Questões de Concursos Cardiologia

Resolva questões de Cardiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1006160 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente apresenta Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em razão do aumento da demanda do oxigênio ou diminuição na oferta, que se caracteriza como infarto tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1006164 | Enfermagem, Doenças Renais, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

Quais os principais fatores de risco para Nefropatia induzida pelo contraste (INC) após intervenção coronária percutânea (ICP)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1006168 | Enfermagem, Fisiologia do Sistema Cardiovascular, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

O mecanismo inerente às fibras miocárdicas que regula intrinsecamente o bombeamento cardíaco, funcionando dentro de limites fisiológicos, no qual o coração bombeia todo o sangue que a ele retorna pelas veias, uma vez que quanto mais o miocárdio for distendido, maior será sua força de contração e sua ejeção.
O conceito relatado refere-se a qual mecanismo da fisiologia cardíaca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1006169 | Enfermagem, Fisiologia do Sistema Cardiovascular, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

O ventrículo direito é formado por fibras alongadas e finas, que resulta em uma câmara com alta complacência, capaz de acomodar grandes aumentos de volume em comparação ao ventrículo esquerdo. A função do ventrículo direito é determinada por três componentes principais, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q998771 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 39 anos foi internada em clínica médica, a pedido da dermatologia, apresentando lesões ulceradas e infectadas em glúteos e região interna das coxas. Há 10 anos, um paciente, previamente hígida, infundira substância oleosa de uso veterinário em glúteos e coxas. Segundo relato, com o passar dos anos, diversas infecções foram acontecendo, motivando internações e uso de antibióticos sistêmicos. Na primeira internação, meses após a infusão do óleo, foi solicitada ao desbridamento do material da coxa, mas isso não evitou o surgimento de úlceras infectadas e fístulas. Ainda segundo a descrição do paciente, a pele apresenta escurecimento e persistência estendendo-se além dos locais de infiltração. Três anos antes da internação, foi feito diagnóstico de doença reumatológica devido a fator reumatoide positivo e artrite de mãos, punhos, tornozelos e pés – artrite reumatoide (sic) – iniciando uso de corticoide oral. Na consulta são descritos síndrome de fadiga crônica, poliartralgias com desconforto matinal, mialgia, distúrbios do sono, depressão, ressecamento de mucosas, febre e linfonodomegalia inguinal. Na investigação hospitalar atual, além de bom estado geral e aparência lenhosa da pele ao redor das úlceras, confirma-se fator reumatóide em altos títulos, velocidade de hemossedimentação de 60 mm, proteína C reativa 43 mg/L (normal: até 10 mg/L), leucocitose com desvio à esquerda e anemia normocítica e normocrômica (Hb 10,2 g/dl).
Sobre a investigação e propedêutica do caso descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q998775 | Medicina, Pneumologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumtiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso habitual em um mês, tosse incialmente seca e depois com trâmite mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente falou sobre o exame físico do resultado para o aluno: resultado sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal no setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida a redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, principalmente à direita. Percussão com macicez na base do hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restaurante com som claro atimpânico. Não foi realizado frenético toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta foi reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida na base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente. O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q998777 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente foi internado para investigação de quadro diarreico e dispéptico há 2 semanas. Teve que interromper o tratamento para mieloma múltiplo iniciado há 5 meses com bortezomibe, ciclofosfamida e dexametasona. Mantinha uso regular de corticoide, metadona e bisfosfonatos devido a lesões líticas difusas e dores ósseas. Fazia profilaxia com cotrimoxazol (sulfametoxazol e trimetoprima) e aciclovir conforme recomendação do hematologista. Durante a internação, foram evidenciadas lesões urticariformes e estrias elevadas, rosadas, pruriginosas e evanescentes ao longo da parte inferior do tronco, coxas e nádegas. Um dado interessante é que essas lesões desbotaram ao longo de 2 ou 3 dias, desaparecendo. No entanto, o paciente começou a apresentar dispneia, broncoespasmo, dor torácica e febre, sendo confirmado infiltrado difuso e bilateral sugestivo de transmissão pulmonar e atenuação em vidro fosco em tomografia de tórax. Os sintomas diarreicos recrudesceram, apresentando sangramento vivo nas fezes com tenesmo e satisfação retal. O laboratório demonstrou leucócitos normais com predomínio de neutrófilos e desvio para a esquerda. Eosinófilos: 895/mm³, hiponatremia, PCR: 5 vezes o valor de base do paciente.
Diante do quadro, o planejamento mais acertado em relação à hipótese diagnóstica e gravidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1006741 | Medicina, Angiologia, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Aneurismas de aorta abdominal (AAA) entre 4,0 e _______ cm são considerados pequenos. Em casos assintomáticos recomendações baseadas em evidências são contrárias ao tratamento cirúrgico ou endovascular para esse tipo de aneurisma, assim como para os AAA __________. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q990382 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quanto aos componentes do eletrocardiograma, leia o excerto abaixo.

