Início

Questões de Concursos Biologia

Resolva questões de Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q944210 | Biologia, Vírus e bactérias, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

“Uma das maiores ameaças à saúde global atualmente, a resistência aos antibióticos, pode afetar pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
ROCHA, L. A ameaça global das bactérias resistentes aos antibióticos. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/ameaca-global-das-bacterias-resistentes-aos-antibioticos.
Sobre a resistência de bactérias aos antibióticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos é um exemplo de seleção natural direcional, processo em que um fenótipo extremo é favorecido e tende a aumentar sua frequência na população. II. As bactérias sofrem mutação para se tornarem resistentes ao antibiótico em um processo evolutivo intencional. III. Os antibióticos atuam como agentes seletivos, favorecendo as bactérias resistentes que surgem por mutação. IV. O indivíduo que interrompe o tratamento sem recomendação médica se coloca em risco, uma vez que essa ação pode agravar a infecção e ocasionar o processo de seleção de bactérias resistentes, podendo tornar o uso do antibiótico ineficaz no caso de uma nova infecção.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1004376 | Técnicas em Laboratório, Microbiologia Clínica nas Técnicas em Laboratório, Biologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em relação as técnicas de coloração de bactérias assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q944217 | Biologia, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação à nomenclatura dos seres vivos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Os nomes científicos podem conter o nome do cientista que descreveu a espécie, de uma característica que apresenta, do lugar onde ocorre etc. ( ) As subespécies têm um nome composto por quatro palavras, sendo uma delas um adjetivo. ( ) Cada espécie é identificada por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero; o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. ( ) O nome científico é aceito em todas as línguas e a cada espécie atribui-se um único nome.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q949369 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Considere que a Escherichia coli, uma bactéria anaeróbia facultativa, esteja se multiplicando em um meio contendo glicose. Suponhamos que 100 células dessa bactéria sejam mantidas nesse meio sob condições de aerobiose (condição A), enquanto que 100 células dessa mesma bactéria sejam mantidas nesse mesmo meio sob condições de anaerobiose (condição B).
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q949647 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Suponha que um casal, cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição, qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q946835 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

O princípio da exclusão competitiva, formulado pelo biólogo russo Georgyi Frantsevich Gause, estabelece que uma espécie exclui competitivamente a outra quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q943601 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

De acordo com o fixismo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q906237 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sobre os conceitos de genética e diagnóstico da Síndrome de Down, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A síndrome de Down só pode ser diagnosticada após o nascimento, uma vez que não há testes de confirmação na fase gestacional.
( ) O cromossomo extra geralmente vem do pai e o risco de um casal ter um bebê com um cromossomo extra aumenta gradualmente à medida que o pai envelhece.
( ) Mulheres com síndrome de Down possuem uma probabilidade de 50% de gerar filhos que também apresentem a condição. Por outro lado, a infertilidade é comum em homens com síndrome de Down, exceto naqueles casos em que a síndrome se manifesta na forma de mosaicismo.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q944211 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação aos animais cordados, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A notocorda é uma estrutura embrionária e em vertebrados (exceto peixes da classe Myxini), ela é substituída pela coluna vertebral óssea ou cartilaginosa. ( ) A notocorda se desenvolve durante a gastrulação do embrião, a partir da endoderme. ( ) A notocorda desempenha um papel primário para o desenvolvimento dos cordados, pois origina o esqueleto apendicular. ( ) Nos urocordados ou tunicados como as ascídias, a notocorda está presente na fase larval.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q944221 | Biologia, Equinodermos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

Em relação aos equinodermos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q942890 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

No trigo, há dois genes, A e B, ambos dominantes, localizados em cromossomos diferentes e responsáveis pela cor da semente. Quando estão juntos, condicionam o caráter colorido. Todas as demais combinações genéticas resultam na semente com casca incolor. Duas linhagens incolores e puras foram cruzadas, resultando em F1 todos os descendentes coloridos.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o genótipo de F1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q982351 | Português, Biologia, MPE RS, AOCP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


