Questões de Concursos Cardiologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q990384 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em um eletrocardiograma, o segmento ST representa a despolarização miocárdica ventricular. Normalmente, ele é horizontal ao longo da linha de base dos intervalos P-R (ou T-P) ou levemente fora da linha de base. Nesse sentido, é correto afirmar que o infradesnível do segmento ST pode ser causado por:

22 Q998772 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

O residente de clínica médica foi chamado para responder a um pedido de parecer da equipe cirúrgica referente a uma senhora de 70 anos com novo episódio de diarreia há 7 dias. Ela foi internada com diverticulite aguda complicada por abscesso, o que não respondeu ao primeiro ciclo de antibiótico (ciprofloxacina e metronidazol) e ao segundo ciclo (piperacilina com tazobactam), ambos por 14 dias. Apresentou nova infecção peritoneal com deiscência da anastomose primária, sendo necessária abordagem cirúrgica para desvio do abscesso. Um paciente apresentou o segundo episódio de diarreia na internação (60 dias) intervalado com 7 dias de constipação. A idosa fica com cólicas, distensão abdominal e tenesmo há pelo menos 2 semanas. Estava febril (38,0 °C), mas estável hemodinamicamente. As morbidades eram apenas uma doença renal crônica (Cr 1,5 mg/dl). Os episódios eram frequentes (em torno de 5 por dia) e mais aquosos. A calprotectina fecal era de 1500 mg/kg, mas os exames parasitológicos de fezes, coletados dessa vez e no outro episódio, foram negativos. O residente descobriu a possibilidade de infecção por Clostridioides difficile.
Para confirmação do quadro em ambiente hospitalar e proposição de um tratamento ideal, o residente deve:

23 Q1024918 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 24 anos apresentou odinofagia associada à fadiga e uma cervicalgia mais pronunciada à esquerda, identificando ser um caroço de aproximadamente 1 cm. O quadro progrediu durante os três dias com piora dos sintomas, além de febrícula – de até 37,8 °C – constante. A seguir, ocorre no hipocôndrio direito. No quinto dia de sintomas, foram prescritos amoxicilina e antiinflamatórios não esteroidais devido a hiperemia de orofaringe com placas brancascentas – um paciente teve diagnóstico de amigdalite bacteriana, apresentando náuseas e anorexia. Com aproximadamente 1 semana de sintomas e 3 dias de uso do antibiótico, o jovem decidiu procurar novo atendimento médico, que revelou: sinais evidentes, porém com taquicardia (FC 110 bpm), eutrófica, sem evidência de emagrecimento, eupneica. A erupção apareceu eritematosa maculopaular difusa era visível em tronco, abdômen e porção próxima de membros superiores e inferiores. Havia presença de edema periorbitário bilateral. Linfonodos posteriores aos músculos esternocleidomastoideos eram aumentados e pouco dolorosos (1,5 e 1,2 cm), fibroelásticos, móveis. Havia também micropoliadenopatia em outras cadeias cervicais superficiais. Orofaringe apresentou hipertrofia amigdaliana, petéquias no palato e exsudato membranoso. Ao exame ginecológico com ectopia no colo uterino, foi detectado corrimento fisiológico, sem presença de outras alterações como úlceras. O abdômen era doloroso em andar superior à palpação profunda com hepatimetria de 14 cm e borda romba e dolorosa e espaço de Traube ocupado.
Sobre as hipóteses diagnósticas e complementação da investigação, é correto afirmar que:

24 Q990375 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

No que diz respeito à ecocardiografia, assinale a alternativa INCORRETA.

25 Q990387 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Acerca das arritmias cardíacas, assinale a alternativa INCORRETA.

26 Q990388 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que contém uma contraindicação absoluta para o teste de esforço.

27 Q1005820 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 65 anos, após anos de acompanhamento na clínica médica para diabetes e hipertensão, retornou com queixa de distensão abdominal e parada de eliminação de gases e fezes há uma semana. Há um histórico de constipação crônica por cerca de 30 anos, incluindo atendimentos de emergência para clister glicerinado e remoção manual das fezes. Só consegue evacuar com medicamentos laxativos como polietilenoglicol e laxativos salinos de uso regular. O exame físico e ultrassom à beira leito evidenciaram muita distensão abdominal e dor à palpação profunda. Ao toque retal, há hemorróidas, dor e espasmo da ampola retal – apesar de toque gentil – e sangramento discreto em luva devido ao uso de clister glicerinado nos últimos 3 dias. Optou-se por internação para o quadro de obstipação intestinal. Com a tomografia de abdômen, pode-se perceber grande impactação fecal no reto e extensão para sigmóide baixo, com fezes em todo o cólon.

Sem outras alterações clínicas, laboratoriais e radiológicas, a equipe médica optou corretamente por:

28 Q992050 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Segundo o Código de Ética Médica, é direito do médico:

30 Q1006161 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com a classificação de gravidade de disfunção cardíaca pós IAM proposta por Forrester, paciente que apresenta perfusão periférica normal e presença de congestão pulmonar com dispneia é aquele com grau
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.