Questões de Concursos Ciências Econômicas

Resolva questões de Ciências Econômicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q944924 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

A publicação da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, em 1936, por John Maynard Keynes, foi fundamental para que os economistas se deparassem com duas das principais abordagens acerca da relação entre investimento e poupança. A visão mais convencional se alicerçava na hipótese de que a poupança prévia seria condição necessária para a realização do investimento; por outro lado, para Keynes, a poupança era resultado do investimento.
As correntes do pensamento econômico apresentam visões distintas sobre as relações entre o investimento (I) e a poupança (S). Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O comportamento dos poupadores não condiciona a realização de investimentos, de acordo com a abordagem neoclássica.
II. O investimento determina a poupança, pois, ao estimular a demanda agregada, ele induz um aumento na renda e na poupança, segundo o princípio da demanda efetiva de Keynes.
III. O investimento, no mercado de fundos emprestáveis, é determinado pela poupança, e a taxa de juros é responsável pela igualdade entre poupança e investimento (S = I), no modelo clássico, de acordo com a Lei de Say.
IV. A taxa de juros, para o modelo clássico, é determinada pela produtividade marginal do capital e pela preferência intertemporal dos indivíduos; tal análise difere da perspectiva de Keynes, que analisa a taxa de juros como resultante da preferência por liquidez, dada a oferta de moeda.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944923 | Economia, História Econômica Mundial, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

Texto 1
O Mercosul é um acordo regional de comércio criado em 1991. A grande maioria das exportações brasileiras para o Mercosul é de produtos industrializados. Para o resto do mundo, o Brasil majoritariamente vende commodities.
Texto 2
O Mercosul atua como canal de cooperação Sul-Sul de caráter inter-regional. No que se refere às relações econômicas externas, o bloco desempenha um papel fundamental nos diálogos com outros grupos de países. Sua atuação coletiva ganhou destaque depois da assinatura do Protocolo de Ouro Preto, quando foram negociados diversos acordos. Isso favoreceu a estratégia brasileira de maiores contatos com outros mercados sul-americanos.
SARAIVA, M. G. As estratégias de cooperação Sul-Sul nos marcos da política externa brasileira de 1993 a 2007. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 50, p. 42-59, 2007 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. O Mercosul pode ser considerado um mercado comum, pois as barreiras ao comércio internacional são eliminadas entre seus países-membros, com algumas exceções, e há livre circulação de fatores de produção entre eles.
II. O Brasil obtém vantagem ao exportar seus produtos para o Mercosul, uma vez que, em comparação com os produtos primários exportados, os industrializados acionam uma cadeia produtiva mais extensa e complexa, o que gera mais empregos e renda e contribui para o desenvolvimento do País.
III. A liberalização completa no âmbito do Mercosul seria benéfica para o Brasil no curto prazo, na medida em que as exportações dos produtos mais competitivos aumentariam; porém, no longo prazo, se houver desemprego, falências e crise nos países do bloco, haverá recessão e, consequentemente, a corrente comercial para o Mercosul reduzirá.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q944917 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

Em um país com alta mobilidade de capitais e câmbio administrado pelo Banco Central em certo intervalo de variação (bandas cambiais), os agentes econômicos, quando pressentem a iminência de uma crise cambial, buscam converter seu capital em moeda estrangeira e(ou) manter sua riqueza fora do país. Diante de uma fuga de capitais, o Banco Central tem alguns mecanismos de defesa para conter a especulação cambial e evitar perda nas reservas internacionais.
Nesse contexto, a melhor aplicação dessas medidas em uma suposta crise cambial consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q944921 | Economia, Teoria da produção, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

