Início

Questões de Concursos Bibliotecário Documentalista

Resolva questões de Bibliotecário Documentalista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q170374 | Biblioteconomia, As 5 leis da Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

Em se tratando das Cinco Leis de Ranganathan, a 5ª e última lei indica que a biblioteca deve estar pronta para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q170831 | Biblioteconomia, Biblioteconomia e à ciência da informação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

Os sistemas automatizados de empréstimos entre bibliotecas podem utilizar diversas maneiras de relacionamento. A forma que permite à biblioteca identificar e projetar menus especiais para uso do seu pessoal e do público, incluindo-se definição de diálogos e mensagens, bem como qualquer informação e textos de ajuda, é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q171245 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Diante do crescimento vertiginoso dos recursos de
informação digitais na Internet voltados para a comunidade
científica, os mecanismos de buscas e portais de pesquisa desse
tipo de informação aumentaram em quantidade e qualidade.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q171785 | Biblioteconomia, Tesauro, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Em relação ao tesauro, considere as seguintes afirmativas:

1. A UNESCO (1973) definiu tesauro como sendo o "vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente, que cobre de forma extensiva um campo específico do conhecimento".
2. Partindo do princípio de que não existe uma linguagem documentária adequada ao campo conceitual para o qual se deseja representar os documentos de uma coleção, a tarefa mais produtiva é a construção de uma nova linguagem que seja útil à representação dos dois universos integrantes do sistema de recuperação da informação: o universo das demandas de informação e o universo dos documentos disponíveis.
3. Na verdade, quando se trata de construção de linguagens documentárias, o ideal seria que se pudessem absorver os dois princípios concomitantemente, isto é, certificar-se de que a terminologia levantada possui as duas garantias: a literária e a do usuário.
4. Se a decisão tiver sido a do método dedutivo, o grupo de especialistas não estará simplesmente determinando quais conceitos farão parte da linguagem documentária, mas já estará determinando a estrutura conceitual em suas hierarquias principais.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q170614 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Com relação à classificação, assinale a alternativa que contém os itens e a ordem correta do número de Cutter.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q171661 | Biblioteconomia, Documentação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

O enunciado Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade e que possa servir para consulta, estudo ou prova define

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q605694 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

A Agência Bibliográfica Nacional (ABN) desempenha funções relacionadas ao controle bibliográfico nacional. Acerca dessas funções, julgue os itens subseqüentes.

Uma das funções da ABN é manter a lista padronizada de nomes de autores brasileiros, que inclui nomes de pessoas físicas e de entidades coletivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q171117 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses
estudos, julgue os itens de 63 a 67.

A segmentação de mercado é uma das técnicas de pesquisa de mercado aplicadas em estudos de comunidade. Categorização da comunidade por critério geográfico ou por variáveis demográficas são padrões empregados na segmentação de mercado. No entanto, uma das limitações desse tipo de segmentação é o uso de fatores descritivos e não causais.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q169692 | Biblioteconomia, Periódicos, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

A NBR 6021 Informação e documentação Publicação periódica científica impressa Apresentação indica que fazem parte dos elementos pré-textuais desse tipo de obra os seguintes itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q169973 | Biblioteconomia, Ciclo da informação, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao processo de
comunicação científica, que envolve diferentes atores e canais de
comunicação.

Os estudos acerca dos fluxos de informação de determinada comunidade científica revelam que um número limitado de pessoas (gatekeepers) são consideradas focos de informação. A transferência de informação entre os gatekeepers e o consulente ocorre por meio de canais informais de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q169215 | Biblioteconomia, Metadados, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de metadados.

Os metadados descritivos incluem aqueles usados para indexação, recuperação e identificação dos recursos digitais, enquanto os administrativos servem para gestão desses recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q170745 | Biblioteconomia, Serviços de alerta, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

Os serviços prestados aos usuários de bibliotecas, tais como sumários correntes, boletim bibliográfico, catálogos temáticos, informações específicas e respostas técnicas, são comumente chamados de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q170838 | Biblioteconomia, Biblioteconomia e à ciência da informação, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

A SCIELO é uma biblioteca eletrônica de acesso gratuito que abrange:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q170648 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05.
Darwin: o super­herói

Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904­1987) verificou que os heróis de todas as culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de "monomito". No livro O herói de mil faces, ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno.
O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell. Separação: o jovem destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao mundo no navio Beagle. Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias agruras, como constante enjoo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção de espécimes biológicos. Retorno: Darwin completa sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor da Origem das espécies, um livro contendo ideias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo. Certamente uma trajetória mitológica perfeita – não é de se surpreender que Darwin tenha se tornado um super­herói.
Muita gente pensa erroneamente que evolução por seleção natural é algo hipotético, em que uma pessoa pode acreditar ou não. Pelo contrário, a evolução darwiniana hoje é uma verdade científica. Poucas teorias científicas conseguiram amealhar tanta evidência a seu favor. Em alguns casos, podemos observar a evolução darwiniana ocorrendo bem em frente dos nossos olhos! Vejamos um exemplo.
Um dos maiores flagelos atuais da humanidade, a pandemia de Aids, paradoxalmente nos dá uma oportunidade única: ver a evolução por seleção natural ocorrendo em tempo real. Isso acontece porque o vírus HIV replica­se com enorme rapidez e também porque a enzima responsável, a transcriptase reversa, é predisposta a erros. Em consequência, o HIV está constantemente sofrendo mutações, gerando no paciente um enxame de variantes virais sujeitas às forças da seleção natural. Quando um medicamento anti­HIV entra na corrente sanguínea, a seleção natural favorece as variantes resistentes do vírus, que então sobrevivem, se multiplicam e passam a predominar em pouco tempo. Este processo darwiniano é basicamente o mesmo que ocorreu nas centenas de milhões de anos da evolução da vida na Terra, só que agora é medido em dias e horas. Não há desenho nem direcionalidade, apenas as forças combinadas do acaso e da necessidade gerando cepas cada vez mais resistentes.
Uma estratégia para tentar driblar esse processo de seleção é o uso concomitante de vários fármacos antirretrovirais com alvos diferentes, a chamada terapia tríplice. Assim, para sobreviver, o vírus precisaria ter múltiplas resistências simultaneamente, o que é muito improvável. Infelizmente a variabilidade genética é tamanha que tal multirresistência ocorre em alguns casos. Dessa maneira, para doentes com Aids, a evolução por seleção natural é uma inimiga! Entretanto, recentemente foi descoberto que ela pode ser manipulada a favor do paciente. Isso, como sói acontecer, foi descoberto acidentalmente.
Em 1997 a médica alemã Veronica Miller, da Universidade Goethe, em Frankfurt, estava tratando um paciente simultaneamente com vários medicamentos anti­HIV quando observou que não só havia resistência do vírus a todos eles, como também o paciente já estava apresentando sinais de toxicidade medicamentosa. Na falta de alternativas, ela decidiu suspender todos os medicamentos até que os sintomas tóxicos desaparecessem. Após três meses sem tratamento o paciente foi reexaminado e, para surpresa de todos, a resistência viral havia desaparecido! Em outras palavras, em 90 dias a população do HIV havia evoluído de um estado de resistência a todos os fármacos a um estado de suscetibilidade a todos eles. O que havia ocorrido?
Logo se constatou a razão. Na presença dos medicamentos, as cepas resistentes predominavam, mas algumas cópias do vírus infectante original não resistente (o chamado tipo selvagem) sobreviviam nos linfócitos. Quando os medicamentos foram suspensos, a vantagem seletiva das cepas resistentes desapareceu e o tipo selvagem, melhor adaptado a esse ambiente sem fármacos, começou a se replicar com enorme velocidade e logo substituiu as mutantes resistentes. A partir dessa constatação, nasceu o chamado "tratamento de interrupções estruturadas" da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado ortodoxamente em princípios darwinianos!
> (PENA, Sérgio Danilo. Ciência Hoje on line – 12 jan. 2007 – adaptado.)

"A partir dessa constatação, nasceu o chamado ?tratamento de interrupções estruturadas? da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado ortodoxamente em princípios darwinianos!".
As palavras grifadas acima poderiam ser substituídas, mantendo­se as mesmas relações de sentido original, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q171938 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Os projetos operacionais permitem a viabilização das metas definidas no planejamento estratégico de uma unidade de informação. Com relação a esses projetos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q170738 | Biblioteconomia, MARC, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca de formatos, regras e
padrões de descrição bibliográfica.

O Código de Catalogação Anglo-Americano prescreve, para a área de notas, na descrição de qualquer tipo de material e em qualquer circunstância, a necessidade da indicação de notas iniciadas com a palavra COM, indicada na etiqueta 500 do formato MARC, sendo que as diferentes partes do documento são codificadas em subcampos separados.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q606976 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das bibliotecas digitais, julgue os itens que se seguem. OAI-PMH e Z.3950 são esquemas de metadados úteis para estabelecer a interoperabilidade entre bibliotecas digitais.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q170571 | Biblioteconomia, Base de dados, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

A instituição que provê um serviço de comutação bibliográfica, fornecendo cópias de documentos indexados em suas bases de dados, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q171091 | Biblioteconomia, Interligação de Redes de Bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

A comutação bibliográfica é um serviço amplamente oferecido pelas bibliotecas e unidades de informação brasileiras. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.