Questões de Concursos: Biblioteconomista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Biblioteconomista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q29020 | Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de Betim MG

Sobre a atuação do Bibliotecônomo como mediador de leitura, analise as afirmações

I. Diferentemente dos professores, o Bibliotecônomo não tem a incumbência de cumprir conteúdos curriculares, grade curricular.
II. A participação do Bibliotecônomo na formação do leitor deve incluir a cobrança de leitura para aquisição de conteúdos ou normas gramaticais.
III. O Bibliotecônomo deve ser leitor e dar testemunho disso aos alunos; não só disponibilizar leitura aos seus usuários, mas também propor-lhes leituras.
IV. Bibliotecônomo pode trabalhar junto com o Professor e deve buscar mais informações e objetivos, porém, cada qual terá responsabilidades e atividades específicas, empenhando-se no que sua formação e experiência o permitem fazer para promover o gosto pela leitura na escola.

É CORRETO o que se afirma em

22 Q605441 | Biblioteconomia, Estudo de Usuários, Biblioteconomista, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos aos usuários de biblioteca e de informação.

A partir da década de 40 do século XX, no mundo, houve uma mudança de atitude com relação aos usuários de bibliotecas; de uma atitude passiva, a biblioteca tornou-se mais ativa, dinâmica, criando novos serviços ou aperfeiçoando outros já existentes.

23 Q171997 | Biblioteconomia, Tesauro, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

O tesauro (thesaurus) pode ser conceituado como:

24 Q29024 | Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de Betim MG

Os índices de citação são essenciais para a análise de citações, possibilitando a verificação da relação citante-citado, sendo utilizada como ferramenta para análise das atividades de pesquisa, sobretudo a avaliação

25 Q29026 | Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de Betim MG

Os fluxos de informação permitem estabelecer e definir as etapas de obtenção e gestão da informação no contexto organizacional.

Nessa perspectiva, o fluxo de informação é um recurso estratégico para 

26 Q608022 | Biblioteconomia, Princípios e funções administrativas em bibliotecas, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem aos princípios de administração e sua aplicação:

I. Disciplina.

II. Unidade de comando.

III. Estabilidade do pessoal.

a. A baixa rotatividade dos funcionários é uma meta prioritária.

b. Todos os subordinados sabem quem é o seu superior imediato. Apenas dele recebem ordens e a ele prestam contas de seus atos.

c. As regras de comportamento são claras e bem definidas. Todos devem a elas se submeter.

A correlação correta entre eles é:

27 Q609166 | Biblioteconomia, Informação conceitos e tipologias, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV

Leia o fragmento de texto a seguir.

“Os modelos de informação que estão mais próximos do que seja a representação do usuário humano e do que se passa na sua cabeça em relação ao sistema de informação são denominados modelos __________; os modelos que se identificam com o sistema e tentam descrever o que passa em seu interior são os modelos de ________. Os modelos que interpretam os usuários, o sistema e a interpretação entre eles são os modelos ________”.

Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

28 Q604161 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Biblioteconomista, TJ PE, SUSTENTE

O registro catalográfico completo de um item, apresentado de forma uniforme, podendo incluir a pista de todos os outros cabeçalhos sob os quais o registro é representado no catálogo, refere-se à entrada:

29 Q607242 | Biblioteconomia, Disseminação da informação, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

Em um serviço de disseminação seletiva de informações, a bibliotecária verifica, diariamente, cada artigo em cada periódico recebido pela biblioteca, comparando-o com os perfis dos usuários. Toda vez que o documento e o perfil combinarem, a informação é anotada. Nesse caso, a profissional está realizando atividade própria do elemento denominado

30 Q602626 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Biblioteconomista, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos níveis de atuação estratégica e operacional do gestor de unidades de informação.

As ações de coordenação e integração de esforços para a consecução dos objetivos da unidade de informação ocorrem no nível de atuação operacional do gestor.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.