Início

Questões de Concursos Bibliotecário Documentalista

Resolva questões de Bibliotecário Documentalista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q171085 | Biblioteconomia, Formação e desenvolvimento de acervos, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de coleções é de suma importância em bibliotecas universitárias. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

Nas bibliotecas universitárias, exige-se a aquisição máxima de três exemplares por título de livro que conste na bibliografia básica das disciplinas dos cursos da universidade, ressalvados os casos previstos na política de seleção.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q701201 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Acerca do direito de petição do servidor público, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q172033 | Biblioteconomia, Biblioteconomia e à ciência da informação, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de avaliação das bibliotecas universitárias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q705540 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Texto associado.
Leia os textos abaixo para responder à questão.
TEXTO I
EPÍLOGO
Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
É muito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)
TEXTO II 
Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a “coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto, remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre outros grupos. Essa conjugação característica de violência e preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o autor designou como “a coisa imunda”.
Com base em seus conhecimentos sobre funções comunicativas da linguagem, pode-se afirmar que o TEXTO II procura estabelecer com o TEXTO I a relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q171585 | Biblioteconomia, Biblioteconomia e à ciência da informação, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

A biblioteca universitária brasileira tem merecido, nos últimos anos, especial atenção de estudiosos, aqui e fora do Brasil. Enfocando aspectos importantes, discutindo suas funções, avaliando seu desempenho, propondo padrões para seu desenvolvimento, alguns trabalhos demonstram o grau de maturidade a que se chegou hoje, na análise da biblioteca universitária brasileira.

Leila Mercadante. Biblioteca universitária. In: Revista Palavra-chave. São Paulo, 1982, n.º 1, p. 13-4 (com adaptações).

Acerca das funções e objetivos de bibliotecas em universidades, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q171695 | Informática, Microsoft Word, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Sobre o Microsoft Word ou BrOffice­Writer, considere as seguintes afirmativas:

1- É possível formatar um documento recebido por email, modificando o tamanho e o tipo da fonte.
2- Para substituir um determinado texto ou palavra dentro de um documento, utilizando o Microsoft Word, basta clicar no botão Localizar e digitar o texto ou a palavra a ser substituída na janela que será aberta.
3- Após criar e digitar o conteúdo de uma tabela de 47 linhas por 5 colunas, verificou­se a necessidade de classificar o conteúdo da tabela. Para realizar a tarefa, no Microsoft Word, foi selecionada a tabela e em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, no grupo Dados, clicou­se em Classificar, e finalmente, na caixa de diálogo Classificar, foi selecionada a opção desejada.
4- Em um documento aberto, é possível inserir outro documento, figuras ou fotos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q170177 | Direito Administrativo, Licitação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca do procedimento licitatório e das sanções, julgue os itens seguintes.

O vencedor de certame licitatório que, se convocado para celebrar o contrato, no prazo de validade de sua proposta, não o fizer, está sujeito às sanções administrativas previstas em legislação específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q169531 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Em uma unidade de informação, os fluxos e o mapeamento dos processos de trabalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q171919 | Espanhol, Interpretação de Textos, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

