Início

Questões de Concursos Bibliotecário Documentalista

Resolva questões de Bibliotecário Documentalista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q170068 | Biblioteconomia, Indexação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de indexação, resumos e índices, julgue os itens subsequentes.

Resumos críticos, também chamados de resenhas, caracterizam-se por apresentar a análise crítica de um documento e são redigidos por especialistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q686682 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, UFF, COSEAC, 2019

Quando se tem um único sobrenome para identificar um autor, a fim de diferenciá-lo de outros, na catalogação descritiva, a regra para sua entrada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q608865 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

No que tange à catalogação descritiva (AACR2), julgue os itens subsecutivos. O ponto de acesso principal, em texto que é adaptação de obra já existente, é feito pelo cabeçalho do autor original da obra.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q605585 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Bibliotecário Documentalista, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que concerne à gestão da qualidade de unidades de informação, julgue os itens a seguir.

A identificação do fluxo de rotinas, o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe, e o gráfico de Pareto são ferramentas de controle utilizadas no trabalho, relacionadas à qualidade nos serviços de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q169377 | Biblioteconomia, Planejamento de Sistemas de Informação, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

Dentre os pontos a considerar na elaboração de um projeto, a estimativa do quantum dos bens ou serviços provenientes da implantação de uma nova unidade de informação, que a comunidade usuária está disposta a adquirir, está inserida nos aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q169642 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 06 a 08.
Filosofia nas histórias dos super­heróis
Os quadrinhos de super­heróis constituem uma daquelas originais formas de arte americana, da mesma maneira que o jazz,o blues,o muscle cars1 e as rosquinhas Krispy Kreme, que se espalharam pelo mundo e causaram um impacto marcante em várias culturas. Até o observador mais casual sabe que essas histórias são cheias de ação, aventura, suspense e um incrível trabalho de arte. Mas pouquíssimas pessoas percebem que elas também merecem séria atenção intelectual, por suas fascinantes apresentações de temas e ideias com profundidade filosófica. É verdade. Não estamos brincando.
As melhores histórias em quadrinhos de super­heróis, além de divertirem, introduzem e abordam de forma vívida algumas das questões mais interessantes e importantes enfrentadas por todo ser humano – questões referentes à ética, à responsabilidade pessoal e social, à justiça, ao crime e ao castigo, à mente e às emoções humanas, à identidade pessoal, à alma, à noção de destino, ao destino de nossa vida, ao que pensamos da ciência e da natureza, ao papel da fé na aspereza deste mundo, à importância da amizade, ao significado do amor, à natureza de uma família, às virtudes clássicas como coragem e muitos outros temas importantes. Já estava na hora de pelo menos as melhores histórias em quadrinhos serem reconhecidas também pelo intrigante modo como levantam e debatem essas prementes questões humanas.
Tipo de automóveis que se originaram em Detroit (EUA na década de 1960, famosos pela aparência agressiva e grande potência, o que deu a eles a denominação de "carros musculosos", os GTO.
(Super­heróis e a filosofia: verdade, justiça e o caminho socrático. Coletânea Matt Morris e Tom Morris, coord. William Irwin. SP: Madras, 2009.)

A expressão destacada em "Até o observador mais casual...", que aparece no meio do primeiro parágrafo, corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q171186 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

O enorme volume de informações publicadas em cada área do conhecimento representa uma dificuldade para os técnicos e especialistas manterem-se constantemente atualizados. Diante disso, os modernos centros de informação trabalham na preparação de estudos críticos condensados sobre aspectos relevantes, que possibilitem aos leitores obter uma visão abrangente sobre um determinado assunto.

No ciclo documentário, esse processo é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q608732 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

Estudo de comunidade; Políticas de seleção; Seleção; Aquisição; Avaliação; Desbastamento e Descarte são etapas interdependentes do processo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q170356 | Biblioteconomia, Catalogação, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Considere as seguintes afirmativas:

1. Uma fonte de informação pode ser de natureza unitária (por exemplo, uma página de rosto) ou coletiva (por exemplo, sequência de créditos de um filme).
2. Anteponha um ponto, espaço, travessão, espaço (. - ) a cada área, com exceção da primeira, ou a cada ocorrência de uma área de nota ou de número normalizado etc., a não ser que a área inicie um novo parágrafo.
3. Se nenhuma parte do item fornecer dados que possam ser usados como base da descrição, tire a informação necessária de qualquer fonte disponível, seja ela uma fonte de referência ou o conteúdo do próprio item.
4. A descrição se divide nas seguintes áreas: Título e indicação de responsabilidade; Edição; Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação); Publicação, distribuição etc.; Descrição física; Série; Notas; Número normalizado e modalidades de aquisição.

De acordo com o AACR2:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q609452 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da bibliometria, julgue os itens a seguir. A lei de Bradford também é conhecida como lei da produtividade de autores.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q171347 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a estudos de comunidade e técnicas empregadas nesses
estudos, julgue os itens de 63 a 67.

A comunidade de uma biblioteca especializada é restrita aos usuários reais que a utilizam. As demandas desses usuários orientam o planejamento bibliotecário e o desenvolvimento de coleções.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q170243 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

O acervo primário de toda biblioteca é constituído por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q169541 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

A Lei nº 9.784 disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com base nela, considere as seguintes afirmativas:

1. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada, exceto quando prevista em lei a exigência de forma.

2. Em situações normais e na ausência de previsão legal, os atos do processo devem ser praticados em 5 dias.

3. Salvo disposição legal específica, é de 15 dias o prazo para interposição de recurso administrativo.

4. É de 20 dias o prazo para julgamento de recurso administrativo, se não houver prazo diverso fixado em lei ou regulamento.

5. É de 15 dias o prazo para emissão de parecer por órgão consultivo, que obrigatoriamente deva ser ouvido, salvo disposição em contrário.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q552796 | Informática, Windows, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de arquivos e pastas em sistemas Windows XP Professional ou superior, julgue os itens que se seguem.

No gerenciador de pastas do Windows XP, todos os arquivos de sistema operacional e temporários de acesso à Internet são ocultos.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q601707 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto à Classificação Decimal Universal (CDU).

Diferentemente de outros sistemas de classificação, a CDU não requer um mínimo de três algarismos para criar uma classe ou um número simples, mas exige um ponto após cada grupo de três algarismos para facilitar a leitura.

  1. ✂️
  2. ✂️

358Q169592 | Biblioteconomia, Princípios de formação do profissional da informação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

Conforme a Lei n.º 9.674/1998, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e determina outras providências, o exercício da função de bibliotecário é privativo dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q698509 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

No formato MARC21 para dados bibliográficos, os campos 210 e 530 correspondem respectivamente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q170207 | Biblioteconomia, Programa Memória do Mundo, Bibliotecário Documentalista, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Não constitui objetivo do programa Memória do Mundo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.