Questões de Concursos Cardiologia

Resolva questões de Cardiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1024918 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 24 anos apresentou odinofagia associada à fadiga e uma cervicalgia mais pronunciada à esquerda, identificando ser um caroço de aproximadamente 1 cm. O quadro progrediu durante os três dias com piora dos sintomas, além de febrícula – de até 37,8 °C – constante. A seguir, ocorre no hipocôndrio direito. No quinto dia de sintomas, foram prescritos amoxicilina e antiinflamatórios não esteroidais devido a hiperemia de orofaringe com placas brancascentas – um paciente teve diagnóstico de amigdalite bacteriana, apresentando náuseas e anorexia. Com aproximadamente 1 semana de sintomas e 3 dias de uso do antibiótico, o jovem decidiu procurar novo atendimento médico, que revelou: sinais evidentes, porém com taquicardia (FC 110 bpm), eutrófica, sem evidência de emagrecimento, eupneica. A erupção apareceu eritematosa maculopaular difusa era visível em tronco, abdômen e porção próxima de membros superiores e inferiores. Havia presença de edema periorbitário bilateral. Linfonodos posteriores aos músculos esternocleidomastoideos eram aumentados e pouco dolorosos (1,5 e 1,2 cm), fibroelásticos, móveis. Havia também micropoliadenopatia em outras cadeias cervicais superficiais. Orofaringe apresentou hipertrofia amigdaliana, petéquias no palato e exsudato membranoso. Ao exame ginecológico com ectopia no colo uterino, foi detectado corrimento fisiológico, sem presença de outras alterações como úlceras. O abdômen era doloroso em andar superior à palpação profunda com hepatimetria de 14 cm e borda romba e dolorosa e espaço de Traube ocupado.
Sobre as hipóteses diagnósticas e complementação da investigação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1067566 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é uma técnica útil na avaliação de hipertensão arterial. Com relação a esse procedimento, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1067568 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher, 65 anos, ex-tabagista, hipertensa e diabética realizou angioplastia de lesão em terço médio de artéria descendente anterior. As demais artérias não apresentavam lesões. Após quanto tempo pode ser considerado realizar cintilografia de perfusão miocárdica, considerando que ela permaneça assintomática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1067569 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem, 40 anos, com cansaço aos esforços, realiza ecocardiograma que demonstra abertura em cúpula da cúspide anterior e redução da mobilidade da cúspide posterior da valva mitral. A área valvar mitral é de 1,5 cm2 e o gradiente médio é de 10 mmHg. Em relação à terapia para evitar progressão da valvopatia, é correto prescrever, considerando alergia à penicilina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1067575 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher, 65 anos, tabagista, hipertensa e diabética é submetida à cirurgia de revascularização miocárdica, com mamária interna esquerda para artéria descendente anterior e enxerto de veia safena para artéria coronária direita. Vinte dias após a cirurgia, a paciente é internada por dor torácica, sendo submetida a cateterismo cardíaco que mostra lesão de 90% em enxerto de veia safena. O enxerto da mamária interna esquerda não apresenta lesão. Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta com relação à conduta nesse momento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1006162 | Enfermagem, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

A administração em enfermagem não pode e não deve ser compreendida como dicotômica em relação à assistência de enfermagem, e tão pouco deve ser considerada como uma função restrita, unicamente, à realização de atividades burocráticas. A assistência e a administração em enfermagem devem andar de mãos dadas. Recorrente a isso, quais os cincos processos principais da administração em enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1057148 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
É correto afirmar que, considerando-se especificamente o comportamento do frequentador das redes sociais, a atitude que melhor responde à indagação proposta no título do texto remete à ideia de que este usuário deve, fundamentalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1024919 | Medicina, Hematologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangrar. Na primeira, aos 20 anos, a internacionalização foi motivada pela menorragia e metrorragia. Na época, não foi procedimento necessário, e a investigação não foi investigada em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento cirúrgico, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de lesão dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. O paciente estava pálido, hipocorado, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Era lúcida, orientada, eutrófica e não possuía nenhum sinal de gravidade ou infecção. Não usei qualquer medicação regular e não específica doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável encaminhou a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recentes. Ele logo descobriu uma hipótese diagnóstica ao ver placas em 140 mil e coagulograma normal.
A condução mais abordada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1020877 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

De acordo com a Resolução COFEN n° 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem (PE), a etapa do PE que descreve a determinação dos resultados que se espera alcançar; ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1067579 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Cardiologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A ecocardiografia oferece dados importantes sobre a função diastólica do ventrículo esquerdo. Assinale a alternativa que contém uma condição na qual a ecocardiografia traz dados confiáveis sobre a função diastólica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q998774 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente idoso atendido em consulta ambulatorial com perda ponderal significativa não intencional poderia ser classificado com síndrome consumtiva na dependência de outros sinais e sintomas. As principais possibilidades para síndrome consumtiva em idosos ambulatoriais são:
As principais possibilidades para síndrome consumptiva em idosos ambulatoriais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1057151 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
A denotação e a conotação dizem respeito às variações de significado que ocorrem no signo linguístico – elemento que representa o significado e o significante. Nem sempre os vocábulos contêm apenas um significado (denotação), podendo apresentar uma variedade deles de acordo com o contexto em que são empregados (conotação).
A esse respeito, é correto afirmar que a frase na qual há palavras empregadas no sentido conotativo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1006742 | Medicina, Cardiologia, EBSERH, IBFC, 2022

A pericardite pós-infarto pode ocorrer precocemente nos três primeiros dias do infarto agudo do miocárdio. Nesses casos está relacionada ao acometimento do epicárdio e pericárdio adjacente, tardiamente, de três semanas a seis meses, à atividade autoimune, assim denominada ______________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q990383 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

No que diz respeito à insuficiência cardíaca, podemos afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q990386 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia o excerto abaixo.

“Na _________, uma pequena quantidade de uma substância radioativa (radionuclídeo), denominada marcador, é injetada em uma veia. A quantidade de radiação que a pessoa recebe do radionuclídeo é diminuta. O marcador emite raios gama, que são detectados por uma câmera de raios gama. Um computador analisa essa informação e constrói uma imagem para mostrar as diferentes quantidades de traçador absorvidas pelos tecidos.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q990389 | Medicina, Cardiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo a respeito da hipertensão pulmonar.

I – Há muitas causas secundárias, porém, não há casos idiopáticos.
II – A hipertensão pulmonar grave leva à sobrecarga e insuficiência do ventrículo direito.
III – Um de seus sintomas é a fadiga.
IV – O tratamento é com vasodilatadores e diuréticos pulmonares.

Em alguns casos avançados, o transplante pulmonar é uma opção. Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1020868 | Enfermagem, Anatomia Na Enfermagem, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

O coração é irrigado por artérias coronarianas provenientes da artéria aorta. Os ramos coronarianos que se originam da artéria coronária esquerda recebem os nomes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1020881 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

Com relação ao código de ética dos profissionais de enfermagem, assinale a alternativa que define as responsabilidades e deveres do profissional na execução de suas tarefas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1006166 | Enfermagem, Cardiologia, EBSERH, VUNESP, 2020

O processo final de cicatrização ocorre no colágeno e na matriz, dura meses e é responsável pelo aumento da força de tensão e pela diminuição do tamanho da cicatriz e do eritema. O período no qual os elementos reparativos da cicatrização são transformados para tecido maduro de características bem diferenciadas correspondem a qual das fases de cicatrização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1057149 | Português, Interpretação de Textos, Cardiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2020

Texto associado.
Como premiar a moderação na rede?

Ronaldo Lemos*

1. Quer ter uma experiência completamente diferente da internet? Basta instalar no seu navegador o plug-in chamado Demetricator. Ele oculta totalmente os likes, coraçõezinhos, joinhas, retuítes, compartilhamentos mas também outras métricas que são usadas para indicar quantas pessoas se “engajaram” com uma publicação.
2. A experiência é atordoante. Vivenciei-a. Estamos tão acostumados a enxergar os números das reações que vêm com cada publicação. Após enxergar um post sem esses números, somos obrigados a ver o conteúdo por si só, nu e cru, sem adornos, e a pensar qual o valor que aquilo tem por si.
3. Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet. O estado geral da rede hoje é de inflamação generalizada. Por causa desses números (likes, compartilhamentos, retuítes), as redes sociais se tornaram um concurso de histeria. Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.
4. Um caminho é repensar a arquitetura das redes sociais. É preciso criar mecanismos mais sofisticados de indexar a importância do que é publicado por meio delas. Hoje, o mecanismo é simples: quanto mais radical um post, mais engajamento ele gera, o que, por sua vez, leva a mais distribuição e ainda mais engajamento. Essa dinâmica não precisa ser assim. Esse desenho premia o extremismo. É possível sim um desenho que premie racionalidade e moderação.
5. Criar uma métrica assim permitiria que os usuários organizassem sua experiência na rede. Quem quisesse ver histeria ficaria livre para isso. Mas quem estivesse cansado e quisesse moderação, em vez de radicalização inflamatória, selecionaria essa outra opção, que hoje não existe.
6. Em outras palavras, criar outros critérios de organização da informação e deixar que os usuários decidam como querem ver suas timelines é um caminho promissor: traz mais racionalidade à internet.

* Advogado, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Folha de S. Paulo. Mercado, p. A 20, 8 abr. 2019. Adaptado.
Na frase “Ganha quem é mais histriônico, chocante ou apelativo.”, é correto afirmar que a palavra sublinhada, conforme é popularmente conhecida, pode ser substituída, sem alteração do sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.