Início

Questões de Concursos Bibliotecário Documentalista

Resolva questões de Bibliotecário Documentalista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q601281 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a ferramentas, instrumentos e serviços de informação científica online, julgue os próximos itens.

s avanços das tecnologias de informação tornaram as bases de dados bibliográficas e catalográficas desnecessárias,uma vez que os usuários possuem a expectativa de acesso à íntegra dos documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

322Q169414 | Biblioteconomia, Base de dados, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

Na indústria da informação, os produtores de bancos e bases de dados que produzem uma ou mais bases, distribuídas por vários serviços de bancos de dados para assegurar a maior difusão possível, são conhecidos como produtores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q607736 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação às linguagens documentárias e à indexação, julgue os itens seguintes. Os índices pré-coordenados buscam informações a partir de combinações de termos em sistemas automatizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

324Q682274 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

Os métodos de análise dos documentos e da informação produzem, entre outros, índices de palavras-chave, índices de palavras de textos integrais e índices de palavras dos títulos e de citações. A esses últimos dá-se o nome de índices:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q690544 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

Para as linguagens documentárias, organizar o campo conceitual da representação documentária, servir de instrumento para a
distribuição útil dos livros ou documentos e controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária são ações consideradas como suas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q171393 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

No mundo 24/7, o termo que representa achar, retirar e transportar determinadas coisas significativas, que podem ser desde objetos concretos até elementos abstratos como a informação, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q602264 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A respeito das notações e símbolos da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens seguintes.

A notação “180” utiliza o auxiliar independente de tempo e corresponde à década de 80.

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q171982 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

É uma ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar a eficácia e a eficiência do acervo e dos serviços e produtos. Essa afirmativa refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q171471 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de bibliotecas e sistemas de informação em geral, julgue os itens subsequentes.

No âmbito da gestão de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, a função administrativa denominada organização diz respeito aos processos e subprocessos de representação descritiva e representação temática da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q169954 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Com base na Classificação Decimal Universal, considere as seguintes afirmativas:

1. A CDU, como vários esquemas gerais, é uma classificação por aspectos, na qual um fenômeno é classificado segundo o contexto ou disciplina em que é considerado.
2. Em 1795, um novo passo para o progresso da classificação decimal foi dado por Paul Otlet.
3. A notação da CDU corresponde a uma linguagem artificial da qual foram eliminadas muitas das ambiguidades da linguagem natural.
4. Desde agosto de 1949, as correções autorizadas têm sido publicadas nas Extensions and Corrections to the UDC, editadas, a princípio, anualmente e agora semestralmente.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q169212 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 06 a 08.
Filosofia nas histórias dos super­heróis
Os quadrinhos de super­heróis constituem uma daquelas originais formas de arte americana, da mesma maneira que o jazz,o blues,o muscle cars1 e as rosquinhas Krispy Kreme, que se espalharam pelo mundo e causaram um impacto marcante em várias culturas. Até o observador mais casual sabe que essas histórias são cheias de ação, aventura, suspense e um incrível trabalho de arte. Mas pouquíssimas pessoas percebem que elas também merecem séria atenção intelectual, por suas fascinantes apresentações de temas e ideias com profundidade filosófica. É verdade. Não estamos brincando.
As melhores histórias em quadrinhos de super­heróis, além de divertirem, introduzem e abordam de forma vívida algumas das questões mais interessantes e importantes enfrentadas por todo ser humano – questões referentes à ética, à responsabilidade pessoal e social, à justiça, ao crime e ao castigo, à mente e às emoções humanas, à identidade pessoal, à alma, à noção de destino, ao destino de nossa vida, ao que pensamos da ciência e da natureza, ao papel da fé na aspereza deste mundo, à importância da amizade, ao significado do amor, à natureza de uma família, às virtudes clássicas como coragem e muitos outros temas importantes. Já estava na hora de pelo menos as melhores histórias em quadrinhos serem reconhecidas também pelo intrigante modo como levantam e debatem essas prementes questões humanas.
Tipo de automóveis que se originaram em Detroit (EUA na década de 1960, famosos pela aparência agressiva e grande potência, o que deu a eles a denominação de "carros musculosos", os GTO.
(Super­heróis e a filosofia: verdade, justiça e o caminho socrático. Coletânea Matt Morris e Tom Morris, coord. William Irwin. SP: Madras, 2009.)