CAMBIO CLIMÁTICO TENDRÁ EFECTOS DISPARES EN EL HAMBRE
El Mercurio / Chile

Lunes, 22 de Febrero de 2010

En los próximos años, el calentamiento global y su efecto sobre el clima tendrán un duro impacto sobre los precios de los
alimentos y el hambre en el mundo, afirmó un estudio presentado este fin de semana en la reunión anual de la Asociación
Estadounidense para el Avance de las Ciencias (AAAS, su sigla en inglés), en San Diego, California. Pero así como sus
consecuencias serán especialmente duras para muchos sectores, habrá otros que resultarán beneficiados por la situación, indicó
el estudio realizado por científicos del Programa de Seguridad Alimentaria y Ambiente de la Universidad de Stanford (California).
Según los investigadores, las temperaturas más altas podrían reducir de manera considerable la producción de trigo, arroz
y maíz, ingredientes básicos en la dieta de millones de personas que subsisten con un ingreso de menos de un dólar diario. La
escasezresultante de esas cosechas probablemente empuje al alza los precios de los alimentos y aumente la pobreza de amplios
sectores. Sin embargo, otros grupos, especialmente de agricultores, saldrán de la pobreza como consecuencia del alza de precios
de los alimentos básicos que producen, según David Lobell, experto en asuntos agrícolas de Stanford. "El impacto sobre la
pobreza no depende sólo de los precios de los alimentos, sino también de los ingresos que tiene la gente pobre". Según el
científico, la mayoría de las proyecciones dan por sentado que con el alza de los alimentos se incrementará paralelamente la
pobreza, porque las personas de escasos recursos gastan la mayor parte de sus ingresos en esos alimentos. Sin embargo, señaló,
"hay algunos que cultivan su propia tierra y en realidad resultarán beneficiados de los mayores precios de los alimentos". Un efecto
que alza de 1,5 grado en la temperatura en los próximos 20 años provocaría una baja en la productividad agrícola de 10 a 20%,y
un aumento de 10 a 60% en los precios del arroz, el trigo y el maíz.

(http://blogs.elmercurio.com/cienciaytecnologia/2010/02/22/el-cambio-climatico-tendra-efe.asp)

De acuerdo con el texto, señala V para las proposiciones verdaderas y F para las proposiciones falsas.

( ) El calentamiento global significará el aumento de la pobreza en los sectores productivos de la agricultura.

( ) La reducción en la producción de alimentos, a causa del calentamiento global, podrá beneficiar algunos agricultores pobres.

( ) La reducción en la producción de alimentos significará un aumento significativo en los niveles de pobreza de los que viven con menos de 1 dólar al día.

Ahora, señala la alternativa que presenta la secuencia correcta, de arriba para abajo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q171009 | Biblioteconomia, Ciclo da informação, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao processo de
comunicação científica, que envolve diferentes atores e canais de
comunicação.

Um dos objetivos da normalização de canais de comunicação formais, tais como livros e periódicos, é auxiliar os leitores na localização de informações relevantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q170215 | Português, Regência, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

É inaceitável, na língua padrão, por constituir ERRO de regência, a substituição do complemento verbal por pronome átono proposta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q171658 | Biblioteconomia, Avaliação de Serviços de Informação, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de
informação, julgue os seguintes itens.

O exame por um especialista em determinado assunto é uma das maneiras possíveis de avaliar o acervo de uma biblioteca em um determinado assunto. Nesse caso, a compreensão das necessidades dos usuários é dispensável.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q703654 | Biblioteconomia, Bibliotecário Documentalista, IF PB, IDECAN, 2019

Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 31), as fontes terciárias são aquelas que têm a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q169730 | Biblioteconomia, Indexação, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a análise documentária e representação da
informação, julgue os itens a seguir.

A representação temática é produto da descrição dos aspectos que identificam materialmente os documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q171884 | Biblioteconomia, Recuperação da Informação, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relacionados aos fundamentos, às
ferramentas e às estratégias de recuperação da informação.

A pesquisa booleana lida com subconjuntos de assuntos dentro de um conjunto maior e implica coincidência entre os termos procurados e os termos recuperados na base maior, quando não utilizada a truncagem de termos.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q170241 | Informática, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Das opções seguintes, assinale aquela que contém um software básico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q169357 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q170516 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens subsequentes.

O sinal de coordenação conecta dois assuntos consecutivos da CDU, desde que haja uma relação mútua entre eles. Já o sinal de barra oblíqua conecta o primeiro e o último números de uma série sem repetir a raiz dos números.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q169619 | Biblioteconomia, Tecnologia de Informação para Bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

No que concerne às características do processamento técnico do sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas Pergamum é correto afirmar que esse sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q169748 | Biblioteconomia, Indexação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de indexação, resumos e índices, julgue os itens subsequentes.

KWIC e KWOC são exemplos de índices alfabéticos, não sistemáticos; neles os termos de indexação são organizados de acordo com um sistema de classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.