Início

Questões de Concursos Biblioteconomista

Resolva questões de Biblioteconomista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q605253 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Um bibliotecário precisou delinear um projeto de capacitação de recursos humanos para a unidade de informação que gerencia. Depois de concluir adequadamente as etapas de elaboração e estruturação, teve problemas na etapa de desenvolvimento, pela falta de interesse da maior parte da equipe em frequentar os cursos de pós-graduação arrolados. Essa circunstância levou a uma avaliação negativa do trabalho, por erro na formulação de seu objetivo geral, que desconsiderou o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q607673 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Tribunal de Justiça nbsp RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com base nas normas da Associação Brasileira de Notas Técnicas (ABNT).

Nas referências do texto todo de uma monografia em meio eletrônico, deve-se obedecer aos padrões de referências bibliográficas indicados para textos completos de documentos monográficos, acrescentando-se as informações relativas à descrição física do meio eletrônico.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q607687 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

As Tabelas Auxiliares da CDU podem ser comuns e especiais. As auxiliares comuns dividem-se em auxiliares de relação, independentes e dependentes. As Tabelas Auxiliares independentes são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q601302 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da linguagem documentária Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), é correto afirmar que

é um vocabulário controlado não-estruturado, ou seja, um vocabulário em que se especificam apenas os relacionamentos de equivalência e os relacionamentos associativos entre os conceitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q607451 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Entre as cinco leis de Ranganathan, aquela que enfatiza que a biblioteca deveria ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil, é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q603641 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Quando deseja buscar informações acerca de listas de discussão sobre desenvolvimento econômico, qual serviço na Internet um bibliotecário deve utilizar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q609301 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Biblioteconomista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras de catalogação descritas no Anglo-American Catalogue Rules (AACR-2), julgue os itens que se seguem.

Na referência bibliográfica de filme resultante da atividade de um grupo de intérpretes cuja responsabilidade extrapole as interpretações ou a execução da obra, deve-se registrar a autoria principal pelo grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q609899 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

Em relação à indexação, considere:

I. Segundo a NBR 12676, a qualidade na indexação depende, entre outros fatores, da linguagem de indexação usada. Esta deve ser consistente e não admitir novos termos ou mudanças na terminologia.

II. Revocação designa a capacidade do sistema de evitar documentos inúteis, enquanto precisão designa a capacidade de recuperar documentos úteis.

III. A principal decisão de uma política de indexação diz respeito à exaustividade, a qual corresponde ao número de termos atribuídos, em média, aos documentos, porém, ela redundará em menor precisão nas buscas.

IV. Uma das principais vantagens proclamadas para se adotar um vocabulário controlado é que ele melhorará a coerência na representação do conteúdo temático.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q609133 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Biblioteconomista, Tribunal de Justiça nbsp RR, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes ao desenvolvimento de coleções.

As etapas do processo de desenvolvimento de coleções incluem as atividades de estudo da comunidade, a política de seleção, a seleção, a aquisição, o desbastamento, o descarte e a avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q604041 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, IPHAN, FUNIVERSA

No fim do século XIX e começo do século XX, os problemas bibliográficos começaram a ficar complexos para os pesquisadores que não encontravam as informações desejadas. Assim, surgiu uma nova tecnologia, um conjunto de técnicas para buscar resolver o tratamento da informação e sua divulgação. Essa nova tecnologia, na época, se chamava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q607403 | Biblioteconomia, Princípios e funções administrativas em bibliotecas, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

O último quarto de século presenciou enormes mudanças na sociedade e nos serviços de biblioteca e informação. Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à gestão de mudanças:

I. A memória corporativa, aquele conjunto de dados, informação e conhecimento que reside em arquivos, mas também primariamente na memória do pessoal, é valiosa como uma fonte de conhecimento para formular os objetivos e alvos estratégicos de uma organização.

II. A forma como a mudança é administrada se tornou tão importante quanto o próprio resultado do processo de mudança.

III. Os teóricos apontam dois tipos de mudança. A mudança fundamental é baseada na preservação de aspectos bem sucedidos do que já foi criado e a construção da mudança sobre eles. A mudança incremental é baseada no abandono do existente, desafiando velhos conceitos e buscando fazer as coisas de uma forma completamente nova.

IV. A mudança é algumas vezes custosa para implementar, ainda que inevitável no atual ciclo de vida de bibliotecas e outras organizações intensivas em conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q606140 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema de classificação bibliográfica de uso internacional. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Ponto de vista é um tipo de auxiliar comum dependente; segundo as instruções da CDU, não pode aparecer no início do número de classificação, tampouco ser utilizado isoladamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q604126 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos processos de produção, comunicação e uso de informação que compõem o ciclo de informação.

Na comunidade científica, o meio disponível para transmitir informações afeta a quantidade destas em circulação e causa impacto tanto em seus produtores quanto em seus receptores.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q604639 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Nos sistemas hipertextos, um dos grandes problemas encontrados é a desorientação do usuário na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q604449 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Na sociedade da informação, no que diz respeito à função da dinamização da informação, os bibliotecários de referência devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q607413 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Conforme a Lei n° 9.610/98 que regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhe são conexos, contrafação significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q601299 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, IPHAN, FUNIVERSA

Em indexação, o catálogo dicionário é o que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q609577 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Na CDU, os auxiliares comuns de propriedades; materiais; operações, relações e processos; pessoas e características pessoais, pertencem ao grupo dos auxiliares
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q607049 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, TJ RR, CESPE CEBRASPE

O diagnóstico bibliométrico ou análise bibliométrica, técnica que permite controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, serve, posteriormente, como subsídio para a tomada de decisões.

Os padrões quantitativos têm sido cada vez mais utilizados na avaliação dos serviços de unidades de informação, por serem mais flexíveis e bem fundamentados do que os padrões qualitativos, podendo ser adaptados às necessidades específicas dos diversos serviços e produtos na área.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.