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Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q35174 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

De acordo com a NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a extensão do resumo de teses, dissertações e relatórios técnico-científicos deve conter até:
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62Q605726 | Biblioteconomia, Ferramentas e estratégias de busca, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de ferramentas de busca, julgue os itens a seguir. A lógica booleana de buscas permite a inclusão, no enunciado de busca, de todos os sinônimos e termos relacionados, além de especificar combinações aceitáveis e inaceitáveis de termos de busca.
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63Q706513 | Biblioteconomia, Bibliotecário, UNICAMP, VUNESP, 2019

A Gestão do Conhecimento pode ser definida como:
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64Q171269 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Bibliotecário, AGU, IDECAN

“Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada.”

(Manual de Redação da Presidência da República.)

Acerca da linguagem utilizada nos atos e comunicações oficiais, é correto afirmar que se trata do uso de
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65Q607981 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Acari RN

A catalogação cooperativa favorecem a integração de dados bibliográficos e catalográficos, decorrendo o CALCO que surgiu para traduzir formas catalográficas em linguagem de computador. Dadas as inferências sobre o CALCO:

I – O CALCO foi proposto para facilitar a comunicação e o intercâmbio de informação entre bibliotecas.

II - O CALCO sofreu modificações e algumas adaptações, porém o seu formato inicial e a sua representação esquemática não foram alterados.

III – O CALCO com o passar dos anos, evoluiu e substituiu o formato da Rede BIBLIODATA/CALCO.

Está correta a alternativa:

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66Q708067 | Português, Sintaxe, Bibliotecário, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Há um jeito mais divertido de parecer mais confiante no trabalho



01 Algumas pessoas na___em com o dom de saber usar o humor a seu favor, já outras

02 precisam aprender a dominar essa técnica. Um profissional que queira desenvolver ou

03 aperfei___oar habilidades de comunicação deve investir em técnicas para crescer na carreira e

04 parecer mais confiante no trabalho.

05 José Luiz Martins, humorista e um dos criadores da Empório da Palestra, que oferece um

06 curso sobre como usar o humor como ferramenta profissional, afirma que ser bem-humorado vai

07 muito além de saber fazer piada. “Uma pessoa bem-humorada passa segurança, tranquilidade e

08 você tem a impressão de que a pessoa sabe o que está fazendo”, diz.

09 Não existe um manual com regras de quando e como contar piadas para quebrar o gelo

10 em uma reunião, por exemplo. Para Regis Folco, humorista e também criador da Empório da

11 Palestra, trata-se muito mais de ter habilidade de analisar o contexto, escolher o momento

12 apropriado e fazer comentários relevantes sem ser invasivo.

13 Melhore o ambiente de trabalho e solucione problemas

14 Um ambiente de trabalho em que o mau humor domina interfere negativamente nas

15 relações interpessoais. O local fica com uma energia pesada, as pessoas ficam com medo de

16 sugerir ideias, pois temem que as reações piorem ainda mais o cenário. 

17O humor é muito mais que humor entretenimento. Ele ajuda você a questionar

18 procedimentos e atitudes. Além de trazer mais leveza para o ambiente de trabalho, tira o medo

19 de lidar com certas situações e desmistifica problemas. Faz com que você encare os problemas

20 do tamanho que eles são, afirma Martins.

21 Para ele, ser bem-humorado no trabalho estimula a interação entre a equipe e incentiva

22 as pessoas a traçarem melhores estratégias. É encarar tudo de forma racional e, ao mesmo

23 tempo, com positividade.

24 Demonstre confiança e passe segurança

25 Em 2009, Dick Costolo twittou a seguinte frase na noite anterior a assumir o cargo de

26 COO: “First full day as Twitter COO tomorrow. Task #1: undermine CEO, consolidate power.”. Em

27 tradução literal: “Primeiro dia inteiro como COO do Twitter amanhã. Tarefa # 1: enfraquecer o

28  CEO, consolidar o poder.” As respostas foram positivas, ele assumiu o cargo e um ano depois

29 realmente se tornou o CEO do Twitter.

30 Assumir um novo cargo pode ser estressante para os integrantes da equipe e cabe ao

31 novo líder quebrar o gelo. Costolo fez isso de uma forma simples usando o bom humor. O mais

32 importante, nesses momentos, é não deixar de ser autêntico. “Não tem nada mais irritante do

33 que falsa alegria, é igual a alguém tentar forçar a venda de algo para a gente. Nosso instinto

34 humano repulsa certas atitudes”, afirma Martins.

35 Conquiste qualquer audiência contando uma piada

36 Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, não é preciso ser uma pessoa

37 extrovertida para contar piada e fazer o público rir. Existem técnicas para você quebrar o

38 protocolo de forma saudável e estratégica, seja em uma palestra ou em uma reunião de

39 trabalho.

