Início

Questões de Concursos Biomédico

Resolva questões de Biomédico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q1006822 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

A Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021 altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Sobre as principais alterações nos parâmetros de análise que compõem o padrão de potabilidade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Contagem de Bactérias Heterotróficas: Foi retirada a recomendação em monitorar o parâmetro Contagem de Bactérias Heterotróficas (antigo Art. 28). A análise de Contagens de Bactérias Heterotróficas era utilizada para avaliar a integridade do sistema de distribuição (reservatório e rede) e seu limite recomendado era de 500 UFC/mL.
( ) Vírus Entéricos: Foi retirada a recomendação em monitorar o parâmetro Vírus Entéricos (antigo Art. 29) nos pontos de captação de água proveniente de mananciais superficiais.
( ) Turbidez (Art. 28). A frequência para monitorar a Turbidez na saída do tratamento pós-desinfecção (fonte subterrânea) mudou de 2x por semana para 5x por semana na nova Portaria.
( ) Escherichia coli e Esporos de Bactérias Aeróbias (Art. 29). Uma das grandes novidades da Portaria foi a troca dos ensaios de Giardia e Cryptosporidium por Esporos de Bactérias Aeróbias para mananciais superficiais. Esse ensaio é realizado quando for identificada média geométrica móvel dos últimos 12 meses de monitoramento maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL.
( ) Residuais de Desinfetante (Art. 32). Removeram a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado, ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede). Entretanto, a nova portaria inclui a obrigatoriedade de se manter também teores mínimos de desinfetante nos pontos de consumo. Continua obrigatória a manutenção de teor máximo de cloro residual livre de 2 mg/L. O VMP para esse parâmetro continua sendo 50 mg/L.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q1072239 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 50 anos com histórico de dor abdominal, perda de peso e febre. O exame de imagem mostra um aumento do fígado e baço. O médico solicita uma biópsia hepática e a análise revela células gigantes multinucleadas, caracterizando um linfoma extranodal. Qual é o tipo mais comum de linfoma extranodal que afeta o fígado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q1072245 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Pamela é uma paciente de 55 anos com histórico de dor muscular generalizada, cansaço excessivo e aumento de enzimas musculares no sangue. Após biópsia muscular, a análise histológica mostra infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos. Qual é a condição mais comum associada a aumento das enzimas musculares e infiltração inflamatória nos músculos esqueléticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q1029279 | Biomedicina, Genética e Reprodução Humana, Biomédico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As reações de hibridização dos ácidos nucléicos fornecem um meio sensível de detectar um gene ou outra sequência nucleotídica de escolha qualquer.
Sob condições estringentes de hibridização, duas fitas podem parear para formar uma hélice hibrida se as sequências de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q1006279 | Biomedicina, Bacteriologia, Biomédico, EBSERH, VUNESP, 2020

As características bioquímicas de uma bactéria são: lactose negativa, reação de indol negativo, ureia positivo, lisina negativo, citrato positivo, sacarose negativo, maltose negativo, produção de H2 S (ácido sulfídrico) positivo, fenilalanina positivo, motilidade positivo e fermentador de glicose. Essas características confirmam que a bactéria pertence ao gênero
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q1072241 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante uma consultar regular com o seu médico preferido, João, um paciente de 60 anos, com histórico de hipertensão não controlada, relata ao médico que está apresentando um quadro de dor torácica e falta de ar. Após a realização de um eletrocardiograma (ECG) solicitada pelo médico, foi revelado um infarto do miocárdio, e o médico solicita uma análise do sangue para investigar o dano cardíaco. Qual biomarcador é mais específico para avaliar danos ao músculo cardíaco em pacientes com infarto do miocárdio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q1073261 | Patologia, Diagnósticos, Biomédico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Um homem de 50 anos com sintomas de fadiga, febre baixa e linfadenomegalia é diagnosticado com leucemia linfoide crônica (LLC). A imunofenotipagem revelou presença de marcadores CD19, CD5 e CD23 nas células malignas. O que caracteriza as células malignas na LLC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q1006828 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Exames de Urina, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

Quando o sangue passa pelos capilares glomerulares, ocorre o processo de filtração. À medida que esse ultrafiltrado flui pelos túbulos renais, sua composição vai se alterando graças à adição e à reabsorção de substâncias. Como resultado final, é produzido cerca de 1,2 a 1,5 L de urina a cada 24 horas. Quando a concentração de determinada substância a ser medida na urina se altera em razão das atividades diárias, da alimentação e do metabolismo corporal, a coleta de urina por 24 horas se faz necessária. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q1006832 | Técnicas em Laboratório, Hematologia nas Técnicas em Laboratório, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

Um paciente adulto chega ao laboratório com um pedido médico para realização dos seguintes exames: hemograma completo, uréia, creatinina sérica e coagulograma completo. Na coleta múltipla de tubos, há uma pequena possibilidade de contaminação por aditivos internos de um tubo para outro durante a troca de tubos, no momento da coleta de sangue. Por isso, uma sequência de coleta foi estabelecida e recomendada pela CLSI (Clinical and Laboratory Standardization Institute). Assinale a alternativa correta obedecendo a ordem de coleta mais adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q1072234 | Patologia, Hipóteses Diagnósticas, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

