | Biblioteconomia, Ética profissional, Bibliotecário, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

De acordo com o Código de Ética do Profissional Bibliotecário, são direitos profissionais, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q608829 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Quais são as etapas principais da indexação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q45912 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência.

Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.

O atendimento ao usuário via correio eletrônico não necessita de investimentos vultosos em tecnologia e sua implementação se dá pelo e-mail básico e por formulário web, caracterizando, assim, um serviço de referência digital assíncrono.
  1. ✂️
  2. ✂️

316Q605439 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

A transcrição textual de parte da obra de autor consultado, segundo a NBR 10520 da ABNT, define:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q11840 | Legislação Municipal, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

De acordo com a Lei Orgânica de Florianópolis, compete privativamente à Câmara Municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q609300 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Bibliotecário, SES PR, IBFC

Um índice no qual os descritores, ou termos de indexação, são combinados ou correlacionados para a indicação de assuntos específicos, dado que o conteúdo temático de cada documento pode ser representado por mais de um termo isolado e cujo relacionamento com outros indica o assunto, é dado o nome de :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q35147 | Direito Administrativo, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

A alternativa que aponta característica dos contratos administrativos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q45940 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IPEA, CESPE CEBRASPE

As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação.

Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.

Nos tesauros, o vértice de uma hierarquia do tipo gênero- espécie é o gênero, enquanto que, na relação partitiva, o vértice é a parte que compõe o todo.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.