É bom observar que um produto acabado oferece sempre, a partir desse instante, um mercado para outros produtos, equivalente a todo o montante de seu valor. Com efeito, quando o último produtor acaba seu produto, seu maior desejo é vendê-lo para que o valor desse produto não fique ocioso em suas mãos. Por outro lado, porém, ele tem igual pressa de desfazer-se do dinheiro que sua venda propicia, para que o valor do dinheiro não fique ocioso. Ora, não é possível desfazer-se do dinheiro senão procurando comprar um produto qualquer. Vê-se, portanto, que o fato da criação de um produto abre, a partir desse mesmo instante, um mercado para outros produtos.
SAY, J. B. Tratado de Economia. In: Os Economistas. São Paulo. Abril Cultural, 1983 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Lei de Say afirma que haverá sempre demanda suficiente para absorver a produção corrente independente do seu nível.
PORQUE
II. As condições para a existência de demanda pelas mercadorias, entendidas como vontade e capacidade de comprar, estão determinadas em seu próprio ato de produção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q943776 | Economia, Economia Brasileira Contemporânea, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Durante a segunda metade da década de 1980, a política econômica brasileira concentrou-se no combate à inflação. Os planos de estabilização de inspiração ortodoxa, adotados no período 1981- 1984, promoveram o ajustamento externo da economia mas não conseguiram evitar a escalada da inflação. A inflação brasileira parecia ter propriedades específicas e uma dinâmica própria, resistindo às pressões deflacionárias da recessão e do desemprego."
Abreu, Marcelo. A Ordem do Progresso Edição Atualizada (p. 281). Elsevier Editora Ltda. Edição do Kindle.
Nesse cenário econômico, no qual a inflação atingia patamares extremamente elevados, o plano Cruzado foi adotado em 1986, durante o segundo ano do governo Sarney. A respeito desse plano, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q943786 | Economia, Modelo IS LM, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"As duas partes do modelo IS-LM são, não supreendentemente, a curva IS e a curva LM. IS corresponde a investimento e poupança, e a curva IS representa aquilo que está acontecendo no mercado de bens e serviços. LM correspondente a iquidez e moeda, e a curva LM representa aquilo que está acontecendo com a oferta e a demanda por moeda."
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 7a Ed. Tradução e revisão técnica Tesesa Cristina Padilha. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).
Avalie os itens a seguir considerando o modelo IS-LM, em uma economia fechada e com governo, partindo de uma situação de equilíbrio entre os mercados de bens e serviços e de moeda.
I. A política monetária expansionista por meio da compra de títulos públicos pelo Banco Central tende a elevar a taxa de juros.
II. O aumento nos gastos do governo provoca deslocamento da curva IS para a direita, elevando os juros e o nível de renda.
III. Na situação conhecida como "Caso Clássico", a política fiscal é ineficaz para determinar o nível de renda, embora possa afetar a taxa de juros.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q944914 | Economia, Elasticidade, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Pela metade do século XIX, a força de trabalho da economia brasileira era, basicamente, constituída por uma massa de escravizados que talvez não alcançasse 2 milhões de indivíduos. Qualquer empreendimento que se pretendesse realizar teria de chocar-se com a inelasticidade da oferta de trabalho. O primeiro censo demográfico, realizado em 1872, indica que nesse ano havia no Brasil aproximadamente 1,5 milhão de indivíduos escravizados. Considera-se que, no começo do século, havia um pouco mais de 1 milhão de escravizados e que, nos primeiros cinquenta anos do século XIX, foram importados, muito provavelmente, mais de meio milhão de escravizados.
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 34. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2007 (adaptado).
TEXTO 2
No sistema de parceria, os colonos eram contratados na Europa, e sua viagem era paga, bem como o transporte até as fazendas. Todas as despesas relativas ao transporte e à manutenção eram adiantamentos que deveriam ser pagos a partir do momento em que os colonos pudessem se sustentar pelo próprio trabalho. Eram cobrados juros sobre os adiantamentos e, a cada família, era atribuída certa quantidade de pés de café para cultivar e colher.
VIGNOLI, F. A imigração e a formação do mercado de trabalho. In: MARQUES, R. M.; REGO, J. M (org.). Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2007 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A inelasticidade de oferta de trabalho a que se refere o Texto 1 está associada à taxa de mortalidade da população escravizada, sendo tal taxa superior à taxa de natalidade dessa população.
II. O sistema de parceria, inicialmente, foi subvencionado pelo Estado brasileiro, que financiou a imigração, responsabilizando-se pelo recrutamento, pelo transporte e pela distribuição dos trabalhadores.
III. O sistema de parceria, tratado no Texto 2, representou uma das experiências iniciais de imigração e, por ter sido bem sucedido, transformou-se na base da contratação de novos trabalhadores egressos do exterior.
IV. Os dois textos tratam de um mesmo episódio histórico: a transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q943789 | Economia, História Econômica Brasileira, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

Em 1830, o café já era o principal produto na pauta de exportações do Brasil, seguido pelo açúcar e pelo algodão. Nessa época, surgiu a nova classe empresária no país: os cafeicultores. Essa classe passou a acumular capitais, principalmente com as exportações do café, além do comércio e do transporte de alimentos e de animais.
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 32. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005 (adaptado).
A respeito do período a que o texto se refere, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q943782 | Economia, Economia Internacional na Macroeconomia, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