João apresenta quadro de febre, suores noturnos e linfadenopatia. Os exames laboratoriais indicam uma contagem elevada de linfócitos, e a biópsia de linfonodo revela células malignas. O diagnóstico é linfoma. Considerando que João é um idoso de 70 anos, qual é a característica histológica que distingue um linfoma de uma leucemia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q1006826 | Biomedicina, Virologia, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

O diagnóstico inicial de Hepatite B pode ser realizado com base nos sintomas clínicos e na presença de enzimas hepáticas no sangue. Entretanto, a sorologia da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) descreve o curso e a natureza da doença. O padrão de anticorpos aos antígenos individuais do HBV relatado no quadro abaixo pode ser interpretado como pertencente a um indivíduo. Analise o quadro abaixo e assinale a alternativa correta.
Reatividade Sorológica
HBs Ag NEGATIVO anti-HBc NEGATIVO anti-HBs POSITIVO
HBc, core do vírus da hepatite B; HBsAg, antígeno de superfície da hepatite B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q1006838 | Técnicas em Laboratório, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

O meio de cultura Ágar Salmonella-Shigella (SS), também conhecido como Ágar SS, possui componentes (sais de bile, verde brilhante e citrato de sódio) que inibem micro-organismos Grampositivos. É utilizado para selecionar e isolar espécies de Salmonella e Shigella, em amostras de fezes, alimentos e água. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q1056156 | Biomedicina, Imunologia em Biomedicina, Biomédico, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Há três vias diferentes pelas quais o complemento pode ser ativado na superfície dos patógenos. Elas dependem de diversas moléculas para o início; porém, convergem para gerar o mesmo grupo de moléculas efetoras. Sobre tais vias, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q897008 | Enfermagem, Biomédico, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

João foi ao posto do bairro devido a uma ferida no pé, sendo diagnosticado pelo médico de família com úlcera venosa. O médico decidiu encaminhá-lo a uma consulta com o especialista. Após um mês, João volta ao posto com uma solicitação de cuidados pós-operatórios da ferida pela Equipe de Saúde da Família (ESF). Sobre a integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e sua associação ao caso apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q1029275 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

O desenvolvimento de modernos contadores automatizados de células sanguíneas tornou-se uma realidade na segunda metade do século XX. Os contadores hematológicos atuais têm múltiplas procedências, mas todos usam a ______________ como princípio na dosagem de hemoglobinas.

Assinale a opção que apresenta o termo que completa, corretamente, a lacuna do fragmento acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q1029280 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o método usado para identificar proteínas que se ligam fortemente umas com as outras, em que um anticorpo é utilizado para reconhecer uma proteína-alvo especifica, formando um complexo que vai para o fundo do tubo de ensaio e pode capturar e purificar não só o alvo primário, mas, também, outras macromoléculas, ligando-se ao alvo por interações nativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q1006272 | Biomedicina, Imunologia Básica, Biomédico, EBSERH, VUNESP, 2020

Um paciente de 22 anos de idade, um minuto após uma injeção de penicilina G, desenvolve prurido e eritema cutâneo, sendo seguido rapidamente por dificuldade respiratória. A imunoglobulina fixada à penicilina G e aos mastócitos para desenvolver esses sintomas no paciente será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q1006275 | Biomedicina, Biomédico, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com os critérios das Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas da Leucemia Mieloide Aguda do Adulto, na leucemia mieloide aguda (LMA) a detecção de alterações cromossômicas por métodos citogenéticos é utilizada para a adequação do tratamento e prognóstico do paciente. Os principais genes que devem ser investigados em exames de cariótipo do paciente para determinar os seus status mutacional e avaliar o prognóstico da LMA, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q1003075 | Biomedicina, Técnicas Sorológicas e de Imunofluorescência, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2023

A artrite reumatóide é uma condição crônica que afeta as articulações, causando inflamação, dor, e danos progressivos. Além das articulações, outros órgãos podem ser afetados, mas as articulações são mais comumente afetadas. Essa doença é considerada autoimune devido aos autoanticorpos e envolve inflamação sistêmica. Com base em suas habilidades em análises imunológicas, assinale a alternativa que apresenta quais testes ou exames específicos seriam apropriados para diagnosticar a artrite reumatóide.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q1003078 | Biomedicina, Micologia, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2023

Micoses superficiais são infecções fúngicas que afetam a pele, cabelo ou unhas e são causadas por agentes como Candida spp., Epidermophyton spp. e Microsporum spp. Para identificar esses agentes, um meio de diagnóstico específico é frequentemente utilizado. Assinale a alternativa que apresenta o meio de diagnóstico preferido para identificar os agentes causadores de Micoses superficiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.