DeepSeek, OpenAI, Microsoft, Alibaba, a água, a Amazônia e a COP30


'Busca profunda' que devemos almejar é ampliar a consciência hídrica dos povos; avanço da inteligência artificial depende de recurso escasso

Adriano Stringhini
Professor da Fundação Dom Cabral, é membro do Imagine Brasil, do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e do “Todos pela COP30”; ex-diretor da Sabesp


Muito se tem falado sobre inteligência artificial após as versões 4.0 de DeepSeek e Alibaba surgirem. A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, diz que “iremos beber da fonte”. É nesse contexto que ouso emitir parcas reflexões sobre o impacto ambiental do avanço da IA no consumo de água e energia.


Horas na Netflix, redes sociais, e-mails, transacionar criptomoedas. Tudo isso pede uma colossal infraestrutura global, “cidades data centers” e cabos que dariam mais de 80 voltas na Terra. Alimentar as plataformas online exige mais potência das máquinas, o que implica maior consumo de água e energia.


A Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que, em 2022, os data centers consumiram 460 terawatt-hora (TWh) de energia no planeta. Com o crescimento da IA, esse consumo aumentará para 1.050 TWh até 2026. O valor é o dobro do consumo anual de energia elétrica no Brasil, de aproximadamente 500 TWh. [...]


Esses sistemas, a pleno vapor, precisam de ventilação para evitar o superaquecimento. Esse resfriamento, para ser eficiente (leia-se menor custo), utiliza muita água, um recurso escasso. Além disso, sabemos que os chips usados no treinamento de IA consomem muito mais água do que os de servidores comuns (acelerado pelo forte investimento em IA generativa em 2022). [...]


Diante desse cenário, é preciso “beber da fonte”, mas devemos lembrar que nós somos a fonte. Brasil e a Amazônia são a fonte principal de água do mundo, que, ao final, é essencial para sistemas de IA. Água é energia — e, como bem lembrou o filme Matrix (1999), não há inteligência artificial sem energia.


A Amazônia é um oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos, o que é chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Essa água nutre toda a vida da Amazônia, do planeta. O Saga seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos. São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, o nosso verdadeiro petróleo.


Frise-se: não estou sugerindo que se use água da Amazônia para resfriar data centers. O que proponho aqui é que a sociedade gaste tempo no Google pesquisando mais sobre como economizar água e levar saneamento para todos em vez de gastá-la pesquisando no Google, ChatGPT e DeepSeek qual dos três é melhor ou pior, ou mais ou menos seguro. Afinal, sem água no mundo, nenhum dos três irá funcionar.


Na COP30, que ocorrerá em Belém, em novembro, teremos a oportunidade de falar sobre a importância de ampliar o reúso da água para a refrigeração dos data centers, mas, principalmente, alertar o mundo sobre a necessidade de preservar a “Amazônia hídrica”, os rios voadores e os rios/oceanos subterrâneos. [...]


Sem verde não há água; sem água não há verde; sem verde e sem água não há vida — nem natural nem artificial. Essa é a verdadeira “busca profunda” (“deep seek”) que devemos almejar: ampliar a resiliência e a consciência hídrica dos povos.


Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/02/deepseekopenai-microsoft-alibaba-a-agua-a-amazonia-e-a-cop30.shtml. Acesso em: 26 mar. 2025.
Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é facultativo do ponto de vista sintático.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q949378 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, foram registrados, no Brasil, cerca de 140 mil acidentes ocasionados por animais peçonhentos, dentre serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas e outros animais em menor proporção. Diferente dos animais venenosos que são desprovidos de um aparelho inoculador, os animais peçonhentos apresentam glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões. Dessa maneira, injetam o seu veneno com facilidade e de maneira ativa. Sobre animais peçonhentos e venenosos, avalie as afirmações a seguir:
I. As serpentes conhecidas como coral-verdadeira são répteis pertencentes à Ordem Squamata. Elas possuem corpo alongado, tegumento revestido por escamas, realizam fecundação interna e apresentam respiração pulmonar. O órgão de Jacobson e a fosseta loreal são estruturas exclusivas de serpentes peçonhentas.
II. As abelhas pertencem à Ordem Hymenoptera da Classe Insecta. Podem apresentar um ferrão na região posterior de seu corpo, que serve para inocular o veneno. Os himenópteros apresentam três pares de patas e quatro asas membranosas, embora, em alguns casos, sejam ápteros, ou seja, desprovidos de asas.
III. A aranha-marrom, artrópode do Subfilo Chelicerata, é um animal octópode, com quelíceras que injetam veneno nas presas e pedipalpos; não possui antenas e apresenta o corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
IV. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. O corpo dos escorpiões é semelhante ao desses últimos animais, com uma única diferença: seu abdômen é dividido em duas partes: pré-abdômen e pós-abdômen. No pós-abdômen, encontra-se a glândula produtora do veneno, que é inoculado na vítima por um aguilhão. Similarmente às aranhas, os escorpiões apresentam simetria bilateral, esqueleto corporal externo, apêndices articulados e sistema circulatório fechado.
V. A água-viva é um cnidário livre natante, com simetria radial e ciclo de vida com alternância de gerações ou metagênese. Possui em seus tentáculos, os pinacócitos, células produtoras de um líquido urticante liberado como mecanismo de defesa, que promove irritações quando em contato com a pele humana.
Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q946826 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

Os organismos vivos podem estabelecer relações harmônicas e desarmônicas, sejam eles indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Considerando esse fato, é correto dizer que são tipos de interações desarmônicas interespecíficas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q906238 | Biologia, Hábitos alimentares e exercícios físicos, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sobre os conceitos de agroecologia, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q901897 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Biologia, IFES, IF ES, 2024

A contração muscular, que ocorre nas células do tecido muscular, promove um aumento de tensão na fibra muscular e, com isso, os movimentos, como os movimentos peristálticos, importantes para o funcionamento do tubo digestivo. A contração muscular ocorre através da interação de dois tipos de proteínas.
Indique a alternativa que cita CORRETAMENTE as proteínas que atuam na contração muscular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1046285 | Matemática, Probabilidade, Biologia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Uma família foi participar de uma competição de tiro ao alvo. Nessa competição participaram o pai, a mãe e o filho mais velho. Considere-se que, as probabilidades de cada um acertar o alvo, em cada tiro, são dadas respectivamente por 4/5, 1/3, 5/6. Se cada um der um único tiro, qual a probabilidade de nenhum dos três acertar o alvo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q942896 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere os eventos evolutivos a seguir.
I. Aparecimento das primeiras plantas com sementes. II. Aparecimento dos primeiros animais dotados de exoesqueleto. III. Origem dos mamíferos placentários. IV. Diversificação das aves. V. Origem dos primeiros peixes dotados de mandíbula.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem temporal em que esses eventos ocorreram.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q949374 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Registros fósseis indicam que as pteridófitas já eram comuns desde o período Carbonífero, há cerca de 360 milhões de anos. No Carbonífero superior, a vegetação da Terra era, em grande parte, dominada por pteridófitas de grande porte. Estas chegavam a medir cerca de 8 metros de altura, assemelhando-se a árvores. Atualmente, existem cerca de 11.000 espécies de pteridófitas. Existem desde espécies muito pequenas até algumas que chegam a atingir mais de 20 metros de comprimento, cujas folhas possuem mais de 5 metros! Pteridófitas: características e reprodução. Educação Uol, 23 set. 2009. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-ereproducao.htm. Acesso em 25 de jul. 2018.
O texto acima reporta a uma característica exibida pelas pteridófitas, não evidenciada em briófitas, que se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q946834 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, UECE, UECE CEV, 2019

No que concerne à deriva genética, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.