Questões de Concursos Capelão Evangélico

Resolva questões de Capelão Evangélico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q52874 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Os termos em destaque no texto abaixo poderíam ser substituídos, respectivamente, sem prejuízo de valor por:
Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil pode resultar surpreendente. A artista sérvia transita pela linguagem por vezes peculiar hermética das performances. Contudo no caso do filme de Marco Del Fiol, com estreia na quinta 19, as performances servem a uma experiência pessoal da protagonista, que a partir de 2012 empreendeu uma viagem mística pelo país.

(Fonte: Revista Carta Capital, Ano XXII, n° 901. 18 de maio de 2016). 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q52875 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam divisão silábica em acordo com os padrões normativos. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q52877 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

São palavras cognatas:
I - “fugir” e “fugaz”
II - “digital” e “dedal”
III - “feroz” e “feracidade” 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q52878 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo, respectivamente:

“A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos.________ essa afirmação seja quase um consenso entre os profissionais da educação, a aproximação entre ambos os lados ainda é um desafio. ________ diretores e professores se queixam da falta de envolvimento da família na educação, pais ou responsáveis dizem não encontrar espaços de participação dentro da escola”.

(Fonte: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/aproximacao-da-familia-comescola-apoia-o-aluno-e-transforma-educacao/. Acesso em 19 de maio de 2016)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q52879 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Ordene os fragmentos de modo que constituam um parágrafo coerente e coeso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um olhar mais aprofundado, porém, revela que a somatização é um reflexo de como corpo e mente estão interligados.
( ) Especialista em psicossomática, área que busca a compreensão dos processos mentais envolvidos no adoecimento físico, a autora relata casos clínicos de somatização que observou em sua experiência clínica.
( ) São comuns casos de pacientes que apresentam sintomas clínicos de doen­ças que não aparentam ter nenhuma causa orgânica.
( ) Essa relação é discutida pela neurologista Suzanne O’Sullivan em Isso é coisa da sua cabeça.
( ) E o que o senso comum chama equivocadamente de “doença psicológica”, subentendendo que a origem do sofrimento é inexistente.

(Fonte: htto://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/mente e corno interligados.html. Acesso em 19 de maio de 2016).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q52880 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Qual é o tempo verbal utilizado quando “nos transportamos mentalmente a uma época passada e descrevemos o que então era presente” (Bechara)? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q52881 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que esteja de acordo com os padrões normativos. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q52882 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Quando, numa dada situação dialógica, um indivíduo começa a falar de coisas que não têm nada a ver com o assunto da conversa, ele está violando a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q52883 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Considere as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta de acordo com os padrões normativos.

I. Algumas milhares de pessoas assistirão a abertura das Olimpíadas 2016.
II. Estima-se que dois milhões de crianças estejam alfabetizados até o final do ano.
III. Chegarei em Curitiba no dia um de março. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q52884 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Em relação aos sinais de pontuação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta,

1. Ponto e vírgula 
2. Travessão 
3. Reticências
4. Dois pontos 

( ) Sua utilização está relacionada à interrupção. incompletude do pensamento ou hesitação no enunciado.
( ) Utiliza-se em trechos onde há orações adversativas, com o objetivo de ressaltar o contraste entre elas.
( ) Sua utilização está associada à quebra de sequência das idéias, enumeração ou enunciação de notícia subsidiária.
( ) Utiliza-se para assinalar expressões intercaladas ou mudança de pronunciamento dos interlocutores de um diálogo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q52885 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

No trecho “Nós temos falado-lhe diversas vezes sobre o assunto, porém ele não admite a possibilidade de que sejam utilizadas outras alternativas de financiamento para as empresas.”, há um problema de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q52886 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os vocábulos arvoredo, boiada, folhagem e velame possuem sufixos utilizados para indicar abundância, aglomeração ou coleção.
( ) Os sufixos -ame, -ata, e -nte são empregados na formação de nomes que indicam ação, estado ou qualidade, a exemplo dos vocábulos gravame, passeata e ouvinte.
( ) Os sufixos -ato, -eno, -eta e -ico são empregados para formar palavras que designam nomes de naturalidade, como maiato e madrileno, lisboeta e brasílico por exemplo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q52887 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

“A ______________ é um recurso textual muito utilizado no meio publicitá­rio, pois tem alto teor expressivo e serve para marcar o contraste entre dois segmentos de determinado enunciado, contribuindo para acentuar urna oposi­ção.”

No trecho em destaque, observa-se o uso da: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q52888 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas propostas e, em seguida, escolha a alternativa correta:

I. As palavras analogia, diálogo, euforia e perímetro são de origem grega.
II. Os vocábulos abusar, bendizer, circular e decompor são de origem latina.
III. Na expressão “encostar a cadeira contra a mesa” há um caso de galicismo sintático.
IV. Na expressão “pôr o acento nessa questão” há um caso de anglicismo semântico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q52889 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Considerando uma situação de comunicação em que, numa uma consulta, ao informar o seu paciente, morador da zona rural, que ele foi contaminado pelo Bacilo de Koch e, por isso, deverá ficar de quarentena, sendo tratado a base de rifampicina, isoniazida e pirazinamida, o médico está contrariando os princí­pios de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q52890 | Português, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

No trecho “A preocupação das mulheres com a microcefalia aumentou nos últimos meses e tem provocado bastante apreensão, pois os riscos dessa doen­ça para os bebês são muito grandes, fator que tem determinado o adiamento nos planos da primeira gravidez.”, há um caso de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.