Questões de Concursos: Borracheiro

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Borracheiro. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q871629 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Cor branca passa a ser utilizada nos semáforos
Os semáforos são conhecidos mundialmente pelas três cores – vermelho, amarelo e verde. No entanto, na cidade de Madrid, na Espanha, uma nova alternativa passou a ser colocada e levantou a curiosidade da população local: a cor branca. A novidade é destinada aos carros autônomos e surgiu de um estudo da Universidade da Carolina do Norte. A função da quarta cor é controlar o tráfego de carros autônomos, permitindo uma comunicação e regulação entre eles.
(Disponível em: https://www.bnews.com.br/noticias/geral/Acesso em: setembro de 2024.)

Segundo pesquisadores, quando um grande número de carros autônomos se acumular na estrada, a luz branca acenderá para que eles regulem a circulação no cruzamento, tornando o trânsito mais fluido. Sobre esse tipo específico de automóvel:

22 Q871632 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Lei Seca não será aplicada em Minas Gerais nas eleições municipais deste ano

O governo de Minas Gerais informou que a Lei Seca não será implementada nas eleições municipais deste ano. A decisão foi comunicada em nota da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel Minas). A decisão é válida tanto para o primeiro quanto para o segundo turno (se houver) das eleições. Essa é a segunda vez em que a venda de bebidas alcoólicas foi liberada, sendo a primeira nas eleições gerais de 2022. A Abrasel agradeceu o governo pela decisão e argumentou que “não foram registrados incidentes que comprometessem a ordem pública”, referindo-se à decisão nas eleições passadas. O comunicado também acrescentou que a decisão irá beneficiar a economia.
(Disponível em: https://www.otempo.com.br/eleicoes/Acesso em: setembro de 2024.)

A “Lei Seca” restringe o uso de bebida alcoólica na votação. Sobre essa medida, assinale a afirmativa correta.

23 Q876022 | Raciocínio Lógico, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Marta tinha R$ 60,00 em mãos. Após gastar metade desse valor e doar um terço do valor inicial, quanto sobrou?

24 Q871634 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Borracheiro, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Candidaturas indígenas aumentam 14,13% nas eleições de outubro

No dia 6 de outubro, mais de 461,7 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de dados extraídos da corte eleitoral, neste ano, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) publicou o estudo Perfil do Poder – Eleições 2024, em parceria com o coletivo Common Data, com a análise das candidaturas registradas. O levantamento aponta que, se consideradas as candidaturas para todos os três cargos por cor e raça, este ano, 207.467 (45,64%) candidatos se declararam brancos; 187.903 (41,34%) se autodeclararam pessoas pardas; 51.782 (11,39%) se declararam pretos; 2.479 (0,55%) são pessoas indígenas; 1.756 (0,39%) são pessoas amarelas; e 3.141 (0,69%) não informaram sua cor/raça. Com base nesses números, o Inesc constatou que os candidatos declarados indígenas são os únicos que tiveram a participação ampliada nas eleições deste ano.
(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-09/candidaturas-indigenas. Acesso em: outubro de 2024.)

Antes da Resolução do TSE, a declaração de cor ou raça no registro de candidatas e candidatos era opcional. Os indígenas são considerados cidadãos e podem participar das eleições. Esses indígenas:

25 Q867929 | Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Tão importante quanto o seu destino ambientalmente correto, segregar os resíduos de forma adequada é uma etapa primordial na gestão ambiental. Sobre esse assunto, analise os itens abaixo:

I. Segregar é dividir os resíduos com base em suas características físicas, químicas, biológicas e radiológicas, assim como em seu estado físico e composição química.
II. A classificação e caracterização são fundamentais para uma segregação eficaz dos resíduos, prevenindo acidentes durante o armazenamento, transporte e destino final.
III. A segregação é dispensável para o cumprimento da legislação ambiental e para a manutenção das certificações ambientais.
IV. O transporte dos resíduos dos locais de origem até o local destinado ao armazenamento temporário ou externo, visando sua posterior coleta, é uma etapa que geralmente antecede a da segregação dos resíduos.

Estão CORRETOS:

26 Q867934 | Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional em Gestão de Pessoas, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do serviço público, os funcionários frequentemente lidam com informações confidenciais, como dados pessoais dos cidadãos, informações financeiras e documentos legais. Qual é uma das principais razões para a existência das normas de sigilo e confidencialidade nesse ambiente profissional?

29 Q867935 | Meio Ambiente, Saúde Pública, Borracheiro, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A varrição de ruas, avenidas, praças e demais espaços públicos é uma prática comum em muitas cidades ao redor do mundo. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A varrição regular de ruas e calçadas também pode ajudar a controlar a propagação de doenças transmitidas por vetores, como dengue e zika, ao eliminar recipientes e acúmulos de água que servem como criadouros para mosquitos.
( ) Um dos benefícios da varrição é a prevenção de enchentes, já que a limpeza das vias públicas impede o acúmulo de detritos que poderiam obstruir os sistemas de drenagem
( ) A varrição de ruas tem como objetivo principal, reduzir o consumo de água potável, uma vez que a limpeza frequente diminui a necessidade de lavagem com água, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente.

30 Q875382 | Direito Processual Penal, Borracheiro, Prefeitura de Alpestre RS, FUNDATEC, 2024

Todos os meses João pegava a maior parte do salário de sua esposa, Vera, e usava o dinheiro para jogar pôquer e ir ao bar com seus amigos beber, deixando Vera desamparada e com pouco dinheiro para as suas necessidades básicas, como alimentação e vestuário. De acordo com a Lei Maria da Penha, qual tipo de violência Vera sofria?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.