Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q604931 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.

Alimentadores de RSS tornam a disseminação da informação digital online facilitada e, além disso, reduzem custos e tempo por conta do envio rápido e automatizado de atualizações de notícias, coleções digitais, bases de dados e periódicos científicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

522Q602634 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Administração PA, CESPE CEBRASPE

Com referência às linguagens documentárias, julgue os itens a seguir.

As linguagens documentárias são construídas para indexação, armazenamento, recuperação, pesquisa e produção de informação e correspondem a sistemas de símbolos destinados a traduzir os conteúdos dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

523Q608538 | Biblioteconomia, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das características dos recursos informacionais e das fontes de informação, julgue os itens que se seguem. As enciclopédias e os dicionários são obras de referência, por isso não figuram como fontes de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

524Q606502 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Hoje, por meio da internet, é possível acessar conteúdos completos de trabalhos científicos nacionais. São importantes fontes de informação em teses e em artigos de periódicos, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q608058 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.

COLUNA I

1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.

2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.

3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como eventos repetitivos variam no correr do tempo.

4. Essa técnica parte do princípio que o ser humano, ao se defrontar com um determinado problema, tem a tendência natural de utilizar ao mesmo tempo duas funções de sua mente, as de criação e de julgamento.

5. Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.

COLUNA II

( ) Análise do campo de forças

( ) Fluxograma

( ) Gráfico de Pareto

( ) Histograma

( ) Brainstorming

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q608620 | Biblioteconomia, Disseminação da informação, Bibliotecário, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito à referência, à busca e recuperação de informação, a estudo de usuário e à disseminação seletiva da informação, julgue os itens de 110 a 116. Em um serviço de disseminação seletiva de informações de perfil individualizado, o usuário exterioriza suas necessidades de informação de forma isolada, sem discussão com um profissional bibliotecário.
  1. ✂️
  2. ✂️

528Q854437 | Direito Constitucional, Ciência, Bibliotecário, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a realização de atividades científicas e de pesquisa é autorizada exclusivamente quando realizada por uma entidade da Administração Direta.

II. A casa é o asilo inviolável do indivíduo e ninguém nela pode penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, de desastre, para prestar socorro ou, durante o dia, por determinação judicial.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q605606 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relacionados a fontes de informação.

Publicações governamentais são documentos bibliográficos e não bibliográficos, produzidos por qualquer processo, editados sob a responsabilidade, a expensas, por ordem ou com a participação dos órgãos da administração pública, ou de entidades por ela controladas, com o objetivo de registrar a atuação do estado e de informar ou orientar a opinião pública acerca dessa atuação.

  1. ✂️
  2. ✂️

530Q817859 | Legislação Federal, Lei 4084 1962, Bibliotecário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

De acordo com a Lei n.o 4.084/62,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q607960 | Biblioteconomia, Fontes de informação tipos, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Fontes de informação como livros, patentes, teses e artigos, dentre outras, são classificadas em primárias, secundárias ou terciárias. Tal classificação se fundamenta no princípio ou critério da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q172013 | Português, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Texto associado.
                                                        Fundas canções

        “Existirmos, a que será que se destina?" - pergunta um verso de Caetano Veloso em sua bela canção “Cajuína", nascida numa visita a amigo em Teresina. Que faz numa canção popular essa pergunta fundamental sobre o propósito mesmo da vida humana? - perguntarão aqueles que preferem separar bem as coisas, julgando que somente os gêneros “sérios" podem querer dar conta das questões “sérias". O preconceito está em não admitir que haja inteligência - e das fulgurantes, como a de Caetano Veloso - entre artistas populares. O fato é que a pergunta dessa canção, tão sintética e pungente, incide sobre o primeiro dos nossos enigmas: o da finalidade da nossa existência.