40 “Tem que avaliar bem o contexto do momento. Colocar uma imagem divertida em uma

41 apresentação, um gif, ou abrir com uma coisa engraçada que aconteceu com você naquela

42 manhã, por exemplo, isso é bem-vindo, pois as pessoas gostam de sensações relacionadas ao

43 bom humor. Cria simpatia, aproxima e você conquista mais a audiência”, explica Folco. 

44 Afinal, você quer que o público preste atenção no material que você preparou e absorva

45 tudo que você tenha a oferecer. Para evitar situações constran___edoras, ele ressalta que

46 aquelas piadas de humor pesado, agressivo e ácido devem ser deixadas de lado. Humor no

47 ambiente de trabalho deve ser mais leve e inclusivo.


(Camila Lam – Revista Exame – 25/07/2019 – Disponível em: https://exame.abril.com.br/ – adaptação)


Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação às afirmações que se fazem a respeito do seguinte período retirado do texto: 
“Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, não é preciso ser uma pessoa extrovertida para contar piada e fazer o público rir.” 
( ) O período é composto por seis orações. 
( ) Temos nesse período uma oração coordenada aditiva. 
( ) Temos nesse período duas orações subordinadas adverbiais finais. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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67Q170023 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Bibliotecário, MAPA, CONSULPLAN

Em três xícaras – uma grande, uma média e uma pequena – foram colocadas uma certa quantidade de chá com temperaturas diferentes. Considere que:

• ou a xícara grande recebeu chá morno ou a xícara média recebeu a menor quantidade de chá;

• a quantidade de chá colocada na xícara maior foi inferior à da xícara que recebeu chá quente, e a xícara pequena não foi a que recebeu a maior quantidade de chá;

• o chá frio não foi colocado na xícara média e a xícara pequena recebeu mais chá do que a de tamanho grande.

Desejando servir uma criança com chá morno, um adolescente com chá frio e um adulto com chá quente, deve-se entregar a eles, respectivamente, as xícaras

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69Q11843 | Informática, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Com relação aos recursos de Formatação Condicional (FC) e Validação de Dados (VD) do MS Excel 2010, é correto afirmar que:
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70Q710854 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Há um jeito mais divertido de parecer mais confiante no trabalho
01 Algumas pessoas na___em com o dom de saber usar o humor a seu favor, já outras
02 precisam aprender a dominar essa técnica. Um profissional que queira desenvolver ou
03 aperfei___oar habilidades de comunicação deve investir em técnicas para crescer na carreira e
04 parecer mais confiante no trabalho.
05 José Luiz Martins, humorista e um dos criadores da Empório da Palestra, que oferece um
06 curso sobre como usar o humor como ferramenta profissional, afirma que ser bem-humorado vai
07 muito além de saber fazer piada. “Uma pessoa bem-humorada passa segurança, tranquilidade e
08 você tem a impressão de que a pessoa sabe o que está fazendo”, diz.
09 Não existe um manual com regras de quando e como contar piadas para quebrar o gelo
10 em uma reunião, por exemplo. Para Regis Folco, humorista e também criador da Empório da
11 Palestra, trata-se muito mais de ter habilidade de analisar o contexto, escolher o momento
12 apropriado e fazer comentários relevantes sem ser invasivo.
13 Melhore o ambiente de trabalho e solucione problemas
14 Um ambiente de trabalho em que o mau humor domina interfere negativamente nas
15 relações interpessoais. O local fica com uma energia pesada, as pessoas ficam com medo de
16 sugerir ideias, pois temem que as reações piorem ainda mais o cenário. 
17O humor é muito mais que humor entretenimento. Ele ajuda você a questionar
18 procedimentos e atitudes. Além de trazer mais leveza para o ambiente de trabalho, tira o medo
19 de lidar com certas situações e desmistifica problemas. Faz com que você encare os problemas
20 do tamanho que eles são, afirma Martins.
21 Para ele, ser bem-humorado no trabalho estimula a interação entre a equipe e incentiva
22 as pessoas a traçarem melhores estratégias. É encarar tudo de forma racional e, ao mesmo
23 tempo, com positividade.
24 Demonstre confiança e passe segurança
25 Em 2009, Dick Costolo twittou a seguinte frase na noite anterior a assumir o cargo de
26 COO: “First full day as Twitter COO tomorrow. Task #1: undermine CEO, consolidate power.”. Em
27 tradução literal: “Primeiro dia inteiro como COO do Twitter amanhã. Tarefa # 1: enfraquecer o
28  CEO, consolidar o poder.” As respostas foram positivas, ele assumiu o cargo e um ano depois
29 realmente se tornou o CEO do Twitter.
30 Assumir um novo cargo pode ser estressante para os integrantes da equipe e cabe ao
31 novo líder quebrar o gelo. Costolo fez isso de uma forma simples usando o bom humor. O mais
32 importante, nesses momentos, é não deixar de ser autêntico. “Não tem nada mais irritante do
33 que falsa alegria, é igual a alguém tentar forçar a venda de algo para a gente. Nosso instinto
34 humano repulsa certas atitudes”, afirma Martins.
35 Conquiste qualquer audiência contando uma piada
36 Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, não é preciso ser uma pessoa
37 extrovertida para contar piada e fazer o público rir. Existem técnicas para você quebrar o
38 protocolo de forma saudável e estratégica, seja em uma palestra ou em uma reunião de
39 trabalho.
40 “Tem que avaliar bem o contexto do momento. Colocar uma imagem divertida em uma
41 apresentação, um gif, ou abrir com uma coisa engraçada que aconteceu com você naquela
42 manhã, por exemplo, isso é bem-vindo, pois as pessoas gostam de sensações relacionadas ao
43 bom humor. Cria simpatia, aproxima e você conquista mais a audiência”, explica Folco. 
44 Afinal, você quer que o público preste atenção no material que você preparou e absorva
45 tudo que você tenha a oferecer. Para evitar situações constran___edoras, ele ressalta que
46 aquelas piadas de humor pesado, agressivo e ácido devem ser deixadas de lado. Humor no
47 ambiente de trabalho deve ser mais leve e inclusivo.
(Camila Lam – Revista Exame – 25/07/2019 – Disponível em: https://exame.abril.com.br/ – adaptação)
Considerando o exposto no texto, analise as assertivas a seguir: 
I. De acordo com o texto, o bom humor no trabalho faz com que as pessoas sejam vistas como capacitadas a realizar suas tarefas. 
II. Segundo o texto, a arte de ser bem-humorado pode ser aprendida, não sendo, necessariamente, algo inato. 
III. Para o autor, o mau humor, algumas vezes, é necessário para criar uma atmosfera de respeito e seriedade. 
Quais estão corretas?
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71Q27893 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Referente a Classificação Decimal de Dewey, analise as afirmativas abaixo:

