Questões de Concurso Biomedicina

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q1001263 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

O biomédico e seus residentes entraram na enfermaria de mulheres do Hospital Universitário e se depararam com uma paciente de 46 anos, ex-moradora de área rural, com um quadro de hipertensão porta em função de uma esquistossomose, com uma ascite bem visível e com o sinal da cabeça de medusa.

Sobre a veia porta, assinale a afirmativa correta.

52 Q1008306 | Medicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, jovem, foi atendida na emergência do Hospital Municipal, apresentando um grave quadro de depressão respiratória e hipotensão arterial.

Seus familiares relataram que a jovem ingeriu cerca de 30 comprimidos de Fenobarbital e álcool, após forte discussão com seu namorado. Ao exame, notou-se bradipneia, hipoventilação e oligúria; PA: 70x30mmHg e frequência cardíaca de 45bpm.

Nesse caso, o tratamento ideal baseia-se em

53 Q1008310 | Biomedicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

João, 45 anos de idade, ao realizar uma consulta regular com o médico foi informado que suas taxas de ácido úrico estavam acima de 0,07 g/L.

O médico, visando reduzir as taxas do ácido úrico, recomendou reduzir o consumo de carne e de álcool, parar de fumar e começar uma dieta. Além disso, recomendou que tomasse acetazolamida, um diurético que ocasiona a alcalinização da urina.

Sobre as consequências da alcalinização da urina, assinale a afirmativa correta.

54 Q1008311 | Biomedicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente é encaminhado à emergência por intoxicação aguda de cocaína. Ele é colocado em monitor cardíaco e um acesso intravenoso é estabelecido.

O monitor cardíaco mostra a presença de taquicardia sinusal numa taxa de 162bpm. Ele apresenta febre de 40,5°C e são iniciados métodos de resfriamento agressivo. O médico de plantão procura evidências de traumatismo coexistente e o enfermeiro pergunta se é necessário administrar metoprolol para controlar a taquicardia do paciente.

Se for administrado um antagonista beta a esse paciente, ele poderá desenvolver

55 Q1008313 | Psiquiatria, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 19 anos, foi encaminhada ao setor de emergência por causa de alucinações e pensamentos suicidas após consumir metilenodioximetanfetamina (MDMA). O MDMA provoca essas alterações por atuar com

56 Q1008320 | Biomedicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

A bioquímica do melasma envolve uma série de reações e processos que resultam na produção excessiva de melanina. Fatores externos como radiação UV aumentam os níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO), que podem estimular a síntese de melanina por meio da ativação de vias de sinalização celular, exacerbando a hiperpigmentação.

No contexto celular, a neutralização de ERO ocorre graças à ação

57 Q1001259 | Radiologia, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Uma criança do sexo feminino deu entrada na emergência no Hospital Universitário. Segundo o relato da mãe, a criança começou com tosses, chiado no peito e uma certa dificuldade para respirar, tudo isso após se engasgar com um dente decíduo (dente de leite). A mãe ainda informou que a criança não tem histórico de alergia. A criança foi encaminhada para o procedimento de retirada do corpo estranho.

A imagem radiográfica foi mostrada aos residentes plantonistas. Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável para a alocação do corpo estranho.

58 Q1001261 | Medicina, Nefrologia, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Um jovem de 23 anos deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com fortes dores na região lombar, que se estendiam anteriormente e inferiormente da região inguinal até o escroto. A equipe multidisciplinar que avaliou verificou que se tratava de uma litíase renal.

Assinale a opção que indica os locais mais comuns onde ficam alojados esses cálculos.

59 Q1008309 | Biomedicina, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

RHA, 16 anos, sexo masculino, branco, foi encaminhado ao ambulatório de endocrinologia do HUGG, apresentando quadro de obesidade centrípeta e estrias violáceas. Relata início do quadro cerca de dois anos antes da admissão.

Após detalhada anamnese, constatou-se que o paciente fazia uso indiscriminado de descongestionante nasal à base de dexametasona há, pelo menos, quatro anos, em função de rinite alérgica. Nega uso de outras medicações.

Ao exame físico, apresenta IMC: 31kg/m², acúmulo de gordura centrípeta e gibosidade; apresenta pele oleosa, acne na face, dorso e tronco. Estrias vermelho-arroxeadas de mais de 1cm de diâmetro na face interna dos braços, coxas e abdômen. PA 140x100mmHg.

Sobre o caso, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.

60 Q1001213 | Saúde Pública, Biomedicina, EBSERH, FGV, 2024

Segundo a Portaria nº 198/2004, que institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor, a condução locorregional da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde será efetivada mediante um Colegiado de Gestão configurado como polo de educação permanente em saúde para o SUS com as funções de

I. identificar necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores de saúde e construir estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão em saúde e fortaleçam o controle social no setor na perspectiva de produzir impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva;
II. mobilizar a formação de gestores de sistemas, ações e serviços para a integração da rede de atenção como cadeia de cuidados progressivos à saúde (rede única de atenção intercomplementar e de acesso ao conjunto das necessidades de saúde individuais e coletivas);
III. articular e estimular a transformação das práticas de saúde e de educação na saúde no conjunto do SUS e das instituições de ensino, tendo em vista a implementação das diretrizes curriculares nacionais para o conjunto dos cursos da área da saúde e a transformação de toda a rede de serviços e de gestão em rede-escola.

Está correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.