Se a saída de dólares for superior ao ingresso de recursos no País por vários meses seguidos, a retirada consecutiva de divisas afetará o preço do dólar. Caso o Banco Central decida evitar a flutuação no preço da moeda estrangeira, poderia realizar operações de swap cambial, que funcionam como uma venda futura de dólares, ou mesmo operar no mercado à vista com leilões de moeda estrangeira.
Disponível em: http://www.g1.globo.com. Acesso em: 15 ago. 2018 (adaptado).
Considerando a tendência à equalização das taxas de juros, um regime de taxa de câmbio flutuante, com livre mobilidade de capitais e expectativas racionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Se o diferencial de juros e os riscos mantêm-se inalterados, um anúncio da autoridade monetária de não realizar o programa de oferta diária de swaps afeta a cotação do dólar no período presente, caracterizando uma relação positiva entre a cotação futura e a cotação presente da moeda norte-americana.
PORQUE
II. A expectativa de menor rentabilidade em dólares no futuro resulta em retirada de divisas da economia brasileira, com prejuízo para as exportações do País.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q943783 | Conhecimentos Bancários, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O Estadão publicou em 13 de julho de 2020 a notícia intitulada "Na crise, brasileiro busca reserva de emergência, liquidez diária e risco baixo", abordando o resultado da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FVGcef).
Os resultados apontaram que após o Carnaval, com a queda de 7% do Ibovespa como efeito da pandemia do Covid-19, houve uma busca pela Poupança, Certificado de Depósitos Bancários (CDB) e Tesouro Selic. Com as pessoas em casa e a perda da renda durante a crise, a reserva de emergência fez falta, principalmente para 10,3% dos entrevistados, que alegaram não possuir esta reserva financeira. No primeiro semestre deste ano houve uma forte captação pela Poupança. O Tesouro Direto registrou a entrada de 1,39 milhão de novos cadastros até maio e a Bolsa de Valores (B3) 968 mil, no primeiro semestre. Priorizando a segurança as pessoas buscaram investimentos com suporte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como CDBs e LCAs.
Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/brasileiro-novo-comportamento-financeiro Acesso em: 15 de Set. 2020. (Adaptado)
Considerando este cenário, avalie as afirmações a seguir:
I. O comportamento do investidor, de buscar investimentos cobertos pelo FGC, buscou reduzir a variabilidade do retorno do investimento, caracterizando o comportamento de aversão ao risco.
II. O comportamento do investidor, de buscar investimentos cobertos pelo FGC, representa uma forma de eliminar o risco não diversificável.
III. O comportamento do investidor, de buscar investimentos cobertos pelo FGC, buscou maiores ganhos com o prêmio pelo risco de mercado.
A partir dessas informações é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q943771 | Economia, Teoria Keynesiana, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"No artigo publicado em junho de 1936 na Review of Economic Studies, David G. Champernowne afirma que a diferença entre a Teoria Geral de Keynes e a teoria clássica reside nos pressupostos sobre a variável que é determinada no mercado de trabalho: para Keynes, é o nível nominal de salários e para a teoria clássica, é o nível real de salários. Segundo Champernowne, esta diferença de visões está relacionada ao escopo de análise de cada teoria." (HELLER, Cláudia e SILVEIRA, Jaylson Jair da. Clássicos versus Keynes: a abordagem formal de David Champernowne. Estud. Econ. [online]. 2012, vol.42, n.1. pp.183-216.)
Tanto o modelo clássico quanto o modelo keynesiano, mencionados no trecho acima, buscam determinar o nível de produto, renda e emprego em uma economia. Avalie as afirmações seguintes sobre esses modelos:
I. Para os clássicos, uma situação de equilíbrio na economia equivale ao nível de pleno emprego, sendo o produto potencial idêntico ao efetivo em tal situação, que constituía uma tendência natural da economia. II. Um dos aspectos que diferencia a teoria keynesiana daquela clássica que a antecedeu é o aspecto da neutralidade da moeda, que para Keynes afeta a economia no que se refere ao nível de preços, mas não aos níveis de renda e de emprego. III. O pressuposto clássico de que os preços e salários eram sempre flexíveis era importante para garantir a tendência ao pleno emprego, pois eram variáveis de ajuste para que os mercados chegassem ao equilíbrio e que a economia atingisse o pleno emprego. IV. Para Keynes, o equilíbrio estava relacionado à igualdade entre oferta agregada e demanda agregada, podendo ocorrer com desemprego involuntário da força de trabalho; o nível da renda e do emprego dependeriam da demanda efetiva, não da oferta agregada.
É correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q943777 | Economia, Macroeconomia, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Em face à Grande Depressão, a maioria dos países resolveu escolher entre equilíbrio externo e interno, reduzindo suas ligações de comércio com o resto do mundo e eliminando, por decreto governamental, a possibilidade de um desequilíbrio externo significativo. Reduzindo os ganhos com o comércio, essa abordagem impôs custos altos à economia mundial e contribuiu para a lentarecuperação da depressão, que em muitos países ainda era incompleta em 1939. Todos os países teriam ficado em melhor situação em um mundo com o comércio internacional mais livre, desde que a cooperação internacional tivesse ajudado cada país a preservar seu equilíbrio externo e a estabilidade financeira sem sacrificar as metas de política interna. Foi essa compreensão que inspirou projeto para o sistema monetário internacional pós-guerra, o acordo de Bretton Woods".
Krugman, Paul R. Economia Internacional (p. 434-435). Edição do Kindle. (adaptado)
A globalização econômica, comercial e financeira mundial é objeto de estudo da economia internacional, que estuda as relações entre países nessas dimensões. Considerando os organismos financeiros internacionais, o contexto global de sua criação, e a teoria econômica internacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q943791 | Economia, Macroeconomia, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