I. A Classificação Decimal de Dewey foi desenvolvida em 1878 por Melvil Dewey e teve sua primeira edição publicada anonimamente.
II. A Classificação Decimal de Dewey foi publicada pela primeira vez com o nome Classification and Subject Index for Cataloguing and Arranging the Books and Pamphlets of a Library.
III. A segunda edição da Classificação Decimal de Dewey foi publicada em 1885 com o nome DecimalClassification and Relative Índex.
IV. A Classificação Decimal de Dewey só foi publicada com essa denominação a partir da 8ª edição.
V. Atualmente a Classificação Decimal de Dewey encontra-se na 22ª edição.

Assinale a alternativa correta:
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72Q609282 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Em geral, o número de chamada é estruturado em dois níveis: o primeiro refere-se ao assunto, retirado de sistemas de classificação como a CDD, enquanto o segundo nível refere-se à notação de autor, extraída de tabelas estruturadas como a de Cutter.

A notação de autor
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73Q27875 | Raciocínio Lógico, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

A resposta para um processo de sistematização de produtos de informática advém de uma combinação de sistemas de equação de tripla aplicação de variáveis incógnitas, então as equações são as seguintes retas: r(1): X + Y + Z = 11; r(2): 2X – Y – Z = - 5; r(3): 3X – 2Y + Z = 6.

Então o produto entre as variáveis X e Y (X*Y) é igual a?
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75Q11830 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

De acordo com o formato MARC 21 para dados bibliográficos, os campos de informações de autor, título, local, editora e outras sobre o material catalogado, que variam de 01X a 8XX, denominam-se campos:
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76Q608080 | Biblioteconomia, Sistemas de Informação Automatizados, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra o acervo indexado pelo LexML.
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77Q27897 | Biblioteconomia, Bibliotecário, Câmara de São Miguel do Oeste SC

Preencha a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda relacionando o número da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com seus devidos objetivos:

I. NBR 6027:2012.
II. NBR 10520:2002.
III. NBR 6028:2003.
IV. NBR 6023: 2002.
V. NBR 12676: 1992.

( ) Fixa condições exigíveis para a prtica normalizada do exame de documentos, da determinação de assuntos e seleção de termos de indexação.
( ) Estabelece os elementos a serem inclusos em referências.
( ) Estabelece os requisitos para a redação e apresentação de resumos.
( ) Especifica os princípios gerais para a elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.
( ) Especifica as características exigíveis para a apresentação de documentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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78Q601344 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CONAB, FJPF

A NBR 6028, Informação e documentação – resumo – apresentação, define que o resumo que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa dispensar a consulta ao original, é o:

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80Q607745 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, FUB, CESPE CEBRASPE

Em relação às noções de bibliometria, julgue os itens subsequentes.

A infometria mede a informação registrada e os meios de comunicação informal.

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