Início

Questões de Concursos Bibliotecário Documentalista

Resolva questões de Bibliotecário Documentalista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q170046 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

A educação de usuários é atividade fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade de usuários da informação, ensinando-os a serem mais produtivos, reflexivos e capazes de explorar mais eficientemente os recursos informacionais colocados à sua disposição. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q169791 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A revista Acta Cirúrgica Brasileira, publicação oficial
da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em
Cirurgia (SOBRADPEC), editada a cada três meses até dezembro
de 2001, passou a ser publicada a cada dois meses a partir de
2002. Tem por missão publicar trabalhos originais de pesquisa
básica e aplicada em cirurgia e ciências biomédicas, novas
técnicas cirúrgicas, revisões relacionadas a investigações em
biomedicina, artigos sobre ensino, avanços em biomedicina e
comunicação científica. Essa revista é disponível livremente na
Internet no sítio www.scielo.br/acb.

A SOBRADPEC, fundada em 1986, é uma associação
sem fins lucrativos que tem por finalidade organizar e executar o
aprimoramento científico e técnico de médicos, biomédicos e
estudantes, promover o aperfeiçoamento do padrão médico e
biomédico e incentivar as pesquisas e divulgação de novos
métodos, drogas e aparelhos que possam beneficiar aqueles que
necessitem de assistênciamédica especializada de cirurgia.

Internet: www.sobradpec.org.br>.

Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes, a
respeito da formação e do desenvolvimento de coleções no
contexto de uma biblioteca especializada em saúde.

A partir das informações acima, é correto inferir que a revista Acta Cirúrgica Brasileira atende ao critério de autoridade, o qual, em documentos eletrônicos, refere-se ao relacionamento de uma pessoa física ou jurídica com o documento. Esse relacionamento é de natureza intelectual, editorial, técnico ou de patrocínio do sítio ou da página em que o documento eletrônico está contido.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q684678 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

Na opinião de McGARRY (1999), tanto as classificações do conhecimento como os programas dos cursos universitários refletem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q169132 | Biblioteconomia, Informação jurídica, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

O Diário da Justiça é dividido em Seções, como acontece com o Diário Oficial da União. A Seção 1 do Diário da Justiça contém

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q554931 | Informática, Linux Unix, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes.

Na partição de boot do Linux, estão localizados os diretórios /etc e /root, que são responsáveis, entre outras coisas, pela manutenção dos arquivos binários executáveis do Linux.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q170274 | Direito Administrativo, Lei n8987 95 Concessão e permissão de serviços públicos, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Levando em conta o conteúdo obrigatório dos contratos de concessão de serviços públicos, a única cláusula, dentre as apresentadas nas alterativas, que NÃO se caracteriza como essencial é aquela que estabeleça:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q692813 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

A Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB nº 207/2018, de 7 de novembro de 2018, que aprova o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, fixando as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais, no capítulo que trata ‘das penalidades’, especifica no Artigo 13 sobre as infrações ético-disciplinares com a punição de forma alternada com penas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q171611 | Direito Administrativo, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

O ex-dirigente deAgência Reguladora, a partir de sua exoneração ou término de seu mandato, fica impedido para o exercício de atividades ou de prestar qualquer serviço no setor regulado pela respectiva agência pelo período de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q170598 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05.
Darwin: o super­herói

Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904­1987) verificou que os heróis de todas as culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de "monomito". No livro O herói de mil faces, ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno.
O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell. Separação: o jovem destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao mundo no navio Beagle. Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias agruras, como constante enjoo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção de espécimes biológicos. Retorno: Darwin completa sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor da Origem das espécies, um livro contendo ideias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo. Certamente uma trajetória mitológica perfeita – não é de se surpreender que Darwin tenha se tornado um super­herói.
Muita gente pensa erroneamente que evolução por seleção natural é algo hipotético, em que uma pessoa pode acreditar ou não. Pelo contrário, a evolução darwiniana hoje é uma verdade científica. Poucas teorias científicas conseguiram amealhar tanta evidência a seu favor. Em alguns casos, podemos observar a evolução darwiniana ocorrendo bem em frente dos nossos olhos! Vejamos um exemplo.
Um dos maiores flagelos atuais da humanidade, a pandemia de Aids, paradoxalmente nos dá uma oportunidade única: ver a evolução por seleção natural ocorrendo em tempo real. Isso acontece porque o vírus HIV replica­se com enorme rapidez e também porque a enzima responsável, a transcriptase reversa, é predisposta a erros. Em consequência, o HIV está constantemente sofrendo mutações, gerando no paciente um enxame de variantes virais sujeitas às forças da seleção natural. Quando um medicamento anti­HIV entra na corrente sanguínea, a seleção natural favorece as variantes resistentes do vírus, que então sobrevivem, se multiplicam e passam a predominar em pouco tempo. Este processo darwiniano é basicamente o mesmo que ocorreu nas centenas de milhões de anos da evolução da vida na Terra, só que agora é medido em dias e horas. Não há desenho nem direcionalidade, apenas as forças combinadas do acaso e da necessidade gerando cepas cada vez mais resistentes.
Uma estratégia para tentar driblar esse processo de seleção é o uso concomitante de vários fármacos antirretrovirais com alvos diferentes, a chamada terapia tríplice. Assim, para sobreviver, o vírus precisaria ter múltiplas resistências simultaneamente, o que é muito improvável. Infelizmente a variabilidade genética é tamanha que tal multirresistência ocorre em alguns casos. Dessa maneira, para doentes com Aids, a evolução por seleção natural é uma inimiga! Entretanto, recentemente foi descoberto que ela pode ser manipulada a favor do paciente. Isso, como sói acontecer, foi descoberto acidentalmente.
Em 1997 a médica alemã Veronica Miller, da Universidade Goethe, em Frankfurt, estava tratando um paciente simultaneamente com vários medicamentos anti­HIV quando observou que não só havia resistência do vírus a todos eles, como também o paciente já estava apresentando sinais de toxicidade medicamentosa. Na falta de alternativas, ela decidiu suspender todos os medicamentos até que os sintomas tóxicos desaparecessem. Após três meses sem tratamento o paciente foi reexaminado e, para surpresa de todos, a resistência viral havia desaparecido! Em outras palavras, em 90 dias a população do HIV havia evoluído de um estado de resistência a todos os fármacos a um estado de suscetibilidade a todos eles. O que havia ocorrido?
Logo se constatou a razão. Na presença dos medicamentos, as cepas resistentes predominavam, mas algumas cópias do vírus infectante original não resistente (o chamado tipo selvagem) sobreviviam nos linfócitos. Quando os medicamentos foram suspensos, a vantagem seletiva das cepas resistentes desapareceu e o tipo selvagem, melhor adaptado a esse ambiente sem fármacos, começou a se replicar com enorme velocidade e logo substituiu as mutantes resistentes. A partir dessa constatação, nasceu o chamado "tratamento de interrupções estruturadas" da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado ortodoxamente em princípios darwinianos!
> (PENA, Sérgio Danilo. Ciência Hoje on line – 12 jan. 2007 – adaptado.)

Que argumento(s) fundamenta(m) o ponto de vista do autor de que Darwin é um super­herói?

1-A similaridade entre seus dados biográficos e os estágios da metamorfose homem/herói mítico estudada por Campbell.
2- Os superpoderes adquiridos por Darwin a partir da formulação da teoria da evolução por seleção natural.
3-A contribuição do biólogo para o desenvolvimento de terapias inovadoras para a Aids.
4- A importância para a biologia e para a humanidade da obra Origem das espécies.
5- A perda da fé durante a volta ao mundo no navio Beagle.

Estão corretos os argumentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q607365 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação às linguagens documentárias e à indexação, julgue os itens seguintes. A indexação por atribuição consiste na indexação a partir de uma fonte diferente da do próprio documento indexado.
  1. ✂️
  2. ✂️

291Q170151 | Biblioteconomia, Catalogação, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

O ISSN é o identificador aceito internacionalmente para individualizar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q171949 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão da rotina diária das unidades de informação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q608962 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

A legenda bibliográfica é o conjunto de elementos destinados à identificação de dados de um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q704280 | Gestão de Pessoas, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
Conforme Dias e Pires (2004, p. 9), os estudos dos usuários estão ligados a teoria de sistemas, aos princípios da administração científica e de planejamento, aos estudos comportamentais, entre outros. Assim, os usuários podem ser analisados sob dois critérios: 
1 – objetivos por categorias socioprofissionais; 
2 - ____________. 
Assinale a alternativa que apresenta o complemento correto à lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q169313 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses
estudos, julgue os itens de 63 a 67.

Entrevista de grupo focal é uma técnica qualitativa que pode ser usada juntamente com técnicas quantitativas para aprofundar o conhecimento das necessidades da comunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q684652 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

LE COADIC (2004), comentando sobre a mudança epistemológica no campo da Ciência da Informação, afirma que seu objeto não é mais o mesmo nem da Biblioteconomia, nem da Arquivologia, nem da Museologia. Essa mudança foi causada pelas  transformações tecnológicas, econômicas e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q169586 | Informática, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

No Windows 7, para remover um gadget da área de trabalho, após clicar com o botão direito do mouse no gadget, é necessário clicar no comando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q606892 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Com referência à classificação decimal universal (CDU), julgue os próximos itens. A CDU, linguagem documentária de indexação e de recuperação, é simbolizada por um código com base em números arábicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

299Q171818 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao conceito de informação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

Em ciência da informação, a informação é abordada como conhecimento inscrito ou gravado na forma escrita, impressa ou digital, nas formas oral ou audiovisual.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q169813 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Bibliotecário Documentalista, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

O uso regular e efetivo das fontes apropriadas, impressas ou eletrônicas, é a chave para se alcançar o sucesso na pesquisa. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.