Em julho de 1944, representantes de 44 países reunidos em Bretton Woods, New Hampshire, redigiram e assinaram os estatutos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Lembrando os acontecimentos econômicos desastrosos do período entreguerras, estadistas dos países aliados esperavam projetar um sistema monetário internacional que fomentaria a estabilidade do pleno emprego e do preço, permitindo a cada um dos países alcançar o equilíbrio externo, sem restrições ao comércio internacional.
KRUGMAN, P. et al. Economia internacional. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).


Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema monetário internacional instituído requeria mecanismos de taxa de câmbio fixa, com pequeno intervalo de flutuação, entre as moedas nacionais e o dólar, além de um preço de dólar invariável em ouro e da manutenção, pelos países membros, de reservas internacionais em ouro ou ativos em dólar.
II. A manutenção da taxa de câmbio fixa para os países-membros do acordo exigia maior disciplina da gestão monetária relativamente ao padrão-ouro pré-Primeira Guerra Mundial, o que pressionaria os Bancos Centrais a acumularem maiores níveis de reservas internacionais.
III. Com o objetivo de manter a taxa de câmbio fixa e a discricionariedade da política monetária, os países-membros do acordo mantiveram o fechamento do balanço de pagamentos aos fluxos financeiros internacionais comparativamente aos fluxos de bens e serviços, com redução da mobilidade de capitais de 1945 a 1971.
IV. Para promover o comércio internacional multilateral eficaz, o FMI incentivou a restauração da convertibilidade monetária no período, o que permitiu maior integração dos mercados financeiros e maior interdependência da taxa de juros, mas reduziu a discricionariedade da política monetária dos países.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q943784 | Economia, Estruturas de Mercado, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Ao comparar a atual legislação, representada nas leis 9.478/97 e 11.909/2009, com a dos países desenvolvidos, depreende-se que há necessidade de ampliar a concorrência por meio da liberalização nos três segmentos da cadeia produtiva do gás natural: "upstream" (produção, escoamento e processamento), "midstream" (gasodutos de transporte) e "downstream" (gasodutos de distribuição nos Estados).
De fato, ainda hoje o mercado brasileiro se constitui em um monopsônio (único comprador) no "upstream", com a empresa monopsonista controlando a capacidade dos gasodutos de transporte, assim como apresenta estrutura regulatória sem incentivos à eficiência no "downstream". Esse desenho de mercado não incentiva a maior consumo industrial nem leva a preços competitivos."
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/por-que-e-urgente-aprovar-a-lei-do-gas.shtml. Acesso em 17/09/2020.
Sobre o monopsônio, avalie as assertivas abaixo e a relação entre elas.
I. No monopsônio, o custo marginal de empregar uma unidade extra de determinado fator excede seu preço, que será menor do que se a empresa se houvesse defrontado com um mercado de fatores competitivo. Muito pouco do fator será empregado em comparação com o mercado competitivo.
PORTANTO
II. Do mesmo modo que ocorre no monopólio, o monopsonista opera num ponto ineficiente no sentido de Pareto, todavia a ineficiência encontra-se agora no mercado de fatores, e não no de produto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q943790 | Economia, Setor Financeiro, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O Banco Central do Brasil estabelece uma meta de inflação com um valor central, por exemplo, de 4% a.a. em torno da qual se define uma faixa tolerável de ± 2% a.a. Se tal intervalo ocorrer de fato e as probabilidades puderem ser aproximadas pela distribuição uniforme entre + 2% e + 6%,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q943781 | Economia, Modelo de Crescimento de Solow, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os objetivos macroeconômicos, inclui-se o crescimento econômico. A forma de se obter este resultado varia de país para país, bem como de acordo com o próprio estágio de desenvolvimento econômico que determinado país alcançou. Entre os modelos de crescimento, destaca-se o modelo de Solow, que toma como base a seguinte função de produção:
Y = f (K, L)
em que Y = produto; K = estoque de capital; L = quantidade de trabalho.

