Questões de Concurso CEO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q905278 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Diante da descrição abaixo, responda à questão.

Paciente J.A.D, 30 anos, feminino, sem envolvimento sistêmico pessoal e com histórico familiar de diabetes mellitus paterna. A referida paciente procurou o serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual da Paraíba queixando-se de baixa estima, por apresentar mordida cruzada posterior, bilateral, com 4 milímetros de discrepância transversal da maxila e uma relação classe III de Angle nos caninos. Por solicitação da ortodontista, há a necessidade da combinação do tratamento ortodôntico convencional junto ao procedimento cirúrgico, dada a deformidade dentofacial e a maturidade óssea apresentada. Solicitaram-se os exames de rotina préoperatória (hematológico, avaliação cardiológica e risco cirúrgico), para agendamento cirúrgico e correção óssea da denformidade dentofacial, em ambiente hospitalar, estando tais exames dentro dos padrões de normalidade e o procedimento cirúrgico liberado. Previamente ao procedimento cirúrgico, a paciente apresenta um disjuntor Hirax devidamente cimentado nos elementos dentários 13, 16, 23 e 26.
Diante do caso apresentado, e visando a resolutividade cirúrgica para o descruzamento da mordida cruzada bilateral da paciente, explicite o nome da técnica a ser empregada, assim como, as áreas anatômicas para a localização das osteomias na maxila.

12 Q905166 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Paciente, 40 anos, apresenta-se na Unidade de Saúde da Família relatando dor gengival intensa, incômoda e persistente. Relata pressão superficial, com irradiação para outros locais. Clinicamente se observa presença de ulceração das papilas interdentais, sangramento gengival, halitose e dor, presença de pseudomembrana cobrindo as áreas ulceradas e febre. Além disso, clínica e radiograficamente, identifica-se envolvimento significativo do ligamento periodontal e perda óssea rápida. De acordo com a classificação das doenças periodontais da Academia Americana de Periodontia e da Federação Europeia de Periodontia (2018), o diagnóstico é:

13 Q905168 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Qual dos seguintes grupos bacterianos é mais fortemente associado à progressão da periodontite?

14 Q905169 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Como as interações entre os biofilmes bacterianos e o sistema imunológico do hospedeiro contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal? a alternativa CORRETA.

15 Q905118 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Normalmente, os indivíduos dentro do Transtorno do Espectro Autista reagem de forma aversiva a estímulos sensoriais, dificultando a abordagem por parte do profissional. Durante o atendimento de um paciente autista, algumas condutas devem ser seguidas, a fim de estabelecer uma comunicação, um entendimento entre o profissional e o paciente, sem ocasionar a desregulação deste último e oportunizando um atendimento exitoso. Nas alternativas abaixo, marque a única opção CORRETA.

16 Q905167 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Na terapia periodontal não cirúrgica, sobre raspagem e alisamento corono-radicular, é CORRETO afirmar que:

17 Q905171 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao selecionar instrumentos para um procedimento de raspagem e alisamento supra e sub gengival, quais características devem ser consideradas para garantir a eficácia e segurança do tratamento?

18 Q905117 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Marcio, 9 anos, tem comportamento agitado, bate a mão na cabeça quando se desestabiliza sensorialmente. Tem inquietação motora, anda de um lado para o outro, passando pouco tempo sem a necessidade de se movimentar. Tem uma severa seletividade alimentar, não suporta sentir sabores doces e texturas pastosas.

Tais características do caso citado são referentes a qual transtorno do neurodesenvolvimento?

19 Q905277 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Diante da descrição abaixo, responda a questão.

Paciente J.M.S, 18 anos, masculino, portador de válvula cardíaca mitral e hipertensão arterial, em uso contínuo de anti-hipertensivo e com histórico familiar de cardiopatia paterna e materna. O referido paciente procurou o serviço de cirurgia bucomaxilofacial da Universidade Estadual da Paraíba queixando-se de apresentar a passagem de ar pelo rebordo alveolar, especialmente em região do alvéolo dentário 26. O paciente alega ter realizado a exodontia, há trinta dias, dos restos radiculares do dente 26, tendo sido a exodontia traumática e com uso de instrumentos manuais por todo o procedimento cirúrgico. O paciente refere quadro de cefaleia constante. Ao realizar a anamnese, o paciente referiu processo alérgico medicamentoso à penicilina e ao exame físico do paciente, verificou-se a existência de fístula oroantral, com comunicação ativa verificada pela manobra de Vassalva, ao denotar a presença de borbulhamento de secreção no interior do alvéolo. O exame radiográfico revelou a presença de alvéolo dentário 26, sem restos dentários no interior, assim como, área radiolúcida em região óssea pregressa das raízes dentárias, tendo o seio maxilar ausência de espessamento de mucosa. Evidencia-se que o assoalho deste seio apresenta-se com projeção alveolar, e, sobre a região proximal, apresenta extensa perda de continuidade óssea.
Diante do descrito, indique o diagnóstico clínico para o caso apresentado.

20 Q905174 | Odontologia, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Um paciente de 60 anos que fuma há mais de 30 anos apresenta-se com gengiva pálida, com uma aparência fibrosa e recessões gengivais generalizadas. Durante a sondagem periodontal, observam-se múltiplas bolsas periodontais de profundidade variada e mobilidade dentária em alguns dentes. Qual seria o principal desafio no diagnóstico e tratamento desse paciente, considerando seu histórico de tabagismo?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.