Início

Questões de Concursos Bibliotecário

Resolva questões de Bibliotecário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q604778 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, TCE RO, CESGRANRIO

O critério de seleção que aborda o conteúdo de um documento, e que objetiva verificar se todos os aspectos de um assunto são apresentados de maneira justa, é denominado critério da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q601454 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Fundação Universidade Federal de Tocantins, FCC

A pré-coordenação é definida como um sistema em que a linguagem documentária é controlada e combinada no momento de sua elaboração. São sistemas pré-coordenados os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q602231 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

Com relação aos tipos de bibliotecas que disponibilizam seus acervos via computador, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q170111 | Biblioteconomia, RDA, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

Situação hipotética: Na folha de rosto de um livro encontram-se os seguintes dados: Defensoria Pública da União, registrado na primeira linha da página; na linha logo abaixo está o título “Programa de encarreiramento no âmbito da DPU", ao que segue abaixo dois nomes de responsáveis, sem destaque para nenhum deles e tampouco menção de que sejam organizadores ou coordenadores. O título reflete o conteúdo da obra, que trata com detalhes das carreiras específicas no âmbito da Defensoria Pública da União. Assertiva: Nesse caso, a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil); a entrada secundária será feita para o título: Programa de encarreiramento no âmbito da DPU.
  1. ✂️
  2. ✂️

685Q601514 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Através de doação, uma biblioteca especializada pode receber livros de inestimável valor, suscetíveis a seleção para posterior tratamento técnico e inserção no acervo. A definição de critérios é fator condicionante para o processo de seleção desses livros. Dos critérios relacionados a seguir, qual NÃO é relevante nesse processo seletivo, por não se referir, estritamente, ao documento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q170156 | Direito Constitucional, Ministério Público, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Considerando as regras constitucionais sobre as funções essenciais da justiça, analise.

I. Constituem garantias do Ministério Público: vitaliciedade, após 2 anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado, e inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa. Constituem vedações do Ministério Público: participar de sociedade comercial, na forma da lei, exercer atividade político-partidária e exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, sem exceções.

II. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou por meio de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo e a representação da União na execução da dívida ativa de natureza tributária.

III. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação facultativa da Ordem dos Advogados do Brasil, exercerão a representa- ção judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.

Está(ão) INCORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q602550 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Bibliotecário, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

Os metadados são utilizados para descrever características de determinado recurso de informação. No que concerne aos tipos de metadados e a sua utilização em organização e recuperação da informação, julgue os itens seguintes.

Os metadados administrativos são utilizados na organização e na administração do sistema de informação. São exemplos desse tipo de metadado: data de adição do documento ao sistema, título do documento, código de classificação, identificador único de registro (URI) e copyright.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q602565 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

Norma que especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevam todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q604938 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CONSULPLAN

A respeito dos sistemas de classificação a Classificação Decimal de Dewey (CDD), é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

690Q601872 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

A oferta de bons produtos e serviços bibliotecários em diferentes contextos decorrerá de estarem em conformidade com o público a que se destina. Trata-se de uma situação contemplada em uma das leis da Biblioteconomia cujo enunciado é: a cada leitor o seu livro. Muitas pesquisas em biblioteconomia se ocupam dessa questão prática, sendo tradicionais com esse fim os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q602654 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TCE AL, FCC

No final da década de 1960 e início da de 1970, visando atender a um tipo específico de informação - denominada pela literatura como informação utilitária - surgem os centros ou serviços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q603467 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Fundação Universidade Federal de Tocantins, FCC

Uma das regras básicas estabelecidas pelo AACR 2 determina que o ponto inicial para a descrição de documentos em bibliotecas deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q601180 | Biblioteconomia, Bibliotecário, UFPE, COVEST

No processo de desenvolvimento de administração de recursos humanos, assinale as atividades correspondentes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q607843 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

Sobre a Disseminação Seletiva da Informação (DSI) ou Selective Dissemination of Information (SDI), é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q602495 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício a Lei:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q607945 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

Julgue os itens de 85 a 91, relativos à Classificação Decimal de Dewey (CDD) e à Classificação Decimal Universal (CDU). Na CDD, o tema “Medicina Veterinária” é classificado fora da área de Medicina, que é vista, no código, sob o aspecto estritamente humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q602841 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

A representação descritiva tem por objetivo a identificação única de um recurso de informação por meio de suas características físicas, enquanto a representação temática identifica o assunto de que trata determinado recurso de informação. Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a representação descritiva e a temática.