Sobre os resultados do modelo de Solow, avalie as afirmações a seguir.
I. Quanto maior a taxa de poupança, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.
II. Quanto maior a relação capital-trabalho, menor será a taxa de crescimento econômico do produto por trabalhador.
III. Quanto maior o crescimento populacional, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q943785 | Conhecimentos Bancários, Sistema Financeiro Nacional, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O objetivo do sistema financeiro é intermediar a alocação de recursos entre agentes deficitários e superavitários. Contudo, durante esse processo, há a possibilidade de ocorrer assimetria de informação entre a instituição financeira e o agente tomador de recursos, o que aumenta o risco do crédito.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A seleção adversa e o risco moral são dois importantes problemas microeconômicos derivados de assimetria de informação observada no mercado de créditos.
PORQUE
II. O risco moral faz com que a taxa de juros cobrada ao agente adimplente seja maior e a seleção adversa faz com que bons pagadores aumentem suas demandas por crédito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q943787 | Economia, Microeconomia, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

O foco da análise de investimento está no estudo dos métodos e técnicas usados para a avaliação econômico-financeira de investimentos, que devem ter embasamento científico e justificativas alicerçadas na matemática financeira. Compreende tanto a avaliação de alternativas entre dois ou mais investimentos, para a escolha do melhor, como também um único investimento, com a finalidade de julgar a sua viabilidade econômico-financeira, baseada em dados intrínsecos do projeto e do mercado (taxas de juros).
(CAMARGOS, Marcos Antônio de. Matemática Financeira: aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.)
Algumas informações são consideradas fundamentais para o processo de tomada de decisão por parte do investidor. Dentre elas, podemos destacar a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Para que um projeto seja aceito, a sua Taxa Interna de Retorno deverá ser superior à Taxa Mínima de Atratividade.
Porque
II A Taxa Mínima de Atratividade baseia-se no custo de oportunidade envolvido no projeto, ou seja, é a referência para análise do retornos máximo exigido pelo tomador de decisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q909464 | História, Ciências Econômicas, EMATERDF, IADES, 2024

. Acesso em: 11 jan. 2024.Com relação aos primeiros núcleos habitacionais do Planalto Central, assinale a alternativa correspondente aos dois núcleos urbanos que já existiam antes do início da construção de Brasília, em 1956.">

Durante a construção de Brasília, novos núcleos habitacionais foram criados para abrigar os trabalhadores. Em 1956, foi criada a Cidade Livre, posteriormente denominada Núcleo Bandeirante. A Vila Paranoá era um acampamento de trabalhadores, que vieram construir a Barragem do Lago Paranoá, em 1957, e ali permaneceram.

CODEPLAN. Atlas do DF.

Disponível em: <https://codeplan.df.gov.br>. Acesso em: 11 jan. 2024.

Com relação aos primeiros núcleos habitacionais do Planalto Central, assinale a alternativa correspondente aos dois núcleos urbanos que já existiam antes do início da construção de Brasília, em 1956.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1038788 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Ciências Econômicas, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Um investidor aplicou R$ X a juros simples com taxa de 10% ao mês, durante t meses. O montante final ao término da aplicação será igual a R$ 2X.

Nesse caso, o valor de t será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.