Início

Questões de Concursos Biblioteconomista

Resolva questões de Biblioteconomista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q608870 | Biblioteconomia, Metodologia da pesquisa científica e Pesquisa bibliográfica, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Associe as metodologias para a construção de ontologias, listadas a seguir, às suas características.

1. Cyc.

2. TOVE.

3. Uschold.

4. Kactus.

5. Methontology.

( ) Considera que os conceitos e relacionamentos de uma ontologia só podem ser derivados dos cenários motivacionais.

( ) Baseado no processo-padrão IEEE para o desenvolvimento de software.

( ) Primeiro registro de método ou conjunto de heurísticas para a construção de ontologias.

( ) Baseado na prática da construção de ontologias de topo Enterprise.

( ) Fortemente baseado na possibilidade de reuso de conceitos definidos em outras ontologias.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q608021 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

No âmbito da CDD, os números entre colchetes representam tópicos que foram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q721774 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

O órgão brasileiro responsável pelo controle da oferta monetária do país, ou seja, pelo montante total de dinheiro disponível para a população é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q608141 | Biblioteconomia, Catálogo tipos e funções, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Os pontos de acesso possibilitam reunir nos catálogos os recursos bibliográficos por determinada característica de semelhança. São pontos de acesso de catálogos manuais, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q607382 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Leia o seguinte fragmento de texto a seguir.

“A __________, como um processo de representação do conteúdo dos documentos, é um elemento fundamental para o processo de __________ e __________ da informação”.

Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam as lacunas do fragmento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q171460 | Biblioteconomia, Catalogação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:

I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.

II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.

III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe.

IV. CNPq.

V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).

VII. Instituto de Pesquisas da Marinha.

VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).

IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).

X. Universidade Federal de Sergipe.

Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q603654 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, IPHAN, FUNIVERSA

Na indexação de assuntos, a etapa que envolve a conversão da análise conceitual de um documento em um determinado conjunto de termos de indexação, chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q601383 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Secretaria de Estado da Administração SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com relação às normas técnicas da ABNT para a área de documentação.

Ao se abreviar o título de uma publicação seriada, o plural das palavras deve ser indicado apenas em caso de necessidade, por meio do acréscimo, à abreviatura do singular, de um traço de união e da última letra do plural.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q608554 | Biblioteconomia, Internet, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

As tecnologias de informação e comunicação trouxeram a informação digital e também o problema da preservação. A chamada preservação digital pode ser dividida em: física, lógica e intelectual.

A preservação digital

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q170870 | Biblioteconomia, MARC, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

O MARC é um registro catalográfico legível por computador e foi desenvolvido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q609621 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Dadas as afirmativas seguintes sobre a história da Biblioteconomia e das bibliotecas,

I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas.

II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris – realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q607551 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

A linguagem livre é constituída sobre a base da indexação em linguagem natural de documentos registrados em uma coleção. Existem dois tipos de linguagem livre: as listas de descritores livres e as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q169558 | Biblioteconomia, Gestão de Informação e Conhecimento, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q170279 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Na terminologia da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, linguagem natural é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q606993 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Assinale a opção que apresenta as contribuições que podem ser desenvolvidas por qualquer biblioteca para integrar-se ao controle bibliográfico nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q606568 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

O Código de Ética Profissional é um instrumento legal que objetiva fixar normas de conduta para pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia. São deveres do profissional bibliotecário, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q608434 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Segundo o AACR2R, as fontes de informação para a área de edição de monografias impressas são a página de rosto, outras páginas preliminares e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q609753 | Biblioteconomia, Marketing em sistemas de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Em relação ao marketing da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. O marketing de informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, as preferências e os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam.

II. Marketing de informação é um processo gerencial que contribui para a garantia do futuro da biblioteca como atividade inovadora e criativa, envolvendo o planejamento, a execução e o controle da concepção, da determinação de preço e da promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.

III. O marketing da informação sugere que a tarefa da biblioteca não é apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender aos interesses da clientela no futuro.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q170043 | Biblioteconomia, Indexação, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Na indexação, a preocupação que os bibliotecários devem ter em saber para que tipo de usuário estão fazendo a indexação chama-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.