Questões de Concursos Capelão Evangélico

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21Q1057604 | Português, Interpretação de Textos, Capelão Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2022

Texto associado.
O medo, em seu estado mais bruto, é um sentimento que se assenta em circuitos neuronais tão antigos quanto os primeiros répteis da Terra. Existem evidências de que estruturas extremamente primitivas na escala evolutiva do cérebro humano, presentes desde a época dos dinossauros, desempenham tarefas fundamentais em situações de risco, potencial ou real. Apesar de estar na raiz biológica de vários distúrbios, o medo é vital para nossa sobrevivência e, ainda assim, lidamos mal com ele. Desde cedo, o homem é manipulado por seus temores.

Uma das fobias mais peculiares é o medo dos espelhos. Na Inglaterra da era vitoriana, antes de um morto ser levado ao cemitério, todos os espelhos eram cobertos com tecidos, pois se acreditava que a alma da pessoa poderia ficar presa nos espelhos.

O medo é pessoal e reflete a resposta do coração às inseguranças que cada um carrega dentro de si. Paradigmas que sustentavam a sociedade em décadas anteriores estão em crise: preocupações crescentes, solidão, desesperança, ressentimentos, um mundo cada vez mais líquido onde amores / sentimentos escorrem por nossas mãos, intolerância e agressividade nos parecem mais evidentes.

Quer gostemos ou não, a vida vai sempre seguindo. Uma vida plenamente feliz é uma dádiva temporária, vale dizer, não dura para sempre. E sim, às vezes, dói, é triste ou, outras vezes, é surpreendente. E quando a vida o machucar (porque certamente irá), lembre-se da dor. A dor sempre tem seu lado positivo. Significa que estamos fora da caverna. A real tragédia da vida é os homens terem medo da luz. Diante da fragilidade e da brevidade da vida, é preciso lembrar-se da água: ela abre seu caminho e encontra seu rumo mesmo diante de algum obstáculo. Talvez para ela fosse mais perigoso permanecer parada.

Ainda se está explorando o terreno movediço e desafiador do quebra-cabeça neuronal envolvido com os sentimentos e as emoções. Nada nos humilha mais do que a coragem alheia. Aceitemos o medo, mas que ele não nos limite.

(Rafael Delsin. Os homens maus estão chegando. BE Revista Bem-Estar, 10.07.2022. Adaptado)

A passagem do segundo parágrafo consiste em
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22Q1057605 | Português, Interpretação de Textos, Capelão Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2022

Texto associado.
O medo, em seu estado mais bruto, é um sentimento que se assenta em circuitos neuronais tão antigos quanto os primeiros répteis da Terra. Existem evidências de que estruturas extremamente primitivas na escala evolutiva do cérebro humano, presentes desde a época dos dinossauros, desempenham tarefas fundamentais em situações de risco, potencial ou real. Apesar de estar na raiz biológica de vários distúrbios, o medo é vital para nossa sobrevivência e, ainda assim, lidamos mal com ele. Desde cedo, o homem é manipulado por seus temores.

Uma das fobias mais peculiares é o medo dos espelhos. Na Inglaterra da era vitoriana, antes de um morto ser levado ao cemitério, todos os espelhos eram cobertos com tecidos, pois se acreditava que a alma da pessoa poderia ficar presa nos espelhos.

O medo é pessoal e reflete a resposta do coração às inseguranças que cada um carrega dentro de si. Paradigmas que sustentavam a sociedade em décadas anteriores estão em crise: preocupações crescentes, solidão, desesperança, ressentimentos, um mundo cada vez mais líquido onde amores / sentimentos escorrem por nossas mãos, intolerância e agressividade nos parecem mais evidentes.

Quer gostemos ou não, a vida vai sempre seguindo. Uma vida plenamente feliz é uma dádiva temporária, vale dizer, não dura para sempre. E sim, às vezes, dói, é triste ou, outras vezes, é surpreendente. E quando a vida o machucar (porque certamente irá), lembre-se da dor. A dor sempre tem seu lado positivo. Significa que estamos fora da caverna. A real tragédia da vida é os homens terem medo da luz. Diante da fragilidade e da brevidade da vida, é preciso lembrar-se da água: ela abre seu caminho e encontra seu rumo mesmo diante de algum obstáculo. Talvez para ela fosse mais perigoso permanecer parada.

Ainda se está explorando o terreno movediço e desafiador do quebra-cabeça neuronal envolvido com os sentimentos e as emoções. Nada nos humilha mais do que a coragem alheia. Aceitemos o medo, mas que ele não nos limite.