Qual das alternativas abaixo é reveladora do registro informal, coloquial do texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q609160 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência registros bibliográficos em formato MARC (Machine-Readable Cataloging), julgue os itens subsequentes. Em um registro MARC, o diretório apresenta uma série de entradas de tamanho fixo, uma para cada campo variável do registro.
  1. ✂️
  2. ✂️

333Q703365 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
O desenvolvimento de coleções é atualmente tratado como um processo cíclico e ininterrupto, formado pelas seguintes etapas ou fases: estudo da comunidade (perfil da comunidade), políticas de seleção, seleção, aquisição, ____________ e ___________.
 Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q602517 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q686998 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

Segundo BATTLES (2003), a aproximação com a fase Renascentista marca sobremaneira a biblioteca universitária, visto que os acervos de títulos em códice crescem, assim como avançam outros formatos e suportes. A fim de promover a organização da biblioteca e como apoio ao trabalho dos bibliotecários, são utilizados pela primeira vez tanto o sistema arábico de numeração, quanto o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q706201 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Identifique e assinale a alternativa que apresenta a base de dados que reúne informações e dados a respeito de Educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q170655 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05.
Darwin: o super­herói

Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904­1987) verificou que os heróis de todas as culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de "monomito". No livro O herói de mil faces, ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno.
O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell. Separação: o jovem destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao mundo no navio Beagle. Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias agruras, como constante enjoo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção de espécimes biológicos. Retorno: Darwin completa sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor da Origem das espécies, um livro contendo ideias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo. Certamente uma trajetória mitológica perfeita – não é de se surpreender que Darwin tenha se tornado um super­herói.
Muita gente pensa erroneamente que evolução por seleção natural é algo hipotético, em que uma pessoa pode acreditar ou não. Pelo contrário, a evolução darwiniana hoje é uma verdade científica. Poucas teorias científicas conseguiram amealhar tanta evidência a seu favor. Em alguns casos, podemos observar a evolução darwiniana ocorrendo bem em frente dos nossos olhos! Vejamos um exemplo.
Um dos maiores flagelos atuais da humanidade, a pandemia de Aids, paradoxalmente nos dá uma oportunidade única: ver a evolução por seleção natural ocorrendo em tempo real. Isso acontece porque o vírus HIV replica­se com enorme rapidez e também porque a enzima responsável, a transcriptase reversa, é predisposta a erros. Em consequência, o HIV está constantemente sofrendo mutações, gerando no paciente um enxame de variantes virais sujeitas às forças da seleção natural. Quando um medicamento anti­HIV entra na corrente sanguínea, a seleção natural favorece as variantes resistentes do vírus, que então sobrevivem, se multiplicam e passam a predominar em pouco tempo. Este processo darwiniano é basicamente o mesmo que ocorreu nas centenas de milhões de anos da evolução da vida na Terra, só que agora é medido em dias e horas. Não há desenho nem direcionalidade, apenas as forças combinadas do acaso e da necessidade gerando cepas cada vez mais resistentes.
Uma estratégia para tentar driblar esse processo de seleção é o uso concomitante de vários fármacos antirretrovirais com alvos diferentes, a chamada terapia tríplice. Assim, para sobreviver, o vírus precisaria ter múltiplas resistências simultaneamente, o que é muito improvável. Infelizmente a variabilidade genética é tamanha que tal multirresistência ocorre em alguns casos. Dessa maneira, para doentes com Aids, a evolução por seleção natural é uma inimiga! Entretanto, recentemente foi descoberto que ela pode ser manipulada a favor do paciente. Isso, como sói acontecer, foi descoberto acidentalmente.
Em 1997 a médica alemã Veronica Miller, da Universidade Goethe, em Frankfurt, estava tratando um paciente simultaneamente com vários medicamentos anti­HIV quando observou que não só havia resistência do vírus a todos eles, como também o paciente já estava apresentando sinais de toxicidade medicamentosa. Na falta de alternativas, ela decidiu suspender todos os medicamentos até que os sintomas tóxicos desaparecessem. Após três meses sem tratamento o paciente foi reexaminado e, para surpresa de todos, a resistência viral havia desaparecido! Em outras palavras, em 90 dias a população do HIV havia evoluído de um estado de resistência a todos os fármacos a um estado de suscetibilidade a todos eles. O que havia ocorrido?
Logo se constatou a razão. Na presença dos medicamentos, as cepas resistentes predominavam, mas algumas cópias do vírus infectante original não resistente (o chamado tipo selvagem) sobreviviam nos linfócitos. Quando os medicamentos foram suspensos, a vantagem seletiva das cepas resistentes desapareceu e o tipo selvagem, melhor adaptado a esse ambiente sem fármacos, começou a se replicar com enorme velocidade e logo substituiu as mutantes resistentes. A partir dessa constatação, nasceu o chamado "tratamento de interrupções estruturadas" da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado ortodoxamente em princípios darwinianos!
> (PENA, Sérgio Danilo. Ciência Hoje on line – 12 jan. 2007 – adaptado.)

No livro O herói de mil faces, Campbell descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno. Assinale a alternativa que reescreve a frase acima sem alterar o sentido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q687788 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

BARDIN (1977) diz que a análise documental trabalha com procedimentos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q171834 | Informática, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Na formatação de parágrafos no MS Word 2010, o recurso ?espaçamento? e o recurso ?recuar? estão disponíveis na faixa de opções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.