Início

Questões de Concursos Bibliotecário Júnior

Resolva questões de Bibliotecário Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q608704 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A utilização do CRM nas organizações tem como objetivos específicos I – gerenciar relacionamentos com os clientes. II – padronizar ofertas para todos os clientes. III – coordenar as comunicações em cada ponto de contato com o cliente. IV – capturar e analisar as informações de diferentes canais de comunicação. V – monitorar o ambiente externo à organização. Estão corretos, APENAS, os objetivos específicos indicados em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q607834 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No planejamento de uma coleção, a função de desenvolvimento que se configura no processo de tomada de decisão para títulos individuais é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q608862 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A inteligência coletiva consciente é aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q170806 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, Petrobrás Bibliotecário Júnior

No âmbito da Gestão do Conhecimento, o software que se baseia em conceitos de árvore de conhecimento e mapeamento de competências de Pierre Lévy é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q170373 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, Petrobrás Bibliotecário Júnior

No que se refere à 22ª edição da Classificação Decimal de Dewey, publicada em 2003, considere as afirmações a seguir.

I Um ponto decimal é colocado após cada três algarismos, depois do qual prossegue a divisão por dez até o grau específico de classificação que se fizer necessário.

II A notação proporciona uma linguagem universal para identificar a classe à qual cada assunto pertence e suas classes afins, sem importar o quanto possam diferir as palavras que descrevem os assuntos.

III As classes fundamentais são organizadas por assuntos, em que o princípio fundamental é que as partes da Classificação são dispostas por assunto, e não por disciplina.

IV A notação é expressa em algarismos arábicos e indica o sentido exclusivo daquela classe e sua relação com outras classes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q605834 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O estudo da estrutura e dos princípios que formam um sistema de classificação denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q603658 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A consulta a fontes de informação biográfica, no processo de catalogação em uma biblioteca especializada, é I - necessária, pois ajuda na definição de dados para o catálogo de autoridades; II - desnecessária, pois a biblioteca especializada não requer esse tipo de obra de Referência; III - necessária, pois sem as fontes biográficas é impossível definir pontos de acesso; IV - desnecessária para a compilação de fichas do catálogo de identidade; V - necessária para estabelecer distinção entre autores homônimos. Estão corretas, APENAS, as ponderações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q605227 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A informação tecnológica e a informação para negócios compõem a informação industrial, o insumo que possibilita ao setor produtivo do país melhorar a produtividade industrial e tomar decisões estratégicas. Nesse contexto, são exemplos de informação tecnológica e de informação para negócios, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q607213 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre os fatores facilitadores que compõem o modelo genérico de gestão do conhecimento, tem-se o conjunto constituído de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q170218 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, Petrobrás Bibliotecário Júnior

O padrão de quinze elementos, desenvolvido pelo OCLC, utilizado como ferramenta de descrição de recursos, com o objetivo de viabilizar a busca inteligente de informações na Web, é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q608936 | Biblioteconomia, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo Almeida Júnior (2003), a importância dos estudos de usuários e, atualmente, dos estudos de comunidade, é amplamente apresentada pela literatura. A realização desses estudos deve ser considerada como precedendo a própria organização e estrutura do Serviço de Referência e Informação. A partir desse ponto de vista, os estudos de usuários são instrumentos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.