(Rafael Delsin. Os homens maus estão chegando. BE Revista Bem-Estar, 10.07.2022. Adaptado)

Pelas características que apresenta, o texto se identifica com o gênero
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23Q1057085 | Português, Sintaxe, Capelão Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2020

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Ser solidário é bom, mas não basta

As doações de empresas e indivíduos para financiar o esforço no combate à pandemia de covid-19 já superaram R$ 3 bilhões. É uma cifra formidável. Dessa forma, a elite nacional exibe notável senso de solidariedade em relação aos milhões de brasileiros que dependem de ajuda para sobreviver, não só ao coronavírus, mas à miséria.
O problema é que, passada a pandemia, a elite, hoje solidária, retomará seus afazeres privados, mas nada da duríssima realidade de seus miseráveis compatriotas terá mudado. Assim, a solidariedade ante o padecimento dos desafortunados, embora louvável e necessária, não é suficiente. É preciso que a sociedade, em especial a elite política e econômica, considere inaceitável que a maioria de seus conterrâneos viva apartada daquilo a que chamamos de civilização.
Adentramos o século 21, quando as maravilhas das tecnologias digitais multiplicam o conforto e a sofisticação das sociedades, mas há uma parte significativa dos brasileiros que vive como se ainda estivéssemos no século 19 – sem acesso a equipamentos públicos que a esta altura já deveriam ser universais.
Não se pode considerar aceitável que 100 milhões de brasileiros não tenham acesso a esgoto tratado, como se todas essas pessoas fossem cidadãs de segunda classe. Do mesmo modo, devemos considerar vergonhoso viver em um dos países mais desiguais do mundo, em múltiplos sentidos, não só em renda, como em outros indicadores.
Assim, não se trata mais de uma crise social e sanitária. É uma crise vital. Para enfrentá-la, não basta ser solidário. Está na hora de lutar, para que a sociedade se transforme, de tal maneira que todos os que aqui vivem, sem exceção, sejam afinal tratados com um mínimo de dignidade.

(O Estado de S.Paulo, 31.05.2020. Adaptado)
Observa-se relação de coordenação entre as orações na alternativa
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24Q52857 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre o significado de aliança segundo Eichrodt pode-se afirmar:
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25Q52858 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre a Missão nos testamentos (Antigo e Novo) bíblicos, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No Antigo Testamento, não há indícios de que os israelitas, enquanto grupo chamado, teriam sido enviados a irromper barreiras culturais e geográficas, a fim de apregoar e converter pessoas de outras crenças para a fé em Yahweh.
( ) Segundo David Bosch, a importância do Antigo Testamento para a compreensão da missão do Novo Testamento, diz respeito ao fato de que este expressa um tipo de fé não hierofanica por natureza, mas soteriológica; tendo como paradigma a convicção de que Deus libertou os antepassados israelitas do Egito, ressaltando a importância da intervenção divina.
( ) A compaixão de Yahweh se estende a outros povos. Isso deixa clara a preocupação divina também com outras nações, não somente com Israel. 
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26Q52859 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Para Goppelt, de acordo com o credo mais antigo da Igreja Palestinense, Jesus: 
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27Q52860 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. No meio católico o conceito de catequese é o que melhor expressa o papel da Igreja no ministério do ensino cristão. O teólogo Católico C. Floristan identifica três naturezas da catequese:

( ) Como iniciação à fé e educação da fé.
( ) Como dissociada da evangelização.
( ) Como distinta do ensino religioso escolar. 
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28Q52861 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

O surgimento da Reforma radical no século XVI e, a seguir, das igrejas batista na Inglaterra, no século XVII, testemunhou uma rejeição da tradicional prática do batismo infantil. Benajah Harvey Carroll (1843-1914), uma importante figura na vida da denominação batista do sul, no estado do Texas, alegava que para o batismo ser válido eram necessárias quatro condições: 
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29Q52862 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
Conforme menciona Harpprecht, para Martinho Lutero “A famosa definição dos______________ , aconselhamento pastoral é o ‘mutuum colloquium et consolado fratrum’. 
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30Q52863 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

A “Quadriga”, esquema proposto por Nicolau de Lira, tomou-se o método padrão de interpretação da Bíblia na Idade Média. Conhecida também como o “Método de Interpretação dos quatro lados”. Na Idade Média, os estudiosos da Bíblia achavam que o texto bíblico tinha pelo menos quatro sentidos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 

1. Tropológico
2. Anagógico
3. Literal
4. Indutivo
5. Analítico
6. Devocional
7. Alegórico 

( ) O sentido pelo qual o texto bíblico poderia ser tomado por seu valor aparente.
( ) Interpretava certas passagens bíblicas com a finalidade de criar declarações doutrinárias. Essas passagens tinham a tendência de ser obscuras ou de possuir um sentido literal que, por razões teológicas, era inaceitável aos olhos dos seus leitores. 
( ) Interpretava as passagens com a finalidade de gerar uma orientação ética para a conduta cristã.
( ) Interpretava as passagens com o objetivo de indicar os fundamentos da esperança cristã, apontando na direção do futuro cumprimento das promessas divinas na Nova Jerusalém.
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31Q52864 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