Quando cada termo de indexação é associado a um tipo de código identificador do documento do qual foi extraído, é gerado um índice. O arquivo invertido de uma base de dados, por exemplo, é um tipo de índice permutado que relaciona assuntos a documentos armazenados na base de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

698Q603613 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

As relações estabelecidas em um serviço de informação envolvem questões éticas que relevam quatro grandes áreas de interesse: privacidade, exatidão, propriedade e:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

699Q171263 | Português, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder às questões de números 1 a 8, considere o texto a seguir.


Fundas canções

"Existirmos, a que será que se destina?" ? pergunta um
verso de Caetano Veloso em sua bela canção "Cajuína", nascida
numa visita a amigo em Teresina. Que faz numa canção popular
essa pergunta fundamental sobre o propósito mesmo da
vida humana? ? perguntarão aqueles que preferem separar
bem as coisas, julgando que somente os gêneros "sérios" podem
querer dar conta das questões "sérias". O preconceito está
em não admitir que haja inteligência ? e das fulgurantes, como a
de Caetano Veloso ? entre artistas populares. O fato é que a
pergunta dessa canção, tão sintética e pungente, incide sobre o
primeiro dos nossos enigmas: o da finalidade da nossa existência.

Não seria difícil encontrarmos em nosso cancioneiro
exemplos outros de pontos de reflexão essencial sobre nossa
condição no mundo. Em "A vida é um moinho", de Cartola, ou
em "Esses moços", de Lupicínio Rodrigues, ou ainda em "Juízo
final", de Nelson Cavaquinho, há agudos lampejos reflexivos,
nascidos de experiências curtidas e assimiladas. Não se trata
de "sabedoria popular": é sabedoria mesmo, sem adjetivo, filtrada
por espíritos sensíveis que encontraram na canção os meios
para decantar a maturidade de suas emoções. Até mesmo
numa marchinha de carnaval, como "A jardineira", do
Braguinha, perguntamos: "Ó jardineira, por que estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?" ? para saber que a tristeza
dela vem da morte de uma camélia. Essa pequena tragédia,
cantada enquanto se dança, mistura-se à alegria de todos e funde
no canto da vida o advento natural da morte: "Foi a camélia
que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu..."

Mesmo em nosso folclore, compositores anônimos alcançaram
um tom elevado na dicção aparentemente ingênua de
uma cantiga de roda. Enquanto se brinca, canta-se: "Menina,
minha menina / Faz favor de entrar na roda / Cante um verso
bem bonito / Diga adeus e vá-se embora". Não será essa uma
expressão justa do sentido mesmo de nossa vida: entrar na roda,
dizer a que veio e ir-se embora? É o que cantam as alegres
crianças de mãos dadas, muito antes de se preocuparem com a
metafísica ou o destino da humanidade.

(BARROSO, Silvino, inédito)

Atente para as seguintes afirmações:

I. No primeiro parágrafo, o autor estranha a presença de uma reflexão tão aguda, em tom conclusivo, na letra de compositor popular, que melhor faria se viesse a dar voz a questões menos complexas.
II. No segundo parágrafo, os exemplos de canções elencados pelo autor do texto servem-lhe como argumento para contestar a relevância do questionamento expresso no verso de Caetano Veloso, citado no parágrafo anterior.
III. No terceiro parágrafo, os versos de uma conhecida cantiga de roda são lembrados como exemplo do alcance trágico que se pode reconhecer nas palavras que as crianças cantam enquanto brincam.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.