Durante uma atividade em sala de aula, um aluno
do 8º ano menciona que deseja ser tratado por um
nome diferente daquele que consta em seu
registro, afirmando que esse novo nome reflete sua
identidade de gênero. Alguns colegas reagem com
risadas, e outros se mostram confusos. O
professor, diante dessa situação, precisa adotar
uma abordagem que considere os direitos do aluno
e a inclusão escolar, levando em conta a
diversidade de gênero e sexualidade na educação.
Nessa perspectiva, qual a atitude pedagógica mais
adequada, conforme as diretrizes inclusivas e de
respeito à identidade de gênero nas escolas, o
professor pode adotar?
a) Respeitar o pedido do aluno, usar o nome pelo qual
ele se identifica e aproveitar o momento parapromover uma discussão em sala sobre a temática,
abordando o respeito à identidade de cada pessoa.
b) Conversar com o aluno em particular e aconselhá-lo a não se expor em sala de aula, para evitar
constrangimentos e possíveis reações negativas de
outros alunos.
c) Ignorar o pedido do aluno no momento e tratar o
caso posteriormente com a direção da escola para
que uma decisão administrativa seja tomada sobre
a questão.
d) Fazer uma reunião com os responsáveis do aluno,
informando que o pedido do estudante será
considerado apenas se os pais autorizarem a
mudança do nome social na escola.
e) Explicar aos alunos que o nome registrado no
documento escolar é o único válido legalmente, e
que até uma mudança oficial ser realizada, o nome
de registro deve ser utilizado.