        Não seria difícil encontrarmos em nosso cancioneiro exemplos outros de pontos de reflexão essencial sobre nossa condição no mundo. Em “A vida é um moinho", de Cartola, ou em “Esses moços", de Lupicínio Rodrigues, ou ainda em “Juízo final", de Nelson Cavaquinho, há agudos lampejos reflexivos, nascidos de experiências curtidas e assimiladas. Não se trata de “sabedoria popular": é sabedoria mesmo, sem adjetivo, filtrada por espíritos sensíveis que encontraram na canção os meios para decantar a maturidade de suas emoções. Até mesmo numa marchinha de carnaval, como “A jardineira", do Braguinha, perguntamos: “Ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?" - para saber que a tristeza dela vem da morte de uma camélia. Essa pequena tragédia, cantada enquanto se dança, mistura-se à alegria de todos e funde no canto da vida o advento natural da morte: “Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu..."

        Mesmo em nosso folclore, compositores anônimos alcançaram um tom elevado na dicção aparentemente ingênua de uma cantiga de roda. Enquanto se brinca, canta-se: “Menina, minha menina / Faz favor de entrar na roda / Cante um verso bem bonito / Diga adeus e vá-se embora". Não será essa uma expressão justa do sentido mesmo de nossa vida: entrar na roda, dizer a que veio e ir-se embora? É o que cantam as alegres crianças de mãos dadas, muito antes de se preocuparem com a metafísica ou o destino da humanidade.


(BARROSO, Silvino, inédito)

Um dos recursos expressivos utilizados no texto consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q607507 | Biblioteconomia, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue os itens que se seguem, considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access. Um diferencial da RDA é a permissão para, em todos os casos, corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte de informação, por meio do acréscimo de informações extras em notas.
  1. ✂️
  2. ✂️

534Q609642 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

É CORRETO afirmar que a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios. Quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado, maior a sua probabilidade de sucesso. As afirmações acima se referem ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q601743 | Biblioteconomia, Ferramentas e estratégias de busca, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de estratégia de busca, ergonomia, consórcio e biblioteca especializada, julgue os itens a seguir. Um mecanismo de busca é uma ferramenta que executa o trabalho básico de recuperação e aceitação da consulta, mas não apresenta o conjunto dos itens recuperados.
  1. ✂️
  2. ✂️

536Q608670 | Biblioteconomia, Bibliotecário de referencia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. A estratégia de busca, mecanismo que possibilita a recuperação de uma informação, é a pergunta, ou o conjunto de perguntas, formada por palavras da linguagem natural, por palavras-chave ou descritores, que podem estar unidos por operadores lógicos booleanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

537Q169376 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos de índices e resumos, julgue os próximos itens.

O índice pode complementar informações não expressas no documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q607410 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsecutivos.

O índice deve ser organizado de acordo com um padrão lógico e facilmente identificável pelos usuários. Quando a forma adotada na elaboração do índice ocasionar duplicidade de interpretações, deve-se acrescentar, no início dele, uma nota explicativa do padrão adotado e das exceções eventuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q171701 | Biblioteconomia, Bibliotecário, CEFET RJ, EXATUS

O formato MARC (Machine Readable Cataloging) é uma catalogação legível por computador. Sua intenção é servir de padrão de catalogação em máquinas e transportar os dados de maneira eficaz entre elas. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente os campos com suas entradas principais: COLUNA I COLUNA II
1 – 110 ( ) descrição física
2 – 260 ( ) nome corporativo
3 – 300 ( ) imprenta
4 – 650 ( ) assunto – termo tópico.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna II, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q608441 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

A leitura constitui-se em um dos fatores decisivos do estudo e imprescindível no desenvolvimento da pesquisa escolar. Alguns autores indicam que a atividade de ler implica quatro operações básicas: 1) reconhecimento; 2) organização; 3) elaboração e 4) valoração. Dados os enunciados,

( ) Estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato e original dos símbolos gráficos utilizados no texto.

( ) Entrosar o significado das palavras na frase, nos parágrafos, nos capítulos etc.

( ) Cotejar os dados da leitura com os meios ideais, conceitos e sentimentos, a fim de aceitar ou refutar as afirmações ou supostas verdades.

( ) Entender o significado dos símbolos gráficos utilizados no texto.

assinale a sequência correta que associa cada uma das operações com o seu respectivo enunciado, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.