Questões de Concursos Ciências Atuariais

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21Q1060124 | Auditoria, Normas de Auditoria, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A NBASP 300 estabelece diversas diretrizes a serem observadas no monitoramento dos achados e das recomendações decorrentes dos trabalhos de auditorias operacionais. Em relação ao tema, avalie se as diretrizes a seguir, relativas às definidas naquela norma, estão corretas.

I. O monitoramento deve ser relatado adequadamente para dar um retorno ao poder legislativo, se possível, juntamente com as conclusões e os impactos de todas as ações corretivas relevantes.

II. O monitoramento é uma atividade independente que aumenta o valor do processo de auditoria ao fortalecer o impacto da auditoria e lançar as bases para o aprimoramento de futuros trabalhos de auditoria.

III. O monitoramento encoraja somente o Tribunal de Contas, e não os auditados, a levar a auditoria a sério e fornece aos auditores lições úteis e indicadores de desempenho.

IV. O monitoramento se restringe à implantação das recomendações, não podendo incluir a avaliação de outras ações implementadas pelo auditado.


Estão corretas as diretrizes
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22Q1060125 | Atuária, Avaliação Atuarial, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A respeito da influência no resultado atuarial a partir das premissas de rotatividade e reposição no contexto dos Regimes Próprios, é correto afirmar que
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23Q1060126 | Atuária, Avaliação Atuarial, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A apuração de perdas e ganhos atuariais do plano é feita com base na comparação dos resultados da reavaliação atuarial com os valores projetados pela avaliação anterior.
Quanto à variação no resultado atuarial dos planos dos Regimes Próprios em função das premissas projetadas e ocorridas, é correto afirmar que
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24Q1060127 | Atuária, Avaliação Atuarial, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Os termos Avaliação Atuarial, Nota Técnica Atuarial, Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial, Parecer Atuarial e Auditoria Atuarial envolvem conceitos interdependentes.
Em relação ao tema, assinale a afirmativa correta.
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25Q1060128 | Atuária, Planos de Previdência, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Quanto ao plano de custeio atuarial e sua viabilidade, é incorreto afirmar que
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26Q1060129 | Atuária, Contabilidade Atuarial, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Sobre a Auditoria Atuarial, é incorreto afirmar que
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27Q1060130 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdência Social, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Segundo a Portaria MTP nº 1.467/2022, as contribuições normais e as suplementares e aportes destinados ao equacionamento do déficit atuarial, legalmente instituídos, inclusive seus encargos legais, devidos pelo ente federativo e não repassadas à unidade gestora do Regime Próprio até o seu vencimento, depois de apurados e confessados, pode ser objeto de Termo de Acordo de parcelamento para pagamento em moeda corrente, assegurado o equilíbrio financeiro e atuarial do regime e observados, no mínimo, o seguinte critério:
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28Q1060131 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdência Social, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Segundo a Portaria MTP nº 1.467/2022, a premissa ou hipótese atuarial que pode ser utilizada em uma avaliação atuarial para um regime próprio de previdência social é a
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29Q1060132 | Legislação Federal, Lei N 9 717 de 1998, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A Lei 9.717, de 27/11/1998, que dispõe sobre regras dos regimes próprios dos servidores públicos, afirma que obrigatoriamente será realizada
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30Q1060133 | Direito Previdenciário, Regimes da Previdência Social, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Em relação às Emendas Constitucionais que reformaram os regimes geral e próprios de previdência social, é incorreto afirmar que
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31Q1060134 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), o ente público deverá publicar o demonstrativo da projeção atuarial dos regimes próprios de previdência dos servidores públicos, como um anexo do seguinte instrumento jurídico:
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32Q1050327 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Foi instituído um grupo de trabalho no âmbito do Poder Executivo do Estado Alfa, com o objetivo de elaborar anteprojeto de proposição legislativa destinada a promover alterações no regime próprio de previdência social, especificamente direcionadas aos servidores públicos com deficiência que fossem ocupantes de cargos de provimento efetivo.
As medidas propostas no anteprojeto são as seguintes:

I. a avaliação da deficiência seria realizada não só nos planos físico e mental, mas em uma perspectiva biopsicossocial;

II. o cômputo, como tempo de contribuição, dos períodos de férias e licença especial não fruídos pelos servidores até o requerimento de aposentadoria; e
III. esses servidores, conforme o grau da deficiência, podem se aposentar com idade inferior aos servidores que não possuem deficiência.