“É o período entre o início da despolarização atrial e o início da despolarização ventricular.”

O trecho acima diz respeito a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1005820 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma senhora de 65 anos, após anos de acompanhamento na clínica médica para diabetes e hipertensão, retornou com queixa de distensão abdominal e parada de eliminação de gases e fezes há uma semana. Há um histórico de constipação crônica por cerca de 30 anos, incluindo atendimentos de emergência para clister glicerinado e remoção manual das fezes. Só consegue evacuar com medicamentos laxativos como polietilenoglicol e laxativos salinos de uso regular. O exame físico e ultrassom à beira leito evidenciaram muita distensão abdominal e dor à palpação profunda. Ao toque retal, há hemorróidas, dor e espasmo da ampola retal – apesar de toque gentil – e sangramento discreto em luva devido ao uso de clister glicerinado nos últimos 3 dias. Optou-se por internação para o quadro de obstipação intestinal. Com a tomografia de abdômen, pode-se perceber grande impactação fecal no reto e extensão para sigmóide baixo, com fezes em todo o cólon.

Sem outras alterações clínicas, laboratoriais e radiológicas, a equipe médica optou corretamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q992049 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. São princípios gerais da terapia dietética para pacientes com hipertensão arterial:

( ) Manter o consumo diário de colesterol inferior a 500 mg e superior a 300 mg.
( ) Substituir óleos vegetais por gorduras animais.
( ) Reduzir o consumo de sal a menos de 6 g/dia.
( ) Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados, ou refogados.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1006165 | Enfermagem, Fisiologia do Sistema Nervoso, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

O sistema de geração e condução do sistema elétrico cardíaco é formado por células especializadas que conduzem o estímulo do átrio até os ventrículos. A alternativa que descreve a origem e condução do estímulo elétrico pelo coração é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1006167 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

Para iniciar o procedimento de cineangiocoronariografia, após toda a montagem da mesa de procedimento, é necessário zerar a pressão arterial invasiva. Os dois instrumentos utilizados para obter esse dado são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q998773 | Medicina, Patologia Clínica, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Após internação prolongada por sepse, um rapaz da enfermaria de clínica médica, tratado para tumor de células germinativas, persistência em neutropenia grave e prolongada. Já havia feito amoxicilina com clavulanato e estava atualmente com piperacilina com tazobactam. Seu quadro iniciou-se com febre, dor torácica tipo pleurítica, dispneia e tosse com hemoptoico. Ele piorou clinicamente ao longo dos últimos 3 dias, agravando com hipoxemia. Prontamente, foi realizada tomografia de tórax, com os seguintes achados: múltiplos nódulos, alguns com cavitação, declarados irregulares em segmentos do lobo inferior esquerdo e infiltrados peribrônquicos com padrões de árvore em brotamento predominantemente em lobo inferior direito. A equipe de clínica médica anunciou a possibilidade de aspergilose pulmonar invasiva. Diante dessa possibilidade, e considerando o agravamento do paciente descrito, é correto afirmar que:
Diante dessa possibilidade, e considerando o agravamento do paciente descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1006739 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando as recomendações do ecocardiograma em casos de cardiomiopatias dilatadas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1006743 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Quanto às recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia para a ecocardiografia em adultos com cardiopatias congênitas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1006744 | Medicina, Doenças do Colágeno, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em pacientes alérgicos à penicilina recomenda-se, atualmente, para a profilaxia secundária da febre reumática o uso de _________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1006745 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando os regimes terapêuticos indicados para a faringoamigdalite estreptocócica, com o objetivo da profilaxia primária da febre reumática, analise os antimicrobianos abaixo e a seguir assinale a alternativa correta que apresenta quantos deles são recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
I. Amoxicilina II. Penicilina G benzatina III. Claritromicina IV. Fenoximetilpenicilina V. Levofloxacina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q990381 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo a respeito da insuficiência cardíaca.

I – Se desenvolve quando a ação de contração ou a ação de relaxamento do coração é inadequada, normalmente devido à fraqueza ou rigidez do músculo cardíaco (ou ambos).
II – Pode haver acúmulo de líquido nos pulmões, no abdômen ou nas pernas.
III – O tratamento tem como objetivo tratar o distúrbio que causa a insuficiência cardíaca, implementar alterações no estilo de vida e tratar a insuficiência cardíaca com medicamentos, cirurgia ou outras intervenções.
IV – pode surgir em pessoas de qualquer idade, exceto em crianças pequenas.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q990392 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que contém uma pressão caracterizada como hipertensão moderada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.