O “Romantismo", movimento artístico, político e filosófico do século XVIII, surgiu como:

( ) Uma reação favorável aos temas centrais do Iluminismo.
( ) Desejo de apelar à imaginação humana, admitindo o senso de mistério.
( ) Uma insatisfação às tradicionais doutrinas cristãs e aos chavões éticos-morais do Iluminismo. 
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32Q52865 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

A obra Proslogion foi escrita por volta de 1079. Essa obra notável expõe o desejo do seu autor: propor a formulação de um argumento que levaria à crença na existência e no caráter de Deus como o "bem supremo". O autor dessa obra é: 
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33Q52866 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre o sentido de pecado nas religiões e em Israel, podemos afirmar: 
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34Q52867 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

"___________redescobrira Paulo para o século V; Lutero o fez para o século XVI E, para ele, o cerne da teologia paulina se encontrava em Romanos 1. 16, onde se descreve o evangelho como "o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" [...] Seus estudos teológicos e sua estada___________ haviam instilado nele a convicção de que deveria aplacar um Deus irado por meio da __________ e da incessante prática de boas obras. Somente anos mais tarde ele compreendeu que a justiça de Deus não significava a punição e a ira justas de Deus, mas sua dádiva de__________ e misericórdia."

(BOSCH, David. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002. p. 294) 
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35Q52868 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Podemos afirmar sobre as estruturas políticas de poder, familiares e religiosas de Judá durante o período Persa: 
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36Q52869 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre as mudanças da estrutura escatológica após o ensino de Cristo sobre o Reino de Deus como atestadas por George Ladd, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Enquanto que o judaísmo do Antigo Testamento ansiava pelo Dia do Senhor, momento singular em que Yahweh estabelecería o seu Reino sobre na terra, há dois momentos em que o Reino é estabelecido: na primeira e na segunda vinda de Cristo.
( ) No futuro, ou seja, na parousia, os céus se separam definitivamente da Terra, sendo este lugar de delícias, sem dor e sofrimento; um paraíso no qual os santos habitarão pelos tempos eternos.
( ) O Reino de Deus passa a ser compreendido como inativo durante o Antigo Testamento, sendo estabelecido na Vinda de Cristo e reafirmado na Segunda Vinda, com o estabelecimento do período milenar, no qual ele reinará com os reis e sacerdotes redimidos. 
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37Q52870 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise os itens que podem ser considerados problemas antropológicos e que dificultam a relação dos preceitos do Antigo Testamento com os dias de hoje. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

I. Não se pode fazer paralelos entre os Estados Teocrático e Monárquico do Antigo Testamento e os sistemas da maioria dos Estados contemporâneos, onde o sistema de leis submete tanto os governantes quanto o povo a um pacto social laico e não a uma regula religiosa, nem tampouco elegendo pessoas tabu (ungidas por Deus).
II. E difícil relacionar o modelo vetero-testamentário tanto da versão javista quanto sacerdotal da criação com a exigência atual de igualdade entre os sexos.
III. No Antigo Testamento a questão da individualidade não tinha tanto valor quanto na dualidade. Diferente dos tempos atuais, nos quais o vínculo familiar e o senso de coletividade parecem não possuir tanta importância na identificação e situação social do indivíduo.
IV. Os paralelos entre o contexto político e as relações dos homens da polis vetero-testamentária com os dias de hoje são de valia plena, posto que o homem continua o mesmo, independente do ambiente em que vive. 
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38Q52871 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Para Goppelt, “Lei (nomos, Tora), não é apenas um coletivo que designa a totalidade dos mandamentos, mas um conceito teológico que expressa uma concepção genérica a respeito dos mandamentos. A quem é atribuído o ensino, conforme Goppelt, deste princípio: “Não faças ao teu próximo o que não te agrada. Isso é toda a Tora, o mais é sua interpretação”. 
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39Q52872 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

A ideia de Logos no Evangelho de João ocupa uma posição importante na Teologia Bíblica do Novo Testamento. Durante a História da Igreja muitas interpretações foram dadas por teólogos cristãos, objetivando chegar a uma visão mais clara do “conteúdo teológico e filosófico” dessa palavra. Alguns entenderam que não seria possível interpretar adequadamente essa expressão sem recorrer à filosofia. Um judeu, conforme afirma Ladd, empreendeu a tarefa de “casar a religião judaica com a filosofia helenística”. O nome dele é: 
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40Q52873 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

De acordo com as regras ortográficas, é correto afirmar que: 
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