A assessoria do Chefe do Poder Executivo, ao analisar a conformidade, com a Constituição da República, das três alterações propostas, concluiu corretamente que
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33Q1050328 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Em determinado exercício financeiro, foi detectado, ao fim do primeiro quadrimestre, que a despesa total com pessoal do Poder Executivo do Estado Alfa excedeu a 95% do limite estabelecido para a referida estrutura de poder. Por tal razão, o corpo técnico de uma Secretaria de Estado passou a sustentar que era vedada a progressão funcional dos servidores públicos que preenchessem os requisitos previstos em lei, enquanto perdurasse a não observância do limite vigente, o mesmo ocorrendo em relação à concessão de aumento remuneratório, ressalvada apenas a revisão geral anual. Ainda foi observado que o percentual excedente ao limite deveria ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro.

Ao tomar conhecimento das observações, o Secretário concluiu corretamente que, à luz da Lei Complementar nº 101/2000,
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34Q1050329 | Atuária, Avaliação Atuarial, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Após avaliação atuarial, foi detectado que o regime próprio de previdência social do Estado Alfa apresentava déficit atuarial. Entre as medidas sugeridas para a superação desse quadro estava a realização de aportes pelo Poder Público.
Após amplos debates entre críticos e apoiadores dessa medida, concluiu-se corretamente, à luz da Portaria MTP nº 1.467/2022, que o referido aporte
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35Q1050330 | Legislação Federal, Lei N 13 460 de 2017, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) traz uma Seção específica para a classificação da informação quanto ao grau e prazos de sigilo.
Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir:

I. Observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, a informação em poder dos órgãos e entidades públicas poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
II. Os prazos máximos de restrição de acesso à informação vigoram a partir da data de sua classificação e são: ultrassecreta: 25 anos, secreta: 15 anos e reservada: 5 anos.
III. São passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País.

Está correto o que se afirma em
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36Q1050331 | Banco de Dados, Data Mining, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Sobre o Modelo de Referência Cross- Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM), avalie as afirmativas a seguir:

I. Após a fase de “Preparação dos dados” ocorre a fase de “Compreensão dos dados”.
II. Durante a fase de “Mineração de Dados” ocorre a aplicação de algoritmos de mineração de dados buscando a extração de padrões.
III. Durante a fase de “Preparação dos Dados”, pode ocorrer a construção de novos atributos a partir de outros já existentes.

Está correto o que se afirma em
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37Q1050332 | Atuária, Taxa de Juros, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Um atuário verificou, em seus cálculos, que Dx = 8.339,04, Dx+1 = 7.915,50, lx = 95.627,12 e lx+1 = 95.308,68.
Nesse caso, pode-se inferir que a taxa de juros utilizada é igual a
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38Q1050333 | Atuária, Cálculos Atuariais, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Segundo a notação utilizada pelo atuário em nota técnica atuarial, a anuidade atuarial a(65,0,15) representa um pagamento unitário antecipado temporário por 15 anos para um indivíduo de 65 anos. Já a anuidade atuarial a(65,1,15) representa um pagamento unitário postecipado temporário por 15 anos para um indivíduo de 65 anos.
Dessa forma, a(65,0,w-65) equivale, segundo a notação atuarial internacional, a:
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39Q1050334 | Atuária, Cálculos Atuariais, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

A anuidade atuarial ax:y representa uma unidade monetária paga a
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40Q1050335 | Atuária, Seguros, Ciências Atuariais, TCE PA, FGV, 2024

Conforme a notação atuarial de Hans-Ulrich Gerber, um segurado contrata um seguro dotal puro aos x anos de idade para que receba um pagamento único de R$ 100.000,00 quando completar x+k anos de idade.
Nesse caso, o valor do prêmio pago à vista o pode ser calculado como
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