Início

Questões de Concursos Ciências

Resolva questões de Ciências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADM TEC, 2019

• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q978844 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 124.000 espécies da fauna, mais de 44.000 espécies da flora e mais de 8.000 espécies de fungos conhecidos no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos. Suas diferentes zonas climáticas do Brasil favorecem a formação de biomas (zonas biogeográficas), a exemplo da Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), adotada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), tem como objetivos principais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q907940 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Relacione adequadamente os reinos às suas respectivas características básicas.


1. Protoctista.

2. Fungi.

3. Plantae.

4. Animalia.


( ) Seus representantes são seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares.

( ) Seus representantes são seres eucarióticos, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.

( ) Seus representantes são eucarióticos, multicelulares e heterotróficos.

( ) Um dos seus representantes são eucariontes, unicelulares ou multicelulares e autotróficos fotossintetizantes.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q906668 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q906669 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A Base Nacional Comum Curricular reconhece a existência de temas contemporâneos como ciência e tecnologia, saúde, educação ambiental, educação financeira e fiscal, entre outros, que afetam a vida humana em escala local, regional e global, e por isso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q975547 | Biologia, Ciências, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q895997 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O Reino Animalia é também conhecido como Metazoa. Ele é um dos grandes grupos em que se classificam os organismos vivos. Este reino é caracterizado por várias propriedades distintas. Leia as afirmativas a seguir sobre o reino Animalia.

I. Todos os animais do Reino Animalia são multicelulares e heterotróficos.
II. A reprodução assexuada é a forma mais comum de reprodução no Reino Animalia.
III. Os cnidários, como as águas-vivas, possuem um sistema nervoso centralizado.
IV. A evolução das espécies no Reino Animalia é, majoritariamente, guiada por mutações genéticas e seleção natural.
V. Todos os animais do Reino Animalia possuem tecido muscular e nervoso.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q901398 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Durante a reunião com os diretores de escola, a coordenadora explicou que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Considerando a BNCC, é CORRETO dizer que a alternativa que corresponde as definições seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q906267 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

O reino animal se caracteriza por apresentar vários filos com diferentes tipos de animais. Existe um filo que é representado por vermes com corpos acelomados, achatados finos ou foliáceas, podem também ser alongados em forma de fita. São animais triblásticos de simetria bilateral. Nesse filo há formas de vida livre e espécies parasitas como, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q901407 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

O professor que deseja dar um novo encaminhamento para a prática avaliativa escolar na visão libertadora precisa definir ou redefinir os rumos de sua ação pedagógica. Em relação as características da avaliação na perspectiva libertadora, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmações falsas:

( ) Concepção classificatória.
( ) Ação coletiva e consensual.
( ) Postura diretiva do professor.
( ) Intenção de reprodução das classes sociais.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q901412 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma escola, a diretora junto com os integrantes do Conselho Escolar decidiu por incluir no projeto político – pedagógico uma abordagem pedagógica no combate à violência escolar e que promova uma cultura de paz, respeito e tolerância dentro do ambiente escolar.

I. Esta abordagem deve se basear principalmente em punição verbal, ao invés de punição física.
II. Ao invés de oferecer, cobrar dos pais o suporte adequado para as necessidades emocionais e sociais dos alunos.
III. Buscar identificar e intervir precocemente em situações de violência escolar.
IV. Desenvolver e implementar conteúdos específicos para prevenir o bullying.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q908646 | Biologia, Moléculas, Ciências, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A evolução das células dos organismos atuais se deu por três linhas evolutivas, originando arqueobactérias, eucélulas e eubactérias. Ao longo desse percurso evolutivo, a teoria endossimbiótica é hoje amplamente aceita para explicar a origem de determinadas organelas.
Sobre essa teoria, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1071742 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências, Prefeitura de São Paulo SP, FGV

As três questões fundamentais da filosofia são:

I. O que existe no mundo.

II. Como sabemos o que existe no mundo.

III. O que vamos fazer a respeito do que existe no mundo.

Com relação a essas três questões, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q907941 | Biologia, Características dos seres vivos, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.


I. São animais que mantêm a temperatura do corpo graças a reações internas do metabolismo.

II. São animais que mantêm relativamente constante a temperatura do corpo, independentemente da temperatura do ambiente.

III. O coração desses animais possui dois átrios e dois ventrículos, e o sangue passa duas vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.


As características descritas em I, II e III são encontradas nos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q907951 | Física, Dinâmica, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.


I. No momento da largada de uma corrida, o atleta empurra para trás um bloco que serve de apoio, exercendo uma força ao empurrá-lo, como também o bloco exerce uma força, empurrando o atleta para a frente.

II. Um motorista dentro de seu carro em movimento freia bruscamente, fazendo com que o seu corpo seja arremessado para frente, pois seu corpo tende a manter o movimento, em linha reta, na velocidade com que vinha se deslocando até então.


Os exemplos I e II, respectivamente, tratam-se de quais Leis de Newton?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q906673 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

O professor Fernandez lecionou uma aula da unidade temática Terra e Universo, de ciências do 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – onde os objetos de conhecimento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q994248 | Português, Crase, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Assinale a alternativa em que a frase apresenta um desvio de colocação do acento indicativo de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q994249 | Português, Uso da Vírgula, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Em qual das sentenças abaixo a vírgula foi utilizada de modo indevido por separar diretamente o sujeito do predicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1004280 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A apropriação do construtivismo pode gerar estratégias de ensino que tentam ampliar os conhecimentos que os estudantes já possuem dos fenômenos ou organizar o pensamento de senso-comum dos alunos. Além disso, quando as ideias alternativas são antagônicas ou conflitantes com os conceitos científicos, pode-se recorrer aos "experimentos cruciais" a fim de criar uma insatisfação com as ideias prévias e favorecer a construção do conhecimento científico. A aplicação dessas ideias na sala de aula tem resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q979980 | Biologia, Ciências, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Nas plantas vasculares, três sistemas de tecidos são observados: o sistema dérmico (revestimento), o sistema vascular e o sistema fundamental. A